After Us – Review

A degradação do meio-ambiente é, por razões óbvias, um tema cada vez mais em evidência. Toda semana recebemos projeções alarmantes de um futuro que parece nem estar tão distante assim. Nós, os seres humanos, temos maneiras diferentes de encarar essa situação. Alguns se preocupam com as questões ambientais e tentam contribuir ao menos de alguma forma. Outros parecem não se importar, e continuam vivendo suas vidas ignorando completamente esse assunto.

Diante deste cenário, a mídia eletrônica assume um papel de grande responsabilidade, no intuito de tentar conscientizar cada vez mais pessoas. Assim, seria apenas uma questão de tempo até que esse assunto aparecesse com maior frequência em jogos eletrônicos. E considerando a capacidade de abrangência que o mercado de games possui atualmente, eu diria que isso o torna uma frente muito importante nessa causa.

After Us(11)

Com isso, chegamos a After Us. O novo título da Piccolo Studio aposta em uma ambientação surrealista de um mundo desolado, onde as ações impactantes da raça humana resultaram na sua extinção e na degradação do meio-ambiente a ponto de deixar o planeta inabitável. Só que em After Us, temos a oportunidade de enxergar como essa realidade seria de uma maneira bem diferente; através da perspectiva da Natureza.

Com o Planeta Terra cada vez mais degradado e perante à morte dos últimos animais, a Mãe Natureza, em um ato de desespero, usa toda sua força vital para salvar as almas destes animais, na esperança de tentar assegurar ao mundo a hipótese de um recomeço. Durante esse processo, essas almas acabam presas em receptáculos ao redor do mundo. Agora, a única maneira de garantir ao planeta essa segunda chance é resgatando esses espíritos e devolvendo a força vital da Mãe de volta à Arca. Para isso, a Mãe confia seu coração à sua filha Gaia, o espírito da vida.

After Us(1)

A narrativa se desenvolve através do ponto de vista de uma versão inocente de Gaia, e vai explorar sua relação com o mundo e com as criaturas que o habitavam. A história de After Us tem como principal destaque a questão emocional. Temas óbvios estão presentes, como a conscientização ambiental e as consequências do uso desenfreado dos recursos naturais pelos seres humanos. Mas o jogo também faz um apelo ao nos sensibilizar com situações de arrependimento, sacrifício, esperança e até perdão.

A jornada de Gaia começa por uma cidade arrasada, na missão pelo resgate do último cão abandonado. Logo de início já conseguimos ter uma boa ideia de como será essa aventura. Sucatas espalhadas, arranha-céus flutuando, depósitos de lixo a céu aberto e a ausência de vida, são apenas algumas das muitas situações que encontraremos pelo caminho.

After Us(2)

A ambientação é um dos principais destaques de After Us. Para isso, o jogo conta com uma direção de arte excelente. Todos os ambientes foram muito bem planejados e são representados de uma forma única. A paleta de cores foi muito bem escolhida, contando com tons que transmitem a proposta de cada cenário de maneira bastante convincente. O jogo passa uma constante sensação de melancolia, fazendo com que você se importe com tudo que está acontecendo ao seu redor, engrandecendo ainda mais o objetivo principal de sua jornada.

Para contrastar com esses tons sombrios, as atitudes de Gaia ao longo do jogo são refletidas nos cenários. Quando caminha, Gaia deixa para trás um rastro de vegetação. Ela também pode fazer crescer árvores dos brotos e até libertar espíritos perdidos de animais e de seres humanos. Com isso, até mesmo suas menores intromissões farão com o que os cenários ganhem tons mais vívidos.

After Us(2)

Outra característica importante da ambientação é a presença dos devoradores. Os devoradores são humanos que morreram e tiveram seus corpos tomados por óleo e fuligem. Muitos desses corpos permaneceram intactos no mundo, como se tivessem sido petrificados em seu último momento de vida. Eles são constantemente encontrados em situações que chegam a ser comoventes e, por muitas vezes, até desesperadoras. Como no caso do deserto, onde é comum achar humanos que pereceram pela falta de água ou nas diversas vezes que encontramos famílias inteiras, grupos de trabalhadores, pessoas que perderam sua vida enquanto realizavam atividades de seu cotidiano diário.

No que diz respeito à jogabilidade, logo que assumimos o controle de Gaia já temos à disposição uma boa parte de suas habilidades. Um pulo duplo para alcançar plataformas mais altas, um dash no ar para percorrer maiores distâncias e a incrível habilidade de explosão de vida, são apenas alguns dos recursos que teremos acesso. Em sua essência, After Us é um jogo de aventura e plataforma 3D. E por mais que não se caracterize como um jogo desafiante, a jogabilidade jamais se mostrou repetitiva. Muito disso devido à ótima variação de cenários, que resulta em novas mecânicas sendo adicionadas a cada lugar explorado.

After Us(4)

A progressão pelos cenários se dá de maneira linear. Mas, após concluir a primeira missão, o jogo assume um sistema de mundo semi-aberto, onde você poderá ir atrás das demais almas na ordem que achar mais conveniente. No total são sete almas principais para serem encontradas, o que corresponde a sete áreas distintas para explorar. Alguns desses ambientes incluem um parque nacional arrasado pelo corte excessivo das árvores, um oceano parcialmente seco, uma fábrica inativa, uma pedreira abandonada, dentre outros.

Uma situação muito interessante acontece no Parque Nacional, onde você deverá evitar as serras que foram usadas no desmatamento. No mapa da pedreira abandonada você terá que empurrar as vagonetas nos trilhos para encontrar um caminho, ao mesmo tempo que evita que faíscas atinjam as dinamites usadas na mineração.

