2021 foi um ano em que vimos diversos adiamentos por conta da pandemia do coronavírus. Por conta disso, tivemos lançamentos de peso, mas sem dúvida vimos vários títulos que poderiam estar na lista abaixo serem adiados – alguns até para além de 2022. Assim, 2022 provavelmente será um ano concorrido para o prêmio de melhor jogo.

Porém, não podemos tirar o mérito dos grandes jogos que chegaram em 2021. O PSX Brasil gostaria de reconhecer o esforço que as desenvolvedoras tiveram que fazer nesses tempos difíceis para que pudéssemos jogar e ter novas experiências!

Com isso, segue a nossa lista de melhores jogos de 2021.


Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2021

Nossas premiações costumam fugir um pouco do convencional, portanto não é surpresa que nosso GOTY é um título que poucas listas mencionaram: Tales of Arise. O épico RPG da Bandai Namco que trouxe um novo ar para a clássica série e uma trama que inicia envolvendo injustiça e opressão, além de um gameplay divertido e sólido, agradou a maioria de nossa equipe e é o nosso melhor jogo de PS4 e PS5.

Logo em seguida temos It Takes Two, tão merecido quanto e que inclusive levou nota máxima pelo redator que o analisou, e Resident Evil Village, que atendeu as expectativas dos fãs mesclando elementos clássicos da série com o que vimos em Resident Evil 4.

Tales of Arise GOTY

1 – Tales of Arise

Tales of Arise tem alguns probleminhas técnicos, mas que são passáveis perante à obra final. A chegada do novo título mostra que as mudanças eram realmente necessárias para a renovação da série, que já estava se perdendo em seu próprio conceito. Se você é fã do gênero ou da série Tales of, com certeza vai adorar Arise.

It Takes Two GOTY

2 – It Takes Two

Logo no seu segundo jogo, a Hazelight Studios traz ao público uma obra-prima. It Takes Two é um jogo para todos os públicos, com uma história tocante, um humor leve, gráficos excelentes e uma jogabilidade impressionante. Facilmente um jogo que pode marcar a geração para inúmeros jogadores.

Resident Evil Village GOTY

3 – Resident Evil Village

Resident Evil Village é simplesmente incrível. É uma mistura do que foi estabelecido com Resident Evil 4 e Resident Evil 7 biohazard, porém consegue ter sua identidade própria e oferece uma experiência sem igual. O gameplay é divertido, desafiador e conta com puzzles inteligentes. O medo, assim como a tensão, também estão presentes em boa parte da jornada. O jogo só fica devendo no modo Mercenaries e a história que pode não agradar a todos.

4 – Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é brilhante, belíssimo e muito divertido. Oferece uma jogabilidade fluida, uma narrativa redondinha e inovações na medida certa. Se não é especialmente ousado, sabe bem o que pretende oferecer e o faz com absoluta competência.

5 – Returnal

Returnal é lindo, extremamente viciante e conta com uma história intrigante. Mesmo que você não seja fã do gênero, dê uma chance, tenho certeza que a sua experiência aqui vai valer cada minuto do seu tempo.

6 – Marvel’s Guardians of the Galaxy

Guardians of the Galaxy é o mais próximo que tivemos até aqui de uma transposição para os videogames da sensação de diversão descompromissada dos filmes da Marvel. Trata-se de um título incrivelmente divertido, com uma ótima narrativa e gameplay sólidos que, se não revolucionam, fazem valer cada hora investida nele.

7 – Scarlet Nexus

Scarlet Nexus é uma experiência única e digna de todo hype. O universo criado pela Bandai Namco é rico e interessante, o combate consegue ser desafiador e divertido, os personagens são cativantes e o pacote como um todo vale cada minuto investido. Em um gênero muitas vezes visto como repetitivo, Scarlet Nexus mostra a coragem para pensar fora da caixa e injetar uma boa dose de novidade.

