2017 foi um excelente ano para os videogames. Várias obras-primas foram lançadas e chegou a hora de relembrá-las, assim como premiá-las! Vamos lá?
 



Melhor Jogo de PlayStation 4

O PS4 teve um excelente 2017. Possivelmente o melhor ano do console até agora. Persona 5, NieR: Automata, Resident Evil 7 biohazard, Yakuza 0, Injustice 2, Nioh, Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, Terra-média: Sombras de Mordor, Assassin's Creed: Origins e muitos outros fizeram o nosso console trabalhar bastante. No entanto, só podemos premiar um jogo como o melhor de 2017 e este título é, sem dúvida, Horizon Zero Dawn.

A aventura de Aloy em uma Terra pós-apocalipse e com robôs possui a fórmula perfeita: gráficos incrivelmente belos, uma trama envolvente e uma jogabilidade viciante. Horizon Zero Dawn é, portanto, o nosso melhor jogo de PS4 de 2017.

Escolha dos Leitores: Horizon Zero Dawn, seguido de Persona 5.




Melhor Jogo de PlayStation 3

Chegou a hora de dizer adeus ao PlayStation 3. O console que deu origem ao nosso site deu seu último suspiro em 2017 com um excelente título (e que por pouco não levou jogo do ano para o PS4 também): Persona 5.

O RPG da Atlus com seus Phantom Thieves roubou o nosso coração. Seu estilo único associado a uma trilha sonora marcante tornam Persona 5 o nosso melhor jogo de 2017 para o PlayStation 3.

Escolha dos Leitores: Persona 5, seguido de Guilty Gear Xrd REV 2.




Melhor Jogo de PlayStation Vita

É díficil para muitos jogadores verem que o PS Vita é um excelente portátil. O que acontece é que ele virou uma plataforma de jogos de nicho, principalmente de títulos japoneses que não são populares por aqui.

2017 não foi diferente nesse sentido. O PS Vita brilhou com Ys VIII: Lacrimosa of Dana, Danganronpa V3: Killing Harmony, Mary Skelter Nightmares, Utawarerumono: Mask of Deception, Utawarerumono: Mask of Truth e muitos outros, principalmente do gênero visual novel. No campo indie também tivemos vários jogos de destaque, como Papers, Please e Undertale.

Mas um em específico nos chamou a atenção e se tornou o melhor de PS Vita em 2017: VA-11 HALL-A: Cyberpunk Bartender Action. O game conta um breve período da vida de Jill, uma bartender atendendo clientes, ouvindo suas histórias e servindo bebidas.

Escolha dos Leitores: Ys VIII: Lacrimosa of Dana, seguido de Undertale.




Melhor Jogo de PlayStation VR

O PlayStation VR saiu em 2016, mas foi somente em 2017 que o headset se popularizou com uma biblioteca considerável de títulos, além de ter finalmente chegado oficialmente ao Brasil no fim do ano. Por causa disso, surge esta nova categoria em nossa premiação.

Muitos jogos do headset de realidade virtual foram considerados ótimos: desde Doom VFR e The Elder Scrolls V: Skyrim VR, até as surpresas, como Arizona Sunshine. Mas dois títulos se destacaram facilmente: Resident Evil 7 biohazard e SUPERHOT VR.

Os dois jogos são excelentes em realidade virtual e foi difícil escolher um vencedor. No entanto, RE7, por ter sido pensado para um público geral também, possui algumas coisas que fazem o jogador perder a imersão, enquanto que SUPERHOT VR destaca o que há de melhor em VR. Se você tem um headset, jogue os dois de qualquer forma.

Escolha dos Leitores: Resident Evil 7 biohazard, seguido de The Elder Scrolls V: Skyrim VR.




Melhor DLC

2017, como dito, foi um excelente ano para jogos. Mas foi péssimo para expansões ou DLCs. Selecionar o melhor neste caso foi simples devido à ausência de uma concorrência.

Claro, tivemos os DLCs muito bons de Resident Evil 7 biohazard, assim como o The Ringed City de Dark Souls III, o desejado Necromante de Diablo III e War of The Chosen para XCOM 2. Mas nenhum se destaca com um conteúdo digno de melhor do ano. Exceto talvez Stormblood para Final Fantasy XIV.

Por causa disso, de longe, The Frozen Wilds de Horizon Zero Dawn leva o prêmio de melhor DLC de 2017. Não se engane: é uma excelente expansão pro nosso melhor jogo de 2017, mas a ausência de uma concorrência à altura é clara.

Escolha dos Leitores: The Frozen Wilds (Horizon Zero Dawn), seguido de The Ringed City (Dark Souls III).




Melhor Jogo Indie

Os jogos de produtoras independentes continuaram marcando presença em 2017. Papers, Please no PS Vita foi uma grata surpresa, assim como VA-11 HALL-A: Cyberpunk Bartender Action. 2064: Read Only Memories e Maldita Castilla EX – Cursed Castile foram outros jogos de destaque.

Hellblade: Senua's Sacrifice também foi uma forte presença no mercado independente com o objetivo de alcançar um meio termo (o que acabou sendo chamado de "AA"). Porém, um jogo em específico nos chamou mais a atenção do que os demais: Undertale.

Undertale é um RPG com proposta simples: o jogo se passa em um mundo onde os humanos venceram os monstros após uma grande guerra e os selaram no submundo. Você, uma criança humana, acaba caindo em um poço no Monte Ebott, que o transporta diretamente para o local onde os tais monstros habitam. Acolhido por uma simpática criatura chamada Toriel, é ali que você irá começar sua jornada rumo ao mundo humano, se deparando no caminho com outros monstros que moram nesse desolado e esquecido lugar.

Escolha dos Leitores: Hellblade: Senua's Sacrifice, seguido de Undertale.