DualSense PS5

Um escritório de advocacia dos EUA entrou com uma ação coletiva contra a Sony, alegando que o controle do PS5, o DualSense, está com defeito devido ao drift e que a Sony estava ciente do problema sem divulgá-lo. O processo chama a conduta da Sony de “fraudulenta, enganosa, ilegal e injusta”.

O escritório de advocacia Chimicles Schwartz Kriner & Donaldson-Smith LLP (CSK&D) entrou formalmente com uma ação coletiva no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. Nos documentos fornecidos ao site IGN, a ação é movida em nome do demandante Lmarc Turner e “todos os outros em situação semelhante”, e nomeia os réus como Sony Corporation of America e Sony Interactive Entertainment.

A denúncia descreve o DualSense como “defeituoso”, pois contém “um defeito que resulta em personagens ou jogabilidade se movendo na tela sem comando do usuário ou operação manual do joystick”, conhecido popularmente como drift do controle. Além disso, a reclamação alega que a Sony “em todos os momentos relevantes” esteve ciente dos problemas com o drift, “por meio de reclamações de consumidores online, reclamações feitas por consumidores diretamente a ela e por meio de seus próprios testes de pré-lançamento”.

O processo também alega que as opções da Sony para conserto do controle são muito limitadas: “quando os consumidores experimentam o drift, as opções para conserto são mínimas. Supostamente, o portal dedicado da Sony PlayStation para problemas com hardware do PS5 – incluindo o controle DualSense – está passando por um acúmulo e redirecionando os consumidores para contatar um agente de atendimento ao cliente através da página de contato para suporte do PlayStation. Os clientes estão enfrentando longos tempos de espera e tendo que lidar com um labirinto de prompts de telefone pré-gravados antes de finalmente falar com um agente sobre reparos para o drift do DualSense”.

O processo busca um julgamento com júri e “reparação monetária pelos danos sofridos, medidas declaratórias e medidas cautelares públicas”. Os documentos apontam para acusações de violação de excesso de garantia, violação de garantia implícita de comercialização, enriquecimento sem causa e violações da Lei de Proteção ao Consumidor da Virgínia.

O demandante baseado na Virgínia, Lmarc Turner, comprou seu PS5 em ou por volta de 5 de fevereiro de 2021, e descobriu que ele estava sofrendo de drift no mesmo dia. Aparentemente, Turner entrou em contato com o atendimento ao cliente da Sony e foi instruído a reiniciar o jogo e o console, mas não ofereceu mais assistência. O problema não foi resolvido, Turner então comprou um segundo DualSense. “Se o requerente estivesse ciente do defeito de drift antes de comprar seu PS5”, acrescentam os documentos, “ele não teria comprado o PS5 ou teria pago substancialmente menos por ele”.

Além do relatório de Turner, os documentos mostram uma série de exemplos de comentários nas redes sociais sobre o drift do PS5, com jogadores reclamando de drift em controles novos ou dentro de alguns dias de uso. CSK&D aponta para relatos de drifts nos DualShock 4 do PS4, também – dado que os analógicos dentro de ambos os modelos de controles são semelhantes, CSK&D adiciona isso à sua evidência do conhecimento prévio da Sony do problema.

O processo pede reparação na forma de uma ordem para impedir as “práticas comerciais ilegais, enganosas, fraudulentas e desleais” da Sony, a criação de um programa de recall ou substituição gratuita para controles DualSense, indenizações compensatórias e muito mais.

Winz.io