Continuando com as mudanças e melhorias que Anthem está sofrendo, um novo post no blog oficial da BioWare destaca agora os ajustes feitos pela equipe no que tange a jogabilidade das lanças e também um vislumbre do que será o novo sistema de habilidades e construção de builds no jogo. Lembrando que no passado já tivemos uma amostra das mudanças no jogo para o sistema de loot e equipamentos.
A ideia que essa mudança apresenta é quebrar o estigma de que Anthem nunca provou ser um jogo para construir builds ou estilo de jogo distinto entre as lanças. Partindo disso, a equipe deseja que cada estilo de jogo seja mais único, se baseando agora em status, itens, mods, equipamentos e artefatos.
- Loadouts com opções para experimentação
- Todos os itens são categorizados em um dos 11 slots de equipamento disponíveis
- Armas serão primárias ou secundárias, com diferenças entre os slots.
- Componentes serão substituídos por mods e pelo artefato.
- Gerencia equipamentos e habilidades na tela de loadout.
- Crie builds efetivas
- Habilidades são destraváveis a medida que se joga. Escolha qualquer habilidade disponível a qualquer momento.
- Melhore habilidades através de mods.
- A sinergia entre especializações, habilidades e equipamentos será a forma de criar builds.
- Inscrições de itens irão aprimorar essa sinergia, mas não terão o mesmo peso que antes quando aplicado na jogabilidade.
- Árvores de habilidades proverão escolhas e progresso.
- Será possível evoluir cada Lança e ganhar pontos de habilidade com isso.
- Gaste esses pontos para desbloquear habilidades passivas, ativas e melhoramentos de status.
- Cada especialização terá sua própria árvore de habildiade.
- Expanda as diferenças e jogabilidade entre cada Lança.
- Haverá múltiplas especializações para cada Lança que vão diferenciar enormemente a forma de se jogar.
- Um poderoso artefato agora existe para cada tipo de Lança.
O novo sistema de habilidades funcionará com uma árvore de habilidades básica para cada Lança e então haverá tipos diferentes de especialização. A ideia é de que isso representa melhor o tempo investido do jogador em cada Lança ao invés de só subir o nível de piloto de forma geral, sem alguma recompensa. O nível base de cada Lança irá prover as habilidades necessárias e primárias para se usar.
Após alcançar um certo nível, as especializações estarão disponíveis para dar ao jogador seu estilo de jogo preferido. Como exemplo, uma árvore de habilidade que foca o Ranger em ataques a distância com projéteis e ataques de longo alcance.
Com a eliminação dos componentes que antes era a base dos atributos de cada Lança, a equipe criou agora artefatos para cada tipo de Lança. Componentes funcionavam apenas como multiplicadores de números e acabavam não tendo tanta significando além de multiplicadores de status. Os artefatos serão itens únicos de cada tipo de Lança diferente e que, além de mudarem o visual na sua armadura, também fornecerão ataques diferentes, atributos e também habilidades passivas.