Caso ainda não tenha percebido, tanto o PS5 quanto o DualSense possuem uma textura de revestimento repleta de símbolos PlayStation, como o “X”, círculo, quadrado e triângulo. A miniaturização de cada símbolo desse e a aplicação no console e controle de nova geração foi algo interessante de se observar, mas a pesquisa e produção para que isso ocorra foi uma longa jornada.

Apenas o DualSense possui 40 mil símbolos desse na sua carcaça, como foi descoberto em conversa do site TheVerge com os designers da Sony, Yujin Morisawa e Takeshi Igarashi. O desing da textura foi feito a mão em diversas camadas, indo desde símbolos planos a até sobrepostos, com impressão de efeito 3D. A ideia é de que, quando o jogador segurasse o control, tive tanto uma aparência atraente quanto fosse confortável e seguro de se usar, tudo isso sem que houvesse uma sensação áspera.

Todo o processo de criação foi mais longo e trabalho do que se tivessem feito digitalmente. Entretanto, como contou Yujin Morisawa, para aprovar ou não aprovar o desing era necessário ter o produto em mãos e sentir o resultado final. Com isso, foram escolhidos dois layouts de símbolos sobrepostos, sendo um com altura de 15 mícrons e outro com altura de 30 mícrons.

Após isso, foi preciso equipamento de produção a laser que aplicasse a textura e mantivesse ela perfeita, mesmo nas superfícies mais curvas do controle e demais acessórios, como o controle de mídia, fone Pulse 2D e a base de carregamento do DualSense. Como curiosidade, a mesma textura de símbolos foi usada como easteregg em Astro’s Playroom.