After Us(5)

Uma das maiores ameaças no mundo de After Us é o óleo. Ele está presente na maioria dos ambientes e pode aparecer em diversos formatos, sendo mais comum encontrá-lo em aglomerados. Esses aglomerados ficam nas áreas de transição e também durante as sessões de plataforma. Entrar em contato direto com essas superfícies resulta em morte imediata. As poças de óleo possuem uma espécie de tentáculos, que puxam Gaia caso ela se aproxime muito delas.

O mapa do campo é onde o óleo aparece em maior destaque. Nele será necessário usar o pulso de vida de Gaia para abrir caminho pelos destroços e encontrar abrigo para escapar da chuva de óleo. Além disso, a todo o momento bolhas de óleo implodirão do cenário, atrasando seu progresso.

After Us(6)

Uma outra mecânica da gameplay é o que podemos chamar de sistema de combate. Por algumas vezes você se deparará com devoradores que, por algum motivo, ainda mantiveram seu espírito preso ao seu corpo. Muitos desses devoradores atacarão Gaia de imediato. Para derrotá-los, será necessário acertá-los com seu coração, assim purificando seus espíritos.

Alguns desses inimigos possuem destroços atrelados ao seu peito, fazendo com que você tenha que derrubá-los para conseguir acesso ao seu espírito. Isso pode ser feito com a explosão de vida de Gaia, que também serve para dispersar grupos maiores de devoradores.

After Us(7)

No geral, esse sistema é bem simples e não oferece maiores desafios, sendo muito mais uma maneira de atrasar seu progresso do que um sistema de combate propriamente dito. Mesmo assim, ele serve para adicionar um pouco mais de variação ao jogo para que não fique apenas dependente do sistema de plataformas.

Um outro destaque interessante de After Us está em seus colecionáveis. O principal deles aparece na forma dos espíritos de animais. Eles fazem parte da constelação dos animais principais e não são obrigatórios para a progressão da história. Mas, quando resgatados, aparecerão como espíritos no mundo e, posteriormente, na Arca, deixando os ambientes com mais vida e dando a impressão de que tudo que você fez de fato contribuiu para a restauração das espécies.

After Us(8)

Em uma função muito divertida você poderá acariciar esses espíritos e também ressoar sua voz com eles. Não é algo que causará impacto na jogabilidade ou na história. Mas achei isso um toque muito sutil para mostrar a conexão de Gaia com a Natureza.

Um outro tipo de colecionável são as memórias, que podem ser recolhidas dos espíritos de alguns devoradores. Essas memórias servem para mostrar que muitos daqueles humanos levavam uma vida comum antes de sua extinção. Isso também ajuda a aumentar o vínculo de Gaia com a raça humana, algo que acaba sendo de suma importância para o desenvolvimento da narrativa.

After Us(9)

Para facilitar na busca pelos colecionáveis você pode fazer uso da habilidade de canto de Gaia. Essa habilidade vai emitir um sinal que indica a direção dos devoradores e também dos espíritos. Muitos desses colecionáveis ficam em situações de acesso mais difícil, portanto encontrá-los pode exigir um pouco mais de paciência nas sessões de plataforma. Há também um sistema de viagem rápida. Então, caso você perca algum desses colecionáveis, poderá retornar para coletá-los.

Normalmente não sou muito fã de colecionáveis, mas confesso que em After Us eles funcionam muito bem. Ir atrás de todos eles acrescenta um bom tempo de vida útil ao jogo, já que a campanha principal pode ser concluída em cerca de 6 horas. Ao fim de minha jornada consegui atingir 100% das conquistas em 10 horas, o que considero um bom tempo para um título deste gênero.

Ao longo desse período encontrei alguns problemas de performance. Mesmo jogando no modo que prioriza a taxa de quadros e limita a resolução a 2K, ainda há momentos de instabilidade em alguns cenários mais carregados. Não chega a ser algo comprometedor, mas que pode incomodar os mais exigentes.

After Us(10)

De forma geral, After Us me agradou muito. Além de possuir uma excelente ambientação e uma gameplay que funciona muito bem, After Us se destaca principalmente por sua jornada emocionante e pela capacidade que possui de nos conscientizar através dela.

Ao concluirmos a história recebemos uma semente da vida. Essa semente pode ser plantada no Jardim de Gaia, um ambiente online compartilhado, onde todos que finalizaram a campanha poderão contribuir plantando sua árvore. Isso reflete muito bem a mensagem que After Us quer nos deixar.

After Us está naquela prateleira de jogos especiais, que acabam se destacando muito mais pela experiência de narrativa que nos proporciona. Se você está dentre os que apreciam títulos como Journey, Gris e Arise: A Simple Story, vale a pena ficar de olho em After Us. Você poderá se surpreender com o que a Piccolo Studio conseguiu alcançar.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Private Division

cassino online Netbet

Veredito

Com After Us, a Piccolo Studio apresenta um gameplay de plataforma com muitas alternativas, ambientado em uma versão única de um mundo desolado. Isso já é o suficiente para que After Us seja considerado um bom jogo. Mas na realidade ele é mais do que isso. After Us também é uma lição de vida.

80

After Us

Fabricante: Piccolo Studio

Plataforma: PS5

Gênero: Aventura / Plataforma

Distribuidora: Private Division

Lançamento: 23/05/2023

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

With After Us, Piccolo Studio presents platform gameplay with many alternatives, set in a unique version of a desolate world. That’s enough for After Us to be considered a good game. But in reality it is more than that. After Us is also a life lesson.