A Square Enix indicou que pretende estabelecer e/ou adquirir novos estúdios de jogos, no mesmo mês em que confirmou que concordou em vender seus maiores desenvolvedores ocidentais.

Em comunicado oficial, a Square Enix disse na época que o acordo permitiria focar em investimentos em blockchain, IA e nuvem.