8 – Deathloop

A Arkane consegue deixar seu DNA claramente em mais um jogo, além de usar muito bem diversas outras mecânicas atuais. De toda forma, o jogador ainda vai sofrer no início de Deathloop, tendo que passar por uma longa e exaustiva curva de aprendizado para, após dominar e entender o funcionamento do game, conseguir aproveitar um ótimo e divertido título.

9 – Lost Judgment

Lost Judgment é uma evolução natural de Judgment e que traz uma história absolutamente incrível e com temas bastante modernos. O pacote vem com uma quantidade absurda de conteúdo tanto da aventura principal quanto das opcionais. A excessiva quantidade de mecânicas poderia ser cortada ou propriamente aprofundada, mas são pequenos problemas em um pacote absolutamente fenomenal.

10 – Hitman 3

Hitman 3 tem alguns problemas, como sua duração e um pouco de mesmice. No entanto, a adição dos dois primeiros jogos ao pacote agregou um valor enorme à série, tornando-se um dos títulos mais interessantes para se jogar no PS5.


Melhor Jogo de PlayStation VR de 2021

O PS VR foi um pouco esquecido em 2021 por parte da Sony – provavelmente porque a empresa deve estar se focando totalmente no seu sucessor para o PS5. Mas isso não significa que ótimos jogos foram lançados neste ano. Em nossa humilde opinião, Synth Riders foi o melhor título para a plataforma em 2021.

Synth Riders GOTY

Synth Riders

Sem a necessidade de grandes hits musicais, Synth Riders traz um catálogo de qualidade para uma imersão rítmica viciante e inesquecível, especialmente se falarmos das músicas com modo experiência. Um título que deve estar na biblioteca de todos que jogam em realidade virtual.


Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2021

Os jogos indie brilharam em 2021, principalmente os brasileiros com títulos como Dodgeball Academia, Kaze and the Wild Masks, Dandy Ace e o DLC Senna Sempre de Horizon Chase Turbo. Mas foi UNSIGHTED que liderou essa lista – inclusive de uma forma geral.

Em seguida temos Kena: Bridge of Spirits, que conseguiu corresponder às expectativas, e Ender Lilies.

Gostaríamos de ressaltar que Hades é facilmente merecedor de estar nessa lista também, dado o fato de que foi lançado em 2021 no PS4 e PS5. Mas como o jogo é tecnicamente de 2020, houve discussões na equipe quanto a isso e decidimos não colocá-lo. Dito isso, saiba que Hades é um jogaço.

Unsighted GOTY

1 – UNSIGHTED

UNSIGHTED é um jogo incrível que consegue juntar vários elementos de diferentes gêneros de forma maestral. Com uma bela narrativa casada com um combate e exploração primorosos, é um dos melhores jogos do ano até aqui.

2 – Kena: Bridge of Spirits

Kena: Bridge of Spirits é um ótimo jogo. Belos gráficos, jogabilidade agradável e mecânicas interessantes. Possui alguns pequenos problemas, mas nada que afete o conjunto da obra.

3 – ENDER LILIES: Quietus of the Knights

Mesclando diferentes gêneros e mecânicas, ENDER LILIES: Quietus of the Knights talvez seja um dos mais desconhecidos, porém também um dos melhores Metroidvanias lançados nos últimos dez anos. Do começo ao fim, tirando pequenos pontos, o jogo se destaca em tudo que faz.


Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2021

Em todos os anos anteriores, desde que o site foi inaugurado em 2009, premiamos os melhores DLCs. A ideia desse prêmio era destacar aquela expansão significativa, que merecia o seu dinheiro ou tempo investidos. Ao longo dos anos, os DLCs têm perdido esse significado de expansão.

Versões completas com DLCs, DLCs gratuitos via atualizações, DLCs pagos de todos os tipos possíveis… aquele conceito de ‘expansão’ de antigamente foi substituído por esse modelo, que inclusive mescla coisas pagas com gratuitas. É muito difícil listar um ‘melhor DLC do ano’ considerando o mercado atual.

