Jogos coop offline estão ficando cada vez mais escassos. Se formos separar por gênero, jogos no estilo plataforma com foco no cooperativo com tela dividida acabam se tornando ainda mais difíceis de serem encontrados.
Sendo assim, vale a pena dar uma chance quando jogos com esses elementos surgem quando menos se espera. É o caso de Degrees of Separation, jogo produzido pela Moondrop que faz com que os jogadores abandonem as jogatinas online e divirtam-se sentados no sofá.
Degrees of Separation conta a história de dois seres que vivem em mundos paralelos. Rime é guiado pelo gelo enquanto que Amber acaba por ser tomado pelo calor do fogo. Ambos personagens costumam ter sonhos sobre o mundo do outro até o momento em que seus mundos se encontram.
Juntos, eles terão que cruzar diversos tipos de obstáculos e conhecerão melhor um ao e, consequentemente, o mundo em que vivem. Para deixar a história ainda mais interessante, ao longo do jogo uma voz irá narrar os acontecimentos conforme eles ocorrem. Isso faz com que a experiencia fique ainda melhor pois o jogador tem a impressão que está tendo um conto de fadas lido para ele.
O jogo possui gráficos muito bonitos e bem detalhados. As cores vibrantes fazem com que tudo pareça incrivelmente vivo e atraente enquanto os dois personagens principais caminham lado a lado em seus mundos paralelos.
Visto que de um lado da tela temos o calor do fogo em todos os detalhes, no outro temos o frio do gelo em diversas tonalidades. Conforme os personagens se movimentam ao longo do cenário, as cores vão se sobrepondo fazendo com o que era vivo fique com uma aparência mais gélida e morta e vice-versa.
A equipe fez um ótimo trabalho nesse aspecto nesse pois a transição de um mundo para o outro é fluida e muito bem feito. É possível notar que até mínimos detalhes do cenário sofrem mudanças significativas de modo impecável.
A jogabilidade é bem simples e comum entre jogos de plataforma 2D. Você terá que pular obstáculos, empurrar ou puxar objetos e resolver quebra-cabeças para conseguir seguir adiante na jornada.
Embora possa parecer um jogo mais do mesmo, é na hora de resolver alguns puzzles que Degrees of Separation se diferencia dos demais jogos plataforma. Você terá que em certos momentos jogar com Amber para fazer com que os objetos se mexam em função do fogo ou paralisá-los com Rime por causa do frio congelante. de uma maneira impecável.
Se você acabar jogando sozinho, terá que alternar o comando dos personagens para conseguir resolver enigmas que precisam da participação de ambos. Para isso, basta pressionar L1 que a mudança ocorre instantaneamente.
Além disso, ao controlar um deles, o outro ficará parado no local onde foi deixado. Basta então pressionar o R1 e ele seguirá o personagem que está sendo controlado pelo jogador. Por mais simples que possa parecer, essa função faz com que você possa seguir o jogo sem se preocupar com o outro personagem, se ele irá cair em algum buraco, ser atingido por alguma coisa, etc.
Veredito
Degrees of Separation é um excelente jogo de plataforma 2D. Não importa se você resolver jogar sozinho ou com outra pessoa, o jogo consegue fazer com que você se divirta com a história e se apaixone pelos gráficos muito coloridos e suas alterações constantes entre gelo e fogo. Degrees of Separation é um jogo que merece sua atenção entre tantos outros lançamentos neste ano.
Jogo analisado com código fornecido pela Modus Games.
Veredito
Veredict
Degrees of Separation is an excellent platform 2D game. It doesn’t matter if you want to play it alone or with someone, the game can make you have fun with the story and fall in love with the very colorful graphics and their constant alteration between ice and fire. Degrees of Separation is a game that deserves your attention among so many other releases this year.