2020 foi um ano extremamente diferente do comum. Nós acabamos ficando em casa e jogando muito mais, enquanto que os desenvolvedores se esforçavam em produzir jogos via home office e cumprir vários prazos.

Apesar de todos os problemas, tivemos um ano expecional com diversos títulos marcantes. Chegou a hora do PSX Brasil premiá-los! Portanto, vamos conferir quais foram os melhores jogos e DLCs de 2020 para o PlayStation 5, PlayStation 4 e PlayStation VR!


Melhor Jogo de PlayStation 4 de 2020

Final Fantasy VII Remake é o nosso Jogo do Ano! O remake do clássico da Square Enix foi o que mais agradou a nossa equipe de uma maneira geral e leva o prêmio máximo do PSX Brasil em 2020.

Em seguida, dobradinha da Sony: The Last of Us Part 2 e Ghost of Tsushima.

GOTY Site PSX Brasil

1. Final Fantasy VII Remake

Apesar das grandes expectativas em torno de si, Final Fantasy VII Remake consegue superá-las e entregar uma incrível reimaginação do mais importante JRPG de todos os tempos, com uma experiência fantástica tanto na sua história quanto nos campos de batalha que deverá agradar a velhos e novos fãs.

GOTY Site PSX Brasil

2. The Last of Us Part II

The Last of Us Part II é um jogo visceral e impactante de várias formas. Ao manter a base bem-sucedida do seu antecessor e refinar aspectos de gameplay, consegue se estabelecer como uma continuação bastante coesa com tudo o que foi estabelecido, ao mesmo tempo que os ajustes na movimentação e no combate fazem deste um produto ainda melhor acabado. Sua narrativa imponente tem algumas pequenas inconstâncias de ritmo aqui e ali, mas traz nuances muito sofisticadas para todos os personagens e nos faz querer saber ainda mais sobre eles. Soma-se a isso uma construção audiovisual impecável e temos uma obra-prima digna e inesquecível.

GOTY Site PSX Brasil

3. Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima pode ser considerado um dos melhores jogos de mundo aberto dessa geração, principalmente pela ambientação sublime e fantástica direção de arte. A jornada de Jin Sakai e do universo ali criado é deveras interessante, mais ainda quando somado a isso a construção futura que pode seguir dali. Uma jogabilidade divertida, mundo rico, personagens cativantes e mais fazem do último exclusivo do PlayStation 4 um encerramento mais do que digno para a sua geração.

4. DOOM Eternal

DOOM Eternal oferece uma campanha single-player sólida, desafiadora e viciante. As novas mecânicas de locomoção são bem-vindas e tornam o gameplay mais frenético ainda. O enredo pode ser um pouco confuso se você desconhece os jogos anteriores, mas fãs gostarão do que é apresentado. Já o multiplayer deixa a desejar – possui uma proposta interessante no papel, mas sua execução é ruim e aparenta ser bastante desbalanceado.

5. Persona 5 Royal

Persona 5 Royal se mostra um JRPG além daquilo que nos foi apresentado há três anos. Mesmo que você já tenha tido contato com o título, vá sem medo, pois a Atlus fez questão de transformá-lo de um jeito que o deixa ainda mais dinâmico, viciante e divertido.

6. Fall Guys: Ultimate Knockout

Fall Guys: Ultimate Knockout reúne hordas de participantes online em disparada por rounds e rounds cada vez mais caóticos até sobrar um único vencedor!

7. 13 Sentinels: Aegis Rim

13 Sentinels: Aegis Rim é uma das melhores experiências narrativas do ano e um fantástico conto de ficção científica que irá agradar a todos os fãs de robôs gigantes. Apesar do combate deixar um pouco a desejar, ele faz o suficiente para não tirar nada do espetacular estilo artístico e da história sendo contada.

8. Utawarerumono: Prelude to the Fallen

Prelude to the Fallen, portanto, é um título mais atrativo para fãs de longa data ou para aqueles que já pretendem fazer um sério investimento de tempo e dinheiro para descobrir essa maravilhosa série e aproveitar sua experiência ao máximo. Para os demais, a série como um todo ainda é uma excelente recomendação, mas há alternativas melhores para começar.

9. Dreams

Não existem palavras capazes de definir com exatidão os meus sentimentos em relação a Dreams. Temos aqui um título que transcendeu tudo aquilo que conhecemos como jogo, para se tornar algo completamente novo. A Media Molecule superou todas as expectativas possíveis ao criar essa maravilhosa ferramenta, que se usada de forma correta, servirá como um dos principais pivôs para criadores de conteúdo, estudantes de game design, músicos, animadores e outros ao longo dessa década. Dreams pode ser um dos últimos “jogos” a serem lançados para o PlayStation 4, mas ficará para sempre eternizado como um dos maiores títulos já feitos na história.

10. Spiritfarer

Alguns jogos te divertem, outros te emocionam e alguns poucos te entregam mensagens fundamentais que levarás por toda a tua vida. Spiritfarer consegue realizar essas três coisas tão facilmente que ao final de sua jornada será impossível não repetir a viagem. O título consegue criar uma harmonia perfeita entre gameplay e história que certamente agradará os fãs de Harvest Moon e Stardew Valley. Spiritfarer é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores títulos independentes da última década e o Magnum Opus da Thunder Lotus Games.

Menções Especiais: Marvel’s Avengers, Cook, Serve, Delicious! 3?!, Othercide, Journey to the Savage Planet, Sakura Wars, Resident Evil 3, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV, Pistol Whip, Crash Bandicoot 4: It’s About Time, Kingdom Hearts: Melody of Memory, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2, Yakuza: Like a Dragon, Streets of Rage 4, Cuphead, Manifold Garden e Nioh 2.

