A Blue Box Game Studios vai oferecer uma cópia gratuita de Abandoned para aqueles que compraram uma versão inacabada de acesso antecipado do jogo anterior do estúdio, The Haunting: Blood Water Curse. Não só isso – o próprio The Haunting será um jogo gratuito, inclusive no PlayStation 5.

A notícia veio por meio de uma entrevista do site IGN (via GameSpot) com o chefe da Blue Box, Hasan Kahraman, que vem após o estúdio lançar um “aplicativo de experiência em tempo real” para o PS5 que não saiu exatamente como planejado.

Após essa pequena saga de demora pelo tal de aplicativo, os usuários começaram a pesquisar mais a fundo o histórico da Blue Box. Como explicamos em nosso podcast, é uma história de jogos cancelados e inacabados que datam de 2015, com vários projetos de Kickstarter cancelados e jogos retirados à venda enquanto ainda estavam em acesso antecipado.

É o caso de The Haunting, o jogo mais recente da Blue Box, lançado no ano passado com acesso antecipado. O jogo foi posteriormente retirado da Steam, com a Blue Box anunciando que um estúdio independente diferente e desconhecido, chamado CreateQ, assumiria o desenvolvimento. Kahraman diz que CreateQ é uma equipe de quatro homens composta por amigos da Blue Box, que estão trabalhando em The Haunting como um projeto paralelo.

Kahraman diz que aqueles que compraram a versão de acesso antecipado de The Haunting originalmente em breve poderão preencher um formulário e fornecer um comprovante de compra no site da Blue Box para receber uma cópia gratuita de Abandoned. Quando questionado sobre a oferta de reembolso por The Haunting, Kahraman disse que a equipe trabalharia nisso caso houvesse uma demanda.

Kahraman continua dizendo que o plano atual é lançar The Haunting gratuitamente após sua conclusão no PlayStation, Steam e Xbox, juntamente com o primeiro trailer de jogo de Abandoned. Isso acontecerá em “alguns meses”, de acordo com Kahraman. Vale notar que existe um registro na PS Store para THE HAUNTING: Blood Water Curse (EARLY ACCESS).

“Se eu fosse um jogador e outra pessoa estivesse fazendo exatamente a mesma coisa, ficaria muito animado para ver uma experiência em tempo real e, se não acontecesse, ficaria desapontado”, disse Kahraman ao IGN. “Mas eles estão nos rotulando como golpistas – isso dói. Eu ainda respeito a todos de verdade e espero vê-los ainda cuidando de Abandoned, [apesar] do que dizem. Eu entendo e não tenho nada contra eles realmente. Isso só dói”.

Leia a entrevista na íntegra no site IGN, que aborda assuntos que já mencionamos anteriormente, como a depressão de Kahraman e serem acusados de golpistas.