Processo contra EA por uso de dificuldade artificial em FIFA é cancelado após provas técnicas

FIFA 21

No fim de 2020, um processo judicial foi movido por 3 pessoas contra a Electronic Arts pelo possível uso de interferência e ajuste de dificuldade artificial no modo de jogo Ultimate Team de FIFA.

De acordo com o processo, a EA manipulava secretamente ajustes na dificuldade das partidas para que o jogador perdesse propositalmente, o que induziria o mesmo a investir dinheiro de verdade em pacotes de cartas para tentar montar uma equipe melhor.

Devido ao processo, a EA garantiu acesso aos engenheiros responsáveis pelo desenvolvido do jogo e também às suas  tecnologias usadas. Com isso, e após observar que não havia nenhum tipo uso indevido de alguma ferramenta, o processo foi cancelado.

Apesar disso, a companhia afirmou que existe uma patente para ajuste de dificuldade dinâmica (Dynamic Difficulty Adjustment – DDA) e é a dona da tecnologia, mas que jamais usou isso em nenhum de seus jogos, seja FIFA, Madden ou NHL. A empresa ainda emitiu um comunicado sobre a situação, explicando e apresentando o processo de funcionamento  da tecnologia que não é usada:

“Garantir que o jogo seja justo é fundamental para todos nós na EA e tentamos deixar o mais claro possível que esse compromisso se aplica a nós tanto quanto aos nossos jogadores. Já dissemos publicamente que sim não usamos nenhum script ou ‘Ajuste de Dificuldade Dinâmica’ (DDA) ou qualquer coisa semelhante que possa ajustar automaticamente a dificuldade de jogo em partidas do FIFA, Madden e NHL Ultimate Team.

“Nossas declarações foram contestadas recentemente em uma ação judicial que alegava que, de fato, usamos DDA nos modos Ultimate Team. Temos o prazer de compartilhar que os demandantes agora cancelaram o caso. Fornecemos a eles informações técnicas detalhadas e acesso a aos nossos engenheiros, que confirmaram (novamente) que não há DDA ou script nos modos Ultimate Team. Este é o resultado certo.

“Embora a EA possua uma patente para a tecnologia DDA, essa tecnologia nunca esteve no FIFA, Madden ou NHL, e nunca estará. Não usaríamos a tecnologia DDA para dar aos jogadores uma vantagem ou desvantagem nos modos multijogador online em qualquer um de nossos jogos e nós absolutamente não temos isso na FIFA, Madden ou NHL.

“As equipes da EA e da FIFA, Madden e NHL continuam comprometidas com o jogo limpo. Você pode descobrir mais sobre nosso compromisso com isso em nossa Carta de Jogo Positivo.”

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Explicação do processo de funcionamento do “Ajuste de Dificuldade Dinâmica”

A tecnologia DDA usaria diversos fatores durante uma partida para ajustar em tempo real atributos e modificações que iriam interferir no resultado. Por exemplo, um jogador passaria a salta uma altura menor para alcançar uma bola ou um goleiro conseguiria alcance maior em um salto, tudo isso baseado em dados e resultados imediatos.

Desde 2017, jogadores tem mostrado através do reddit várias situações onde se imagina haver algum tipo de ajuste durante a partida, favorecendo um lado e criando uma disputa injusta. Entretanto, ainda em 2017, o diretor criativo de FIFA, Matt Prior, confirmou categoricamente que jamais houve algum tipo de trapaça no jogo e que há inúmeros fatores sendo computados e que interferem no jogo de forma natural, como no futebol, onde um jogador de uma divisão inferior jamais terá o controle de bola de Lionel Messi, o que criaria uma situação irreal e que não pode ser vista no jogo.