Através de um anúncio oficial, o Embracer Group firmou um acordo para adquirir os estúdios de desenvolvimento Crystal Dynamics, Eidos-Montréal, Square Enix Montréal e um catálogo de IPs, incluindo Tomb Raider, Deus Ex, Thief, Legacy of Kain e mais de 50 jogos da Square Enix.

Em outras palavras, o lado Ocidental da Square Enix foi adquirido pelo Embracer Group e, assim como as franquias citadas, não faz mais parte da companhia japonesa. No total, a aquisição inclui cerca de 1.100 funcionários em três estúdios e oito locais globais.

O preço total da compra é de 300 milhões de dólares em dinheiro e sem dívidas, a serem pagos integralmente no fechamento. O Embracer garantiu compromissos adicionais de financiamento de dívida de longo prazo para esta e outras transações em andamento.

A transação está sujeita a várias aprovações regulatórias e outras aprovações externas e deve ser concluída durante o segundo trimestre do ano financeiro do Embracer 22/23 (julho-setembro de 2022).

Para efeitos de comparação, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi de 68,7 bilhões de dólares, enquanto que a da Bungie pela Sony foi de 3,6 bilhões de dólares.

O Embracer Group possui diversas companhias, como a THQ Nordic, Gearbox, Koch Media, Saber Interactive e várias outras subsidiárias.