AnálisesPS4

Análise – Chimparty

Análise

NOME: Chimparty
FABRICANTE: NapNok
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Arcade / Tabuleiro
DISTRIBUIDORA: Sony Interactive Entertainment


LANÇAMENTOS
13/11/2018 13/11/2018 13/11/2018


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Nº de Jogadores: 1 - 4
Troféus (Inclusive Platina)
Espaço necessário: 5,14 GB
Disponível Exclusivamente na PlayStation Store
Legendas em PT-BR: Sim
Dublagem em PT-BR: Não


Jogos cooperativos são sempre atrativos para qualquer público. Com a evolução dos consoles, tivemos esse cooperativo migrado para um ambiente quase sempre online. A Sony vem investindo ultimamento num sistema que une tanto o console quanto smartphone para possibilitar que jogadores consigam jogar juntos localmente, sem a necessidade de um novo controle. No sistema Playlink, Chimparty surge como um novo título para juntar a galera durante aquela festa ou encontro.

Com a premissa de que todos os jogos da linha Playlink tenham um foco social, Chimparty é um jogo onde até 4 pessoas conseguem jogar juntos os vários desafios e modos de jogo controlando macaquinhos malucos. Funciona da seguinte forma: Cada jogador precisa instalar o aplicativo Chimparty em seu smartphone (Android ou iOS) e estar conectado na mesma rede que o Playstation 4. Fazendo isso, o próprio jogo reconhece os aparelhos conectados sem nenhuma dificuldade.

Chimparty 3

O principal atrativo é o modo tabuleiro, onde cada jogador controla seu macaquinho como se fosse uma peça, que deve se mover pelas “casas” do tabuleiro e, o primeiro que chegar no fim, é declarado vencedor do jogo. Para avançar, o jogador deve acumular estrelas em cada um dos desafios que vão aparecendo no decorrer do caminho e cada estrela avança uma casa. Lógico que ainda há casas com pegadinhas ou resultados inesperados, como avançar 2 casas ou recuar 4.

Os desafios são onde a mágica acontece. Há vários tipos diferentes e em cada uma, a jogabilidade é diferente. Em alguns é necessário arremessar o macaco e fazer uma cesta de basquete com ele. Outro é ser arremessado e tentar capturar o máximo de bananas possíveis. Há ainda desafios cooperativos, onde duplas são formadas e lutam pelo mesmo objetivo. No final de cada um, há uma pontuação que avalia o desempenho de cada jogador, sendo que o melhor leva mais estrelas.

Chimparty 2

A interação com o jogo é bastante simples e toda feita pelo smartphone. Depois de conectado, o jogador só precisar utilizar um único comando por desafio, sendo responsável por tudo. Por mais que o intuito seja simplificar a jogabilidade, deixando o mais acessível possível para qualquer tipo de jogador, isso acaba atrapalhando um pouco. Claramente alguns desafios precisariam de um ou mais comandos para melhor ser executado, mas o jogo acaba por incorporar tudo de uma vez só, como movimentar e acionar algo. Em alguns momentos, acaba sendo frustrante não conseguir realizar o movimento certo.

Mesmo com uma boa variação de atividades e o modo tabuleiro podendo ser jogado em até 4 jogadores, há um modo solo em Chimparty. Tal modo consiste em um jogador enfrentar uma sequencia de desafios contra outros 3 macacos controlado pela IA, funcionando quase como o modo tabuleiro, mas sem a diversão de se jogar com amigos.

Chimparty 1

Tendo um foco como sendo um jogo para festas, por assim dizer, Chimparty é difícil de ser aproveitado em outras situação, sendo monótono e desinteressante sozinho. Mesmo assim, não vai ser um jogo convidativo em todas as situações ou rejogado sempre, como um Monopoly. Há ainda o alto consumo de bateria pelo aplicativo do celular, que poderia ser melhor otimizado. No fim, Chimparty é um jogo divertido para algumas situações, mas que não vai ser frequente nas reuniões de amigos.

Veredito

Chimparty pode ser divertido nas primeiras vezes jogado com amigos ou em festas e reuniões, mas não tem o apelo para ser frequentemente lembrado nessas situações ou despertar o interesse para ser jogado de forma individual.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Sony Interactive Entertainment.

65%