Escolha dos Leitores: The Last of Us Part 2 conquistou quase metade dos nossos leitores, seguido por Ghost of Tsushima e Final Fantasy VII Remake.

Leitores PS4


Melhor Jogo de PlayStation 5 de 2020

Astro’s Playroom, o jogo que todo dono de PS5 pode aproveitar e que traz inúmeros easter eggs, assim como uma viagem pela história da marca PlayStation, acabou sendo o nosso Jogo do Ano de PS5! Em seguida, mais títulos da Sony: o remake de Demon’s Souls e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

GOTY Site PSX Brasil

1. Astro’s Playroom

Por ser um jogo gratuito e que serve como porta de entrada para o PS5, Astro’s Playroom merece ser jogado e é surpreendentemente muito bom. Não passe batido.

GOTY Site PSX Brasil

2. Demon’s Souls

Demon’s Souls é praticamente perfeito e o melhor motivo para se adquirir um PlayStation 5.

GOTY Site PSX Brasil

3. Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales é relativamente curto, porém não deixa de ser excepcional. O gameplay de Miles consegue ser diferente o suficiente de Peter, mesmo a base de ambos sendo parecida. A história é interessante, mas um pouco previsível e bem menos “épica” que a do jogo de 2018. Apesar desses pontos, é uma excelente adição à biblioteca do PS5.

4. Bugsnax

Bugsnax conduz você por uma aventura extraordinária na Ilha Grandsnak, lar das lendárias criaturas metade insetos, metade lanches, os Bugsnax. A convite da intrépida exploradora Elisabete Megafigo, você chega a tempo de encontrar o acampamento da sua anfitriã destroçado e ela própria, desaparecida. Pior, a equipe dela está espalhada por toda a ilha, todos sozinhos… e famintos!

5. Assassin’s Creed Valhalla

Assassin’s Creed Valhalla encerra essa trilogia na série de forma bastante satisfatória. A volta do stealth às suas origens é ótimo, o combate segue a mesma linha do anterior e a história não deixa nada a dever aos seus antecessores. É um jogo obrigatório para os fãs da franquia e consegue capturar bem o espírito viking em suas aventuras.

Menções Especiais: Planet Coaster: Console Edition, Immortals Fenyx Rising, FIFA 21, Dead by Daylight, Sackboy: Uma Grande Aventura, Haven, Temtem, Call of Duty: Black Ops Cold War, The Pathless, Godfall e Devil May Cry 5: Special Edition.

Escolha dos Leitores: Demon’s Souls foi eleito pela maioria de nossos leitores, seguido por Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Astro’s Playroom.

Leitores PS5


Melhor Jogo de PlayStation VR de 2020

O viciante Pistol Whip é o nosso melhor jogo de realidade virtual de 2020.

GOTY Site PSX Brasil

Pistol Whip absorve tudo de bom e do melhor das suas fontes de inspiração para entregar uma experiência audiovisual como nenhuma outra conseguiu antes no PlayStation VR. Dificilmente algum outro jogo fará você se sentir o verdadeiro John Wick, e isso tudo é graças ao seu gameplay incrivelmente divertido e desafiador. O jogo oferece um ótimo pacote inicial, com um conteúdo interessante e repleto de fator replay, que certamente se beneficiará com o passar do tempo. Para quem busca uma boa dose de diversão e exercício em um só lugar, esta é definitivamente uma das melhores escolhas.

Menções Especiais: Gorn, Marvel’s Iron Man VR e Vader Immortal: A Star Wars VR Series.

Escolha dos Leitores: a aventura de Tony Stark em Marvel’s Iron Man VR levou mais da metade dos votos de nossos leitores.

Leitores PS VR


Melhor DLC de 2020

A expansão Aftermath de Mortal Kombat 11 nos trouxe uma história adicional completa, além de mais personagens. Acabou sendo o conteúdo adicional que mais valorizamos neste ano.

GOTY Site PSX Brasil

Como um pacote completo, Mortal Kombat 11: Aftermath é altamente recomendado. Você receberá um jogo aprimorado, com um elenco variado e um longo modo história. Como expansão, Aftermath possui um modo história interessante e três bons personagens adicionais.

Menções Especiais: Silent Hill (Dead by Daylight), Re:Mind (Kingdom Hearts III), Chains of Hate (Dead by Daylight), Darkness in the Capital (Nioh 2), Subject 2923 (Remnant From The Ashes), Warlords of New York (The Division 2), Warriors Orochi 4 Ultimate, Missions and Monsters (Fell Seal: Arbiter’s Mark), The Oriental Pirate (Banner of the Maid), The Ancient Gods – Part One (DOOM Eternal) e The Foundation (Control).

Escolha dos Leitores: a expansão Aftermath de Mortal Kombat 11 também foi eleita por nossos leitores.

Leitores DLC


Melhor Jogo de Produtora Independente de 2020

Fall Guys: Ultimate Knockout, que foi dado na PS Plus de agosto de 2020, conquistou o coração de todos. Não só isso, mas também mostrou o pior lado do ser humano. Um título simples, mas gostoso de jogar – e é o nosso melhor jogo indie de 2020.

GOTY Site PSX Brasil

Menções Especiais: Othercide, Bugsnax, Streets of Rage 4, Spelunky 2, Cuphead, Hotshot Racing, Cook, Serve, Delicious! 3?!, Visage, Manifold Garden, Haven, Spiritfarer, Wonder Blade, Deliver Us The Moon, CrossCode, Moving Out, Ghostrunner, Windbound, One Step From Eden e No Straight Roads.

Escolha dos Leitores: houve uma disputa mais acirrada aqui entre os nossos leitores, mas Fall Guys também foi eleito como o melhor indie.

Leitores Indie