Atualização: a Sony esclareceu o assunto, dizendo que é uma funcionalidade controlada pelo usuário e que estará disponível apenas no PS5.
Hoje mais cedo, a Sony lançou a atualização 8.00 do PlayStation 4, que pretendia fazer melhorias no sistema de bate-papo em grupo entre uma série de outras mudanças de qualidade de vida. Infelizmente, parece que a atualização do sistema está causando uma série de problemas, com os jogadores relatando dificuldade em usar o sistema de bate-papo em grupo, bem como conectar-se a jogos multiplayer online. No entanto, um problema que os fãs têm com a atualização 8.00 do PS4 é realmente algo que a Sony adicionou intencionalmente.
Os fãs notaram que ao baixar a atualização 8.00 do PS4, eles foram recebidos por uma mensagem dizendo que os chats de voz agora podem ser gravados e sujeitos a moderação. Além disso, qualquer pessoa que use o sistema de bate-papo em grupo no PS4 precisa concordar com a gravação de sua voz. A Sony não fez nenhuma menção a isso em sua postagem no blog que detalhava a atualização 8.00 do PS4, que irritou ainda mais os fãs.
No entanto, deve-se notar que a Sony fez menção ao monitoramento e gravação de recursos de chat de voz do PS4 nos termos de serviço desde o lançamento do PS4; não está claro se isso sempre aconteceu em chats da party ou não, mas a mensagem pop-up da Sony informando aos usuários sobre isso certamente é nova.
A falta de transparência da Sony quando se trata de implementar esta nova ferramenta de moderação de bate-papo em grupo parece ser o principal obstáculo para os fãs que estão chateados com isso. Mas, independentemente de como os fãs se sentem sobre isso, se quiserem jogar jogos PS4 online, eles precisam concordar em ter seu chat de voz gravado e, potencialmente, estar sujeito a moderação.
A adição desse aviso no PS4 com a atualização do sistema 8.00 é uma boa indicação de que o PlayStation 5 utilizará a mesma ferramenta para seu bate-papo em grupo, ou algo similar. Porém, a Sony ainda não revelou a interface do usuário do PS5.