Dito isso, eliminamos a categoria a partir deste ano e inserimos algo que você provavelmente está envolvido de alguma forma: os chamados ‘Jogos de Serviço (GaaS – Games as a Service)’. São jogos que já existem há algum tempo, mas que continuam recebendo suporte e conteúdo, fazendo você jogá-lo a ponto até de ser algo diário.

Não há um gênero específico nessa categoria, como FPS ou RPG. É simplesmente aquele jogo que está ativo, recebendo bastante conteúdo que faz as pessoas não o largarem de forma alguma.

Assim sendo, nossa equipe votou em Genshin Impact, seguido de Destiny 2 e Apex Legends.

Vale citar que toda a nossa equipe gostaria de ter votado em Final Fantasy XIV, pois o suporte desse jogo em 2021 foi incrível. Porém, nenhum de nós o jogamos, portanto seria completamente injusto votar dessa forma. Fica a menção, portanto.

Genshin Impact GOTY

1 – Genshin Impact

Pessoalmente, comecei a jogar Genshin Impact por conta da adição de Aloy. Eu já tinha vontade de jogar muito antes disso, mas a adição de uma das minhas personagens favoritas me fez cair de cabeça no título. Desde então, estando no rank de aventura 53 e subindo sempre que posso, me surpreendo cada vez mais com o game. Quem joga desde o lançamento e possui milhares de horas pode não ter aproveitado tanto nos últimos meses, mas é inegável que seu suporte é constante, seja com personagens, eventos e principalmente novas áreas – Inazuma chegou em 2021, por exemplo.
– Ivan Nikolai Barkow Castilho, Editor do PSX Brasil

2 – Destiny 2

2021 foi um ano de continuidade para Destiny 2 após a expansão Além da Luz. Ainda que a próxima grande expansão só chegue agora em fevereiro, o jogo esteve repleto de novidades, itens, dungeons e demais atividades. O destaque fica por conta do retorno de conteúdo favorito dos jogadores do primeiro jogo, como a incursão Câmara de Cristal e o evento de aniversário da Bungie que trouxe de volta o lança foguetes Gjallahorn.
– Bruno Henrique Vinhadel, Redator do PSX Brasil

3 – Apex Legends

2021 marcou o melhor ano de Apex Legends desde o seu lançamento. As temporadas 9 (Legado) e 10 (Revelação) estabeleceram novos picos de jogadores simultâneos, a chegada do modo Arenas deu um sabor diferente de outros títulos do gênero e os três novos personagens se estabeleceram entre alguns dos preferidos entre os jogadores. A temporada mais recente, Fuga, trouxe ainda o quarto mapa, e o maior até aqui, para a rotação, com várias novas mecânicas que apontam para um brilhante futuro para Apex Legends.
– Thiago de Alencar Moura, Redator do PSX Brasil


Melhores Jogos de 2021 pelos Leitores do PSX Brasil

Os nossos leitores também puderam votar nos melhores jogos de 2021 e você confere a seguir o resultado final (a porcentagem em parênteses é a quantidade de votos que o jogo recebeu).

  • Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2021:
    1) Resident Evil Village (19,3%)
    2) Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (14,2%)
    3) It Takes Two (11,5%)
    4) Returnal (8,7%)
    5) Ghost of Tsushima: Versão do Diretor (8,4%)
  • Melhor Jogo de PlayStation VR de 2021:
    1) Hitman 3 (37,3%)
    2) DOOM 3 VR Edition (29,2%)
    3) Sniper Elite VR (14,2%)
  • Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2021:
    1) Kena: Bridge of Spirits (51,9%)
    2) Hades (18,9%)
    3) Tormented Souls (4,4%)
  • Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2021:
    1) Final Fantasy XIV (24,2%)
    2) Genshin Impact (16,4%)
    3) Fortnite (11,2%)