Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Para alguns é mais fácil conhecer os nomes de Raphael, Leonardo, Donatello e Michelangelo como os clássicos personagens de As Tartarugas Ninjas ao invés dos lendários artistas italianos. Ao menos para os enfiados suficientes na cultura pop – talvez mais para nós, mais velhos, lá das décadas de 80 e 90 – o impacto das tartarugas ninjas mutantes aficionadas por pizza e por lutar contra o crime em Nova York é um dos pontos altos de nostalgia. Ainda bem que algo tão bom nunca foi esquecido.

Quanto aos games, impossível não se lembrar do incrível Turtles in Time, tido por muitos como um dos melhores beat’em ups de sempre. É nessa vibe que a Dotemu e a Tribute Games nos trazem um jogo incrível em 2022 com personagens tão saudosos como as 4 tartarugas ninjas e seus amigos. Esteja preparado, pois o Destruidor voltou e quer sua vingança.

TMNT_1

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge mostra Nova York novamente sendo atacada pela Gangue do Pé, Destruidor e vários outros vilões. Obviamente, as 4 tartarugas mais famosas do mundo não podem deixar que isso aconteça assim. Só que agora eles não estão sozinhos e vão ter toda a ajuda possível, com Mestre Splinter, April O’Neil e Casey Jones. São 7 personagens jogáveis em uma campanha de 3 horas que pode ser jogada solo, com até 4 jogadores local ou até 6 online. Além disso, há o modo arcade, seguindo as regras do jogo como de um clássico fliperama.

Não julgue o título pela duração de sua campanha, mas sim pelo imenso fator replay que o jogo te oferece. Cometer erros assim, como já vimos recentemente com Resident Evil 3, pode acabar te afastando de algo extremamente divertido como pude acompanhar aqui. Terminar a campanha é apenas um passo mínimo no jogo, já que o gameplay é tão bom que é impossível não conferir cada possibilidade dele. No caso resume-se a jogar o máximo possível com cada personagem, evoluir, conseguir as melhores habilidades e seguir se desafiando ao máximo. Após isso, é fácil se perder nas salas online e aproveitar o caos que é quando se joga com outros 5 jogadores.

Shredder’s Revenge entrega uma campanha divertida, desafiante e repleta de menções a outros jogos e ao legado próprio das Tartarugas Ninjas. Em 16 missões e algumas surpresas, o jogador irá passar por Manhattan e Coney Island enfrentando os clássicos vilões que acompanhamos na série clássica e demais obras, com uma pincelada de novidade e também fundamentado no estilo tradicional dos beat’em ups.

TMNT_2

Pense em Streets of Rage 4 e sua modernização, principalmente no gameplay, e imagine o mesmo trabalho de qualidade aqui. Ignore a parte visual, já que enquanto um adota traços modernos, Shredder’s Revenge se mantém no estilo pixelado clássico, mas com gameplay refinado e prazeroso.

Golpes e combinações de combos explodem na tela com impacto visual soberbo. Comandos ágeis, hitboxes precisas, chefes distintos e com ações únicas, além de uma mescla de combate direto com variações de cenários dão o tom numa jogabilidade sensacional. Cada personagem possui trações e golpes únicos, como April que usa microfone, holofotes e câmeras de tv em seu arsenal.

Os comandos são simples e tradicionais. Pulo com X, um botão para ataque e outro para esquiva, enquanto há o clássico golpe especial e ainda movimentos de corrida e até de distração. Combine ações diferentes e experimente golpes únicos de cada personagem, mas nunca perdendo a simplicidade do que é executar isso e com o jogo jamais exigindo mirabolância do jogador. Acredito que essa simplicidade no “jogar” é o que faz o título ser atraente para qualquer um, desde a criança de 8 anos ao vovô de 70. Todos podem se divertir sem qualquer limitação, ainda mais com o ótimo trabalho de localização feito pela Masamune para o português brasileiro.

TMNT_3

Há algo único aqui e é como o jogo faz referência a outros clássicos jogos de luta, como Mortal Kombat, Street Fighter e Fatal Fury. É possível conferir golpes tradicionais de Liu Kang ou Ken Masters nas tartarugas, sendo uma baita homenagem a jogos inesquecíveis em um título que veio para entregar o melhor possível em seu estilo.

A fórmula que temos é totalmente funcional e entregue numa maestria pela Dotemu e Tribute Games. Personagens icônicos, que são tratados com respeito em um jogo de qualidade, prezando uma entrega única para os fãs desses mesmos personagens ou jogadores ávidos por mais de um estilo favorito. Palmas para os responsáveis por mais uma entrega de qualidade.

Entretanto, alguns percalços apareceram enquanto jogava Shredder’s Revenge para esta análise. A maioria foram bugs leves e que provavelmente podem ser resolvidos com atualizações, mas que impactaram o jogo de forma que foi preciso fechar o mesmo e recomeçar ou ao menos abandonar parte de seu progresso e voltar ao menu. Um chefe que simplesmente desapareceu durante o combate e deixou a fase impossível de ser completada ou seu personagem congelar durante um golpe aéreo diversas vezes.

TMNT_4

Além desses problemas, foi comum ter bastante oscilação durante as partidas online. Latência elevada e congelamentos aqui e ali aconteceram algumas vezes, mesmo com uma boa internet e tudo via cabo. Acredito que a conexão tipo P2P e falta de servidores oficiais pode ser a causa aqui, mas um filtro para conexões mais próximas já ajudaria a evitar conexões com mais de 300ms no online, dificultando partidas aleatórias no multijogador.

Há muito pouco do que falar negativamente de Shredder’s Revenge e o que foi mencionado, como já disse, pode ser resolvido com atualizações. Há qualidade de sobra em um jogo sensacional e recomendado para qualquer um que deseja se divertir por bastante tempo, com um fator replay considerável. Horas de diversão e com um preço justo já fazem do novo Teenage Mutant Ninja Turtles um dos melhores jogos do ano pra mim.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Dotemu.

Veredito

Recheado de homenagens, entregue com qualidade e diversão de sobra, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um título obrigatório para qualquer jogador, independente do estilo de jogo preferido.

90
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge
Fabricante: Tribute Games
Plataforma: PS4
Gênero: Ação / Aventura / Beat'em up
Distribuidora: Dotemu
Lançamento: 16/06/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

With a lot of references from classic games, delivered with quality and fun to spare, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge is a must-have title for all players, regardless of their preferred playstyle.