Quando o aplicativo Abandoned Realtime Experience exclusivo para PS5 finalmente teve seu patch na semana passada, a curiosidade se transformou em decepção quando as pessoas perceberam que o vídeo era o mesmo teaser de cinco segundos que o desenvolvedor BLUE BOX Game Studios já havia postado no Twitter três dias antes. Em meio à revelação, o criador Hasan Kahraman disse que está “muito deprimido agora”, em grande parte devido às pessoas que chamam a BLUE BOX de “golpistas”.

O site NME falou com Kahraman (via PlayStation LifeStyle) para “esclarecer as coisas”. Apesar de inicialmente chamar Abandoned de “um shooter de sobrevivência de terror em primeira pessoa cinematográfica” em seu anúncio, Kahraman agora está se afastando de defini-lo como terror, talvez em um esforço para distanciá-lo das conspirações. “Abandoned é um jogo de tiro / sobrevivência”, disse ele. “Tem alguns elementos de terror, mas não é realmente um jogo de terror. Não é o que as pessoas pensam – que seja Silent Hill”.

NME afirma que Kahraman deu a eles “um resumo exclusivo de Abandoned, incluindo detalhes da trama, como ela funciona – quase tudo que poderíamos querer saber” para desmascarar as conspirações e rumores. “Uma coisa que podemos dizer é que Abandoned absolutamente não é o que você pensa. Nem perto”, disse NME. Eles dizem que o conceito central do jogo que Kahraman descreveu para eles é a sobrevivência, e que ele não tem tantos elementos de terror quanto um jogo como Silent Hill ou Alan Wake.

A natureza única de Abandoned supostamente vem em como a jogabilidade é afetada por várias coisas diferentes. Correr ou sofrer danos pode afetar sua pontaria; o medo também pode afetar o que o personagem faz. Kahraman diz que tudo é “alcançado pela captura de movimento de ponta”. Ele continuou: “Nós mesmos fazemos a captura de movimentos e criamos sistemas para o jogo com base em dados de animação”. Ele continua dizendo que isso torna a exploração, o recebimento de danos, a sobrevivência e “você apenas joga o jogo… de uma maneira totalmente diferente”.

No entanto, Kahraman também disse ao NME que esta mecânica ainda não está pronta para o público ver. “Acho que essa mecânica é realmente incrível. O que temos até agora, não está pronto para o público ver, mas assim que estiver bem acabado, com certeza mostraremos algumas imagens. É por isso que estou tão entusiasmado com Abandoned porque é novo”.

Essa é parte da razão pela qual o aplicativo Abandoned Realtime Experience ainda não tem um trailer “real” – em vez disso, depende de cinco segundos de teaser para o seu lançamento. Kahraman admite que o aplicativo foi um desastre. “As pessoas estão muito decepcionadas”, reconhece ele. Kahraman afirma que eles tiveram que cortar algumas imagens do teaser de abertura, e é por isso que resultou no teaser sendo o mesmo vídeo que foi postado no Twitter.

“Basicamente, tivemos que cortar algumas filmagens do teaser de abertura e eu sabia que não era uma boa ideia usar a mesma filmagem que tínhamos no Twitter e colocar lá, porque são literalmente apenas quatro segundos de filmagem e não dá muito. Mas precisávamos fazer isso porque as pessoas queriam um patch, certo? Essa era nossa primeira prioridade – apenas disponibilizar o patch, pois adicionaremos mais conteúdo posteriormente”, comenta Kahraman.

“Estou muito deprimido agora”, disse ele ao NME. “Não consigo dormir, não consigo comer. O que mais me incomoda é que as pessoas nos rotulam como golpistas. Essa é a grande coisa que realmente me machuca. Porque essa não é a minha intenção de jeito nenhum, sabe?”.

Kahraman está se adaptando a como os fãs estão reagindo, no entanto. “Não queremos os mesmos erros – não queremos anunciar uma data e, em seguida, torná-la realmente difícil novamente para nós”, disse ele. Mesmo assim, ele sugere que o primeiro trailer cinematográfico chegará ao aplicativo Abandoned Realtime Experience “muito em breve”. A equipe estava tentando entregar durante a Gamescom, mas ele não está fazendo nenhuma promessa. E o “Prólogo Jogável “aparentemente está chegando “um pouco depois da revelação cinematográfica”, mas, novamente, ele não chega a se vincular a uma data ou período de tempo específico que não seja “em breve”.

Além disso, depois que as teorias bizarramente mudaram para Metal Gear Solid graças a uma imagem borrada de um homem com um tapa-olho – algo que Kahraman e NME dizem que não é preciso de forma alguma – Kahraman não promete mais imagens borradas. “As pessoas não entenderam isso, então, de agora em diante, não vamos desfocar mais nada”. O homem com o tapa-olho é aparentemente o antagonista de Abandoned, “um personagem meta-humano”.

Abandoned