Total: 52
Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum
Terminar o jogo: 1 vez
Tempo estimado: Entre 40 e 50 horas
Dificuldade: Fácil
Ghost of Tsushima continua seguindo o padrão da Sony com seus jogos referente aos troféus. Desde God of War, não há sequer troféu para dificuldade nos jogos first party da empresa. A platina de Ghost of Tsushima é fácil e consiste em terminar o jogo concluindo sua campanha principal, todas os contos disponíveis no mapa, conseguir melhorias e ir atrás de colecionáveis e demais atividades.
Há várias atividades secundárias espalhadas pelo mapa e que serão marcadas como “?”. Ao final de cada ato, os acampamentos mongóis ficarão marcados no mapa. Eliminando todos, a névoa que cobre os objetivos some e será possível ir atrás de cada um. A mecânica de vento guia junto com o traje do viajante melhorado ao máximo facilita a busca pelos registros e artefatos mongóis.
É uma platina bem fácil de se conseguir e a maioria dos troféus virá naturalmente em sua jogada. Aproveite o título, se divirta e, quando terminar, é possível fazer a limpa no mapa de forma natural.
01. Living Legend / Lenda Viva
Platina
Conquiste todos os troféus e adquira a platina de Ghost of Tsushima.
02. Gathering Storm / Tempestade Crescente
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
03. Point of No Return / Ponto Sem Volta
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
04. Company of Wolves / Companhia dos Lobos
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
05. Stoking the Flame / Atiçando a Chama
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
06. Family Reunion / Reunião de Família
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
07. Leader of the People / Líder do Povo
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
09. Dying Embers / Brasas Moribundas
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
11. The Exiled Alliance / A Aliança Exilada
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
12. Sovereign End / Fim Soberano
Bronze
Troféu relacionado à história. Será conquistado naturalmente.
14. The Warrior Monk / O Monge Guerreiro
Prata
As missões de Ghost of Tsushima são contadas através de contos. Alguns personagens secundários possuem vários contos na sua história. É necessário concluir todos os contos para conquistar o troféu. Os contos de Norio começam no ato 2 e terminam no ato 3, num total de 9 missões.
15. The Vengeful Warrior / A Guerreira Vingativa
Prata
Os contos de Masako começam no ato 1 e terminam no ato 3, num total de 9 missões.
16. The Unbending Archer / O Arqueiro Inflexível
Prata
Os contos de Ishikawa começam no ato 1 e terminam no ato 3, num total de 9 missões.
17. The Headstrong Thief / A Ladra Obstinada
Prata
Os contos de Yuna acontecem todos no ato 2, num total de 4 missões.
18. Teller of Tales / Narrador de Contos
Prata
Os contos míticos são histórias isoladas do jogo que sempre vão garantir um novo benefício a Jin e envolvem o folclore e misticismo de Tsushima. São diferenciados por terem um ícone azul no mapa e são 7 no total. O último conto mítico aparecerá no ato 3 e todos são fáceis de entender e concluir. Destaque para o conto do Gosaku, onde é necessário liberar 6 fazendas do domínio mongol na primeira e segunda parte do mapa.
19. Helping Sword Hand / Amigo do Povo
Ouro
Além dos contos de Jin, contos míticos e de personagens secundários, há contos diversos no mapa que são descobertos conversando com outros camponeses e explorando a região. Concluindo todos, conquistará o troféu.
20. Flash of Steel / Lampejo de Aço
Bronze
A técnica de contra ataque perfeito é a primeira a ser desbloqueada na árvore de defesa. Consiste em defender no exato momento que o inimigo irá te acertar, fazendo com que o mesmo abra a defesa e fique suscetível a um golpe. Faça 20 vezes e conquiste o troféu.
21. Witness Protection / Proteção de Testemunha
Bronze
A partir de certo momento, Jin começará a causar medo em seus adversários. Notável quando um inimigo solte suas armas e corre. Nesse momento, acerte uma flecha nele para conquistar esse troféu.
22. All in the Wrist / Destreza do Guerreiro
Bronze
Os confrontos acontecem quando Jin desafia os inimigos para uma luta direta e consistem em segurar triângulo e soltar quando seu oponente atacar. Um dos ramos de melhoria consiste em aumentar a quantidade confrontos em sequência para até 3. Para conquistar o troféu são necessários 5 confrontos em sequência perfeitos. O único meio de conseguir um máximo de 5 confrontos possíveis é ao desbloquear e melhorar ao máximo a Armadura do Clã Sakai, que acontece apenas no Ato 2 do jogo. Use a armadura melhorada e com a habilidade em específico no máximo, encontre um grupo com mais de 5 inimigos e os desafie para o confronto. Elimine 5 em golpes direto e conquiste o troféu.
