Alan Wake 2 GOTY

2023 trouxe excelentes jogos para todos os tipos de público. Foi um ano marcante, com muitos lançamentos sensacionais.

Dessa forma, chegou a hora de premiá-los! O PSX Brasil gostaria de reconhecer o esforço que as desenvolvedoras fizeram para que pudéssemos jogar e ter novas experiências!

Com isso, segue a nossa lista de melhores jogos de 2023.


Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2023

Não foi fácil chegar na lista que você está vendo abaixo. Durante a votação e discussão interna, muitos jogos chegaram a ocupar o topo da lista. Mas, finalmente, Alan Wake 2 acabou vencendo. O título da Remedy Entertainment conseguiu ser o mais marcante para a nossa equipe em 2023.

Alan Wake 2 GOTY

1 – Alan Wake 2

Alan Wake 2 é o resultado de toda a experiência que a Remedy acumulou nos últimos dez anos. Surreal, assustador e simplesmente excelente, é uma experiência que vai viver na minha cabeça pelos próximos anos.

Resident Evil 4 GOTY

2 – Resident Evil 4

O remake de Resident Evil 4 consegue fazer jus ao clássico original, oferecendo uma campanha que passa uma sensação constante de novidade. Há muitas alterações, mas o saldo final é bastante positivo. É um título obrigatório para qualquer fã, seja de Resident Evil ou apenas do jogo original.

Baldur's Gate 3 GOTY

3 – Baldur’s Gate 3

Baldur’s Gate 3 alcançou o ápice dos jogos de RPG. Com um envolvente sistema de combate por turnos, exploração recompensadora e um dos melhores desenvolvimentos de narrativa e personagens, Baldur’s Gate 3 é um daqueles jogos dos quais nos lembraremos por muitos e muitos anos.

4 – Dead Space

Dead Space marca o retorno triunfal de uma franquia que não merecia o fim que teve anos atrás. Visual renovado, level design aperfeiçoado, novidades interessantes, uso perfeito das técnicas de som e iluminação, junto da mesma sensação de terror espacial de antes entregam um dos melhores survival horror de todos os tempos.

5 – Marvel’s Spider-Man 2

Marvel’s Spider-Man 2 aprimora o original em todos os sentidos: uma história mais focada e envolvente, missões variadas, um sistema de locomoção bastante ágil e combates em escalas épicas.

6 – Final Fantasy XVI

Inspirado pelo passado mas se mantendo moderno a cada passo, Final Fantasy XVI é a reformulação que a série precisava com primor e qualidade inigualável. Impulsionado por uma história fantástica e personagens carismáticos, construído sobre um gameplay acessível, divertido e empolgante e envolto em um dos gráficos mais impressionantes do PS5, ele se consolida como um dos melhores jogos da história da franquia.

7 – Street Fighter 6

Street Fighter 6 é mais um acerto da Capcom. É um pacote completo, oferecendo conteúdo de sobra e acessibilidade para todo tipo de jogador. As mecânicas nas lutas são variadas, divertidas e precisam de um bom tempo para serem masterizadas. O modo World Tour é interessante e oferece algo variado para a série, mesmo tendo alguns problemas.

8 – Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy conta uma ótima história do mundo bruxo, somada a um belo trabalho audiovisual e a mecânicas sólidas e muito bem articuladas à “lore” deste universo. Sua maior qualidade está, porém, em fazer com que tudo isso contribua à experiência fantástica de imersão e pertencimento que todo fã sempre sonhou.

9 – Diablo IV

Diablo IV é, sem sombra de dúvidas, um grande acerto que se apropria do que de melhor há em suas iterações anteriores, sobretudo Diablo II, aproveitando do potencial de um mundo aberto intenso. Com mecânicas refinadas para os tempos atuais, material para centenas de horas e a promessa de uma política agressiva de conteúdos pós-lançamento, esse jogo é o que há de melhor na eterna batalha entre o mal e… a outra parte.

10 – Octopath Traveler II

Octopath Traveler II é um excelente exemplo de como lançar um JRPG clássico com uma roupagem moderna. Sua narrativa envolvente e personagens cativantes por si só já entregam um título imensamente valioso, mas é na rica simplicidade do seu combate que ele alcança um patamar ainda mais elevado. Os pequenos problemas técnicos, excesso de encontros aleatórios e o sistema de evolução de personagens simples são as únicas reclamações que se pode traçar sobre um título que encanta a cada minuto.

Também foram citados…

Vale destacar outros jogos que foram mencionados pelos redatores mas que não conseguiram votos o suficiente para chegar ao TOP 10: Remnant 2, Star Wars Jedi: Survivor, Lies of P, Monster Hunter Rise, Wo Long: Fallen Dynasty, Assassin’s Creed Mirage, Moving Out 2, Tchia, The Crew: Motorfest, The Talos Principle 2, Citizen Sleeper, Chants of Sennaar, Afterimage, Armored Core VI: Fires of Rubicon, Ghost Trick: Phantom Detective, Dead Island 2, Viewfinder, Blasphemous 2, Star Ocean: The Second Story R, Avatar: Frontiers of Pandora, Granblue Fantasy Versus Rising, Mortal Kombat 1, F1 23, Hot Wheels Unleashed 2: Turbocharged, Tchia, Theatrhythm Final Bar Line, Atomic Heart, Cookie Cutter, Sherlock Holmes: The Awakened, Fort Solis, Worldless, Fatal Frame: Mask of the Lunar Eclipse, Goodbye: Volcano High, Sonic Superstars, Nickelodeon All-Star Brawl 2, A Space for the Unbound, Like a Dragon Ishin!, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, Gnosia, Labyrinth of Galleria: The Moon Society, Fate/Samurai Remnant, Anonymous;Code, The Legend of Nayuta: Boundless Trails, Monochrome Mobius: Rights and Wrongs Forgotten, Mon-Yu e Process of Elimination.


