O PlayStation 4 foi lançado exatamente há cinco anos hoje. O console da atual geração chegava ao mercado da América do Norte em 15 de novembro de 2013.

Na Europa, o PS4 foi disponibilizado apenas em 29 de novembro, enquanto que no Japão somente no ano seguinte: em 22 de fevereiro de 2014. No Brasil, a plataforma chegou em 29 de novembro também, porém de maneira importada e com pelos famosos R$ 3.999,99.

O PlayStation 4, desde então, tem sido um sucesso incrível de vendas. Ainda é cedo afirmar, mas os dados indicam que o console conseguirá superar o PS2 em vendas. Para se ter ideia do que isso significa, o PS2 é, literalmente, o console mais vendido de todos os tempos, ficando na frente do Nintendo DS por apenas cerca de 1 milhão de unidades.

Em questão de números ainda, o PS4 está com 86,1 milhões de unidades vendidas e enviadas às lojas. O Wii vendeu 101,63 milhões, então em questão de 1 ano é provável que o PS4 alcance essa meta. O PS2 mencionado no parágrafo anterior está em 155 milhões. O PS1 vendeu 102,49 milhões, então o PS4 logo o alcançará também.

Em questão de jogos, o PS4 teve um começo modesto, com poucos exclusivos e dependendo fortemente do apoio das third-parties. Veja na tabela abaixo os jogos que estavam disponíveis no lançamento do console.

Jogos Lançamento PS4

Porém, ao longo dos anos, a sua line-up foi ficando cada vez mais impressionante. Veja alguns exemplos de cada ano:

  • 2013: Battlefield 4, Killzone: Shadow Fall, Sound Shapes, Resogun e Assassin’s Creed IV: Black Flag;
  • 2014: Dragon Age: Inquisition, Terra-média: Sombras de Mordor, The Evil Within, Destiny, Transistor, Far Cry 4, inFamous: Second Son, Alien: Isolation, DriveClub;
  • 2015: The Witcher 3: Wild Hunt, Bloodborne, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Batman: Arkham Knight, Mortal Kombat X, Fallout 4, Life is Strange;
  • 2016: Uncharted 4: A Thief’s End, Final Fantasy XV, Overwatch, Battlefield 1, Titanfall 2, The Last Guardian, Hitman;
  • 2017: Horizon Zero Dawn, Persona 5, NieR: Automata, Resident Evil 7 biohazard, Yakuza 0, Injustice 2, Nioh, Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, Terra-média: Sombras de Mordor, Assassin’s Creed: Origins.

2018 continua sendo tão impressionante quanto com God of War, Spider-Man, Red Dead Redemption 2 e vários outros.

E não podemos nos esquecer: em 2016 recebemos o PlayStation 4 Pro e o PlayStation VR.

Quer se lembrar de mais coisas ainda a respeito do PS4? Então leia o nosso FAQ definitivo que traduzimos da Sony na ocasião do lançamento do aparelho.