23. Open for Business / Aberto para Negócios
Bronze
Atordoar consiste em quebrar a defesa do inimigo com os golpes usando triângulo. Usar a postura certa para cada inimigo quebra a defesa mais rápido. Faça isso com 50 inimigos e conquiste o troféu.
24. There Can Be Only One / Só Pode Haver Um
Bronze
Existem vários duelos em Ghost of Tsushima, mas todos estão relacionados aos contos. No processo do troféu “Amigo do Povo”, esse troféu deverá vir naturalmente.
25. Have a Nice Fall / Tenha uma Boa Queda
Prata
Para conseguir esse troféu é necessário eliminar um inimigo derrubando de um local alto. Maneira mais rápida é tentar fazer isso com arqueiros em bases altas ou próximos a penhascos. A habilidade “Ombrada” da técnica de evasão pode ser utilizado pra isso, correndo contra o inimigo e apertando círculo antes de acertar para arremessar para empurrar o inimigo para trás. Outra habilidade para facilitar essa conquista é o “Chute Tufão” da postura do vento. Segurar triângulo e soltar próximo a um inimigo o irá arremessar para trás.
26. Haunting Precision / Precisão Assombrosa
Bronze
A postura fantasma é liberada no ato 2 e consiste em colocar Jin numa forma de ataque agressivo, matando qualquer inimigo com um único hit. Para entrar nessa postura é necessário matar 7 (ou 5 dependendo do seu set de armadura) em sequência sem tomar dano ou massacrar um dos líderes dos mongóis. Use a postura para matar 20 inimigos e conquistará o troféu.
27. The Ghost of Legend / O Fantasma da Lenda
Bronze
Os títulos são a evolução de Jin e contam como nível do personagem. A barra de título é preenchida a cada atividade concluída no jogo. O título de Fantasma de Tsushima só será conquistado ao terminar a história e praticamente todos os contos, além de ter explorado e feito todas as atividades do jogo. Muito provavelmente será o último troféu. Não é possível farmar XP matando inimigos. Esse troféu virá naturalmente na busca da platina.
28. Quick Study / Um Guerreiro Excepcional
Bronze
Existem 4 posturas de combate para o caminho do samurai: Pedra, Água, Vento e Lua. Ao eliminar os comandantes, Jin adquire conhecimento para uma próxima postura. Observar os comandantes sem ser observado garantirá um progresso mais rápido, entretanto, a conquista virá naturalmente até o fim do ato 1, caso explore e vá completando atividades secundárias pelo jogo.
29. Every Trick in the Book / Mestre das Artimanhas
Bronze
Consiste em desbloquear todas as armas de arremesso do jogo, que são: Kunai, Bomba de Pólvora, Bomba de Fumaça, Bomba Aderente e Sino dos Ventos. O desbloqueio de cada arma de arremesso virá naturalmente do progresso da história.
30. The Perfect Storm / A Tempestade Perfeita
Bronze
Auto descritivo. Consiga materiais e recursos suficientes até aprimorar ao máximo sua katana. O material mais raro é ouro, que só é conseguido em grandes acampamentos mongóis. Deverá acontecer naturalmente até o ato 3 enquanto explora e realiza atividades secundárias.
31. A Charming Man / Um Homem de Sorte
Bronze
Para desbloquear os 6 slots de amuletos, é necessário honrar uma certa quantidade de santuários Inari, aqueles onde você segue a raposa até o altar. Basta liberar os 6 slots de amuletos e colocar um em cada para liberar o troféu.
32. Gifted / Donatário
Bronze
Até o final do Ato 1, alguns acampamentos começaram a fornecer presentes em um altar. É possível conferir no mapa quais tem presentes disponíveis. Colete 10 ao longo do jogo para desbloquear o troféu.
33. Slay / Arrasador
Bronze
Há vários itens cosméticos em Tsushima, desde bainhas, bandanas, chapéus e mais. São conquistados de diversas maneiras. Através de mercadores, achados pelo mapa ou através de haikus. Colete 30 para conseguir o troféu. Caso tenha dúvidas, use o vento guia e o traje de viajante para ir direto em itens espalhados pelo mundo.
