Várias notícias surgiram no ano passado afirmando que a Sony estava mudando seu foco do Japão para o Ocidente quando se trata do PS5. A empresa negou essas alegações, mas dadas as vendas fracas de lançamento do PS5 na região devido ao estoque baixo, os analistas continuam a sugerir que a Sony deixe de lado seu território. Pelo menos um desenvolvedor japonês discorda dessas sugestões.
Em uma entrevista ao site Video Games Chronicle, o diretor da PlatinumGames, Atsushi Inaba, disse que não vê a Sony evitando o mercado japonês, mas também enfatizou que é assim que ele se sente pessoalmente.
“Para ser honesto, não sentimos muito, ou pelo menos ainda não senti o impacto disso”, disse Inaba. “Dito isso, eu entendo que a indústria de consoles no Japão não é o que costumava ser e, quando isso acontecer, as prioridades desses grandes fabricantes de consoles mudarão, e isso faz todo o sentido para mim”.
Inaba é da opinião de que a PlayStation é uma marca internacional e não deve estar ligada a um país ou região específica. No entanto, ele entende a frustração dos usuários que se sentem marginalizados.
“Eu entendo da perspectiva do usuário que se começarmos a ver cronogramas de lançamento priorizando os EUA em vez do Japão, isso será frustrante, tenho certeza”, acrescentou. “Eu não vou dizer aos fãs japoneses, ‘é assim, lidem com isso'”.
Na mesma entrevista, o cofundador Hideki Kamiya disse que é muito cedo para avaliar o desempenho do PS5 no Japão, considerando a escassez. Ele ressaltou que os clientes correm para comprar o console quando estiver disponível, de modo que as vendas abaixo do esperado podem ser simplesmente devido ao estoque. Kamiya também não acha que a Sony está negligenciando o mercado japonês. No entanto, ele expressou seu descontentamento com a Sony mudando o layout do controle no Japão.
“É apenas um pouco de desrespeito às culturas de jogos que existem há décadas como parte da vida de tantas pessoas”, disse ele. “Sinto que o PS5 interrompeu isso e não sei se foi significativo fazer isso”.