Action Arcade Wrestling – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Desde os tempos mais primordiais (vulgo, desde que eu comecei a acompanhar wrestling), um dos principais pedidos dos fãs tem sido por um jogo com estilo mais arcade. Mesmo com o crescente número de promoções no mundo e com a indústria talvez vivendo o seu melhor momento desde os anos 90, as opções de jogos continuam bem escassas.

Salvo pela tradicional série Fire Pro e a notória derrocada na qualidade dos jogos da WWE 2K, a única grande promessa pro futuro é o vindouro jogo da Yuke’s com a AEW, mas que também deverá ter vários elementos de simulação englobados ao seu gameplay. Assim, buscando preencher esse vazio, algumas desenvolvedoras independentes têm tentado lançar seus próprios jogos alternativos do misto entre esporte e entretenimento mais popular do mundo.

Uma das desenvolvedoras seguindo esse caminho é a VICO Game Studio com o lançamento de Action Arcade Wrestling. Desenvolvido em parceria com criador original da série, Dave Horn, o título chegou aos PCs em 2019, com um nome um pouco distinto: CHIKARA: Action Arcade Wrestling.

Action Arcade Wrestling

A mudança de nome se deu em razão do fechamento da promoção após uma série de denúncias de abuso sexual, problemas de conduta e assédio contra um dos criadores da empresa, Mike Quackenbush. Ainda assim, o jogo se vale muito da identidade criativa e exagerada que tornou a antiga promoção baseada na cidade da Philadelphia respeitada pelos fãs ao longo dos seus 18 anos de existência.

AAW é muito mais um jogo em linha com os velhos Saturday Night Slam-Masters, WWF Wrestlefest ou até mesmo o recente WWE 2K Battlegrounds. O sistema de controles é bastante simplificado e intuitivo, as animações são relativamente básicas mas consistentes e a ênfase do jogo fica muito mais na diversão com amigos do que em narrativas ou modos de gerenciamento.

Essa última parte precisa ser apontada fortemente. Se você é um jogador solo, muito dificilmente você vai tirar proveito de AAW. O jogo conta com uma seleção extremamente limitada de modos de jogo, contando apenas com um tutorial e um modo versus onde você pode jogar contra outros jogadores (ou contra a CPU) em diferentes tipos de lutas.

Action Arcade Wrestling

Basicamente todas as opções que se esperariam de um jogo do gênero estão presentes, desde lutas 1v1, passando Tag Team e até mesmo battle royals para até 10 personagens. Faz muita falta a presença de pelo menos um modo online ou um modo arcade, já que o jogo te força a realmente ter que escolher partida por partida para realmente aproveitá-lo ao máximo.

Um dos pontos em que é AAW realmente explora bastante o absurdo da promoção na qual ele se inspirou são no elenco básico de personagens. Lutadores como “Titanium” Teddy Idol, Flash Tiger, Livewire ou Rocket Ronnie demonstram bem o quão absurdos são algumas das criações presentes, com lutadores radioativos, lagartos humanóides e super-heróis soltando laser pelos olhos fazendo parte das suas opções.

No entanto, caso nada disso chame a sua atenção, a versão de PS4 do AAW te dá acesso aos lutadores presentes no The Wrestling Lab, um software de criação de personagens bastante rico (e comparável ao do Fire Pro) disponível gratuitamente no PC. Assim, você pode criar a sua própria promoção exclusiva ao seu jogo, designando os seus próprios títulos e ignorando por completo os personagens básicos.

Action Arcade Wrestling

Então, caso queira sentar com os seus amigos e disputar lutas como Kenny Omega vs Shawn Michaels, Seth Rollins vs Kazuchika Okada ou Daniel Bryan vs Masahiro Chono, AAW talvez seja a melhor opção para se divertir bastante sem precisar superar as barreiras de gameplay de FPWW ou da falta de qualidade dos últimos WWE 2K.

Tocando neste último jogo, é importante dizer que a performance de AAW é algo bem consistente. Jogando o título no PS5, não importa a quantidade de personagens na tela, tudo roda em perfeita qualidade. O estilo cel-shaded do jogo traz uma identidade visual única e o uso da Unreal Engine 4 dá uma solidez técnica que permite só se divertir sem se preocupar com slowdowns ou bugs.

Dentro do ringue, AAW realmente se destaca. Usando um esquema de três botões no PS4 (apesar de um deles ser simplesmente a combinação dos outros dois), misturado ao sistema de agarrões que os títulos da AKI usavam nos seus jogos para Nintendo 64, é tudo muito intuitivo e divertido. Há um botão de ataque fraco, um de ataque forte e um dedicado aos agarrões.

Action Arcade Wrestling

Combinar os ataques e agarrões com os direcionais geram diferentes variações e manobras disponíveis para cada personagem, além de te dar acesso a submissões, corridas nas cordas e demais movimentos típicos de lutas de wrestling profissional. Há uma enorme variedade de ataques, com mais de 700 disponíveis, mas eles vão desde movimentos tradicionais como DDTs ou suplexes até arremessar bolas de fogo ou cuspir ácido no seu adversário.

O seu objetivo nas partidas é bem simples, buscando acabar com a energia do seu adversário para então executar o seu ataque finalizador e então poder realizar o pin para vencer. Há até mesmo um sistema de reversals presente, mas que não é iniciado pelo jogador em si (mas automaticamente ao se repetir várias vezes o mesmo golpe). Há também a possibilidade de usar armas que vão das tradicionais cadeiras e mesas até guitarras e sabres de luz, algo que funciona bem e é bastante divertido.

Action Arcade Wrestling

Existem alguns outros elementos que tornam os combates um pouco distintos de outros jogos. Quanto melhor você jogar e mais movimentos realizar, você irá ganhar pontos de estilo e desbloquear power-ups que aumentam o poder do seu lutador. Além disso, ao longo das lutas objetivos específicos (chamados ‘spots’) aparecem e também te dão pontos ao serem completados.

Essa combinação de elementos faz com que Action Arcade Wrestling seja um jogo bem divertido, ainda que sofra com sérias limitações pela falta de mais modos de jogo. Se você possui um grupo de amigos fãs de wrestling, esse é um ótimo jogo pra você, mas, se sua preferência é jogar solo, definitivamente há pouco a se tirar do título.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Reverb Triple XP.

Veredito

Action Arcade Wrestling é um título divertido e que consegue entregar um gameplay bem legal, mas que só realmente consegue ser aproveitado com outros jogadores. A completa falta de modos de jogo single-player ou de um modo online limitam o seu público, o que é uma pena graças ao vasto potencial que o título demonstra.

65
Action Arcade Wrestling
Fabricante: VICO Game Studio
Plataforma: PS4
Gênero: Luta
Distribuidora: Reverb Publishing
Lançamento: 10/08/2021
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (sem Platina)
Comprar na

Action Arcade Wrestling is a fun title that manages to deliver a pretty cool gameplay, but that can only really be enjoyed with other players. The complete lack of single-player game modes or an online mode limits its audience, which is a shame given the vast potential that the title has.