34. Light the Way / Iluminando o Caminho
Bronze
Há um total de 8 faróis em Tsushima. É necessário subir em cada um e acendê-lo. Ao liberar o mapa de todos os acampamentos mongóis, a névoa que cobre alguns locais se dissipará e será possível ver as “?”. Será necessário explorar cada “?” para a platina e alguns desses são os faróis.
35. Den of Thieves / Covil de Ladrões
Bronze
O Covil de Umugi é uma vila presente na segunda parte do mapa. Será acessada pela história no ato 2.
36. Favor of the Kami / Bênção dos Kamis
Bronze
Santuários Xintoístas são templos que precisam ser acessados por sessões de plataforma e escalada. São representados por um portão Torii no mapa e também próximo de suas entradas. Existem 16 santuários no total. Conclua cada um realizando a oração em frente o santuário para desbloquear o troféu.
37. Honor the Unseen / Honra ao Oculto
Bronze
Há vários altares ocultos na ilha de Tsushima. Para conquistar o troféu, o jogador precisa se curvar para 10. Esses altares não possuem marcação no mapa e são identificados por uma pequena placa com um samurai se curvando (imagem abaixo). Faça a reverência de frente para a placa deslizando o touchpad para baixo. A confirmação de que a reverência deu certo é que algo diferente acontecerá no local, como sapos, caranguejos, peixes ou o vento e folhas surgindo.
38. Lost and Found / Achados e Perdidos
Bronze
Pilares de Honra são um dos colecionáveis cosméticos que surgem no mapa de Tsushima. Todos vão te dar uma nova bainha para a Katana e podem ser descobertos pelo vento guia. Encontre um e pegue a bainha para ganhar o troféu.
39. Monochrome Masters / Mestres Monocromáticos
Bronze
Há dois mercadores específicos de tinturas de armaduras em Tsushima. O mercado de tintura branca fica na primeira região e o de tintura preta na segunda região. As localizações podem ser conferidas abaixo. Compre uma tintura de cada para liberar o troféu.
40. Cooper Clan Cosplayer / Cosplayer do Clã Cooper
Prata
O troféu é uma referência a outra grande franquia desenvolvida pela Sucker Punch. Para conseguir o troféu é necessário usar veste, bandana e bainha que vão deixar Jin de uma forma que lembre Sly Cooper. Os itens necessários estão nas imagens abaixo. A bandana e a bainha são encontradas nos Pilares de Honra e itens cosméticos pelo mapa. Use o vento guia para chegar a todos. O Armadura do Gosaku é conseguida através de seu Conto Mítico. A cor em questão, Guardião do Oceano, pode ser comprada com um mercado no templo durante o ato 3.
41. Dirge of the Fallen Forge / A Elegia da Forja Caída
Bronze
Para conseguir mais músicas para a flauta de Jin é necessário achar os grilos cantores no jogo, que praticamente ficam em cemitérios. É possível achá-los através do vento guia e da veste de viajante. São necessários cinco grilos para liberar a segunda música que pode ser tocada deslizando o touchpad para a esquerda. Após a morte de Taka, você precisa selecionar a segunda música para a flauta (Lamento da Tempestade) e tocá-la em frente ao seu túmulo. Sua morte acontece no fim do ato 2.
42. A Moment in Time / Um Instante no Tempo
Bronze
Modo foto é acionado com o direcional digital para a direita. Faça qualquer configuração para ganhar o troféu.
43. Avid Reader / Leitor Assíduo
Bronze
Os mongóis possuem registros e artefatos espalhados pelo mapa do jogo. Encontre 20 de cada para conquistar ambos os troféus referente a cada um. É possível utilizar o vento guia e o traje de viajante para facilitar encontrar cada objeto.
45. Body, Mind, and Spirit / Corpo, Mente e Espírito
Prata
Troféu consiste em encontrar cada um dos Haikus, fonte termal, santuário Inari e desafios do Bambu. Todos são marcados por uma “?” quando não descobertos. Ao liberar todo o mapa, basta usar o vento guia para alcançar cada um. Há um total de 19 Haikus, 18 fontes termais, 49 Santuários Inari e 16 desafios do bambu. Conquiste todos para liberar o troféu.
52. Master Liberator / Mestre Liberador
Prata
A ilha de Tsushima é dividida em três regiões: Izuhara, Toyotama e Kamiagata. Para conquistar o troféu de Mestre Libertador (e consequentemente todos os troféus relacionados) é preciso eliminar todos os acampamentos mongóis presentes em cada mapa. Vão ser marcados como um ícone vermelho. Ao fim de cada ato, os acampamentos ainda não eliminados vão ficar marcados no mapa. Eliminando todos, o troféu será liberado.