Melhor Jogo de PlayStation VR2 de 2023

O PlayStation VR2 finalmente chegou em 2023, trazendo muitas melhorias tecnológicas quando comparamos com o seu antecessor. Ainda continua nos surpreendendo cada vez mais e, apesar de não termos muitos jogos nos últimos meses para a plataforma, o seu lançamento foi sem dúvida marcante com excelentes títulos.

Horizon Call of the Mountain GOTY

1 – Horizon Call of the Mountain

Horizon Call of the Mountain é um excelente showcase técnico do PlayStation VR2. É um jogo obrigatório a todos que desejam ter o headset. Gráficos fantásticos, interação incrível com o cenário e um combate funcional em VR. O jogo peca apenas na história simples demais e na falta de alguns extras, pois terminada a campanha não há muito a ser feito.

2 – Resident Evil 4 VR Mode

Chegando no fim de 2023, o modo VR de Resident Evil 4 suporta a campanha completa da história principal e oferece um nível adicional de imersão à angustiante missão de resgate de Leon S. Kennedy. A experiência permite que os jogadores vejam o mundo aterrorizante diretamente através dos olhos de Leon e mergulhem no ambiente ao seu redor com a tela 4K HDR do PlayStation VR2.

3 – Drums Rock

Drums Rock é um ótimo jogo rítmico no PS VR2. É bastante desafiador, mas recompensador e divertido. O único problema é que há poucas músicas no repertório, principalmente as licenciadas.


Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2023

Tivemos muitos indies de destaque em 2023, mas nosso prêmio principal ficou para Blasphemous 2!

Blasphemous 2 GOTY

1 – Blasphemous 2

Blasphemous 2 mantém os elementos principais do primeiro jogo, mas os melhora com a adição de novas mecânicas de combate, movimentação e exploração. Um jogo obrigatório para os fãs de jogos Soulsvania.

2 – Sea of Stars

Com escrita bem-feita, batalhas dinâmicas e uma luxuosa pixel art ornamentada por iluminação vívida, Sea of Stars passa com louvor no teste de ser um RPG de turnos a um só tempo retrô e moderno. Ainda podemos notar algumas pequenas heranças superadas do gênero, mas isso nada afeta o prazer de embarcar como jovens heróis para salvar o mundo em uma campanha épica e espirituosa digna dos novos velhos tempos.

3 – Tchia

Com pequenos ajustes técnicos a serem feitos, Tchia é uma verdadeira obra de arte em todos os seus aspectos que, somados, nos permitem uma viagem pela rica e ainda desconhecida cultura da Nova Caledônia. Com solidez e leveza na jogabilidade, gráficos cativantes, música hipnotizante e uma narrativa sutil e delicada, é um jogo simplesmente encantador.

Também foram citados…

Vale destacar outros jogos que foram mencionados pelos redatores mas que não conseguiram votos o suficiente para chegar ao TOP 3: Everspace 2, Rogue Legacy 2, Cocoon, Endless Dungeon, Afterimage, Astral Ascent, Jusant, Have a Nice Death, DREDGE, The Talos Principle 2, Citizen Sleeper, Chants of Sennaar, Viewfinder, Trepang2, Fuga: Melodies of Steel 2, Venba, Vernal Edge, Moving Out 2, Cookie Cutter, Fort Solis, Worldless, Bang-On Balls: Chronicles, Oxenfree II: Lost Signals, Achilles: Legends Untold, Double Dragon Gaiden: Rise of the Dragons, The Bookwalker: Thief of Tales, World of Horror, A Space for the Unbound, Born of Bread, The Last FaithThe Legend of Tianding.


Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2023

Continuando a nossa categoria que estreou há pouco tempo, premiamos mais uma vez os melhores ‘GaaS’, ou seja, jogos que não foram lançados necessariamente em 2023, mas que continuam firmes e fortes sendo jogados por milhares de pessoas e recebendo muito conteúdo e suporte das suas respectivas desenvolvedoras.

Final Fantasy XIV

O prêmio deste ano foi para Final Fantasy XIV. Apesar da nova expansão chegar somente em 2024, o MMORPG da Square Enix trouxe diversas novidades no ano, como os Patches 6.4 e 6.5, além do divertido crossover com Fall Guys.

Mas algo de destaque que fez o jogo receber o prêmio de melhor GaaS foi disponibilizar a expansão Stormblood para todos os usuários que aproveitam o título de forma gratuita.

Final Fantasy XIV GOTY


Melhores Jogos de 2023 pelos Leitores do PSX Brasil

Os nossos leitores também puderam votar nos melhores jogos de 2023 e você confere a seguir o resultado final (a porcentagem em parênteses é a quantidade de votos que o jogo recebeu).

  • Melhor Jogo de PS4 e PS5 de 2023:
    1) Baldur’s Gate 3 (21%)
    2) Marvel’s Spider-Man 2 (16,8%)
    3) Resident Evil 4 (15,6%)
    4) Final Fantasy XVI (15,2%)
    5) Hogwarts Legacy (4,4%)
  • Melhor Jogo de PlayStation VR2 de 2023:
    1) Horizon Call of the Mountain (29,9%)
    2) Resident Evil 4 VR Mode (28,8%)
    3) Gran Turismo 7 (20,7%)
  • Melhor Jogo de Produtora Independente (Indie) de 2023:
    1) Sea of Stars (52,1%)
    2) Blasphemous 2 (13,7%)
    3) Tchia (6%)
  • Melhor Jogo de Serviço (GaaS) de 2023:
    1) Fortnite (24,6%)
    2) Final Fantasy XIV (18,4%)
    3) Genshin Impact (12,3%)