De acordo com o YouTuber BaityBait em uma investigação do programa PlayStation Talents da Espanha, nenhum desenvolvedor indie acabou sendo beneficiado no fim.

Em quase 70 entrevistas com aqueles relacionados ao projeto de alguma forma, BaityBait teve informações de que a maioria das desenvolvedoras incluídas no processo praticamente não viram lucrou ou qualquer tipo de incentivo durante as etapas de desenvolvimento e lançamento de seus jogos.

Praticamente todos os jogos tiveram perda financeira no fim do processo, sendo que a maioria diz ter interesse em romper logo a parceria e que a única coisa proveniente da PlayStation é o nome para batizar o projeto. Todo o processo acontece por um empresa chamada Gammera, que atua mais como uma publisher convencional do que incubadora de ideias e incentivos financeiros.

Vários projetos acabam sendo lançadas de forma antecipada, por desenvolvedores inexperientes, sem mentoria ou treinamentos, com excesso de crunch e datas apertadas. De acordo com as respostas obtidas, nenhum jogo jamais veria lucro por causa do planejamento feito pela Gammera.

Um desses jogos é Valley of the Dead: Malnazidos, que analisamos no PSX Brasil. Houve inclusive uma estratégia de marketing em que o título seria apresentado em um canal de fofocas da Espanha no YouTube, com parte das vendas indo direto para o canal.

Abaixo é possível conferir toda a investigação de BaityBait em seu vídeo no YouTube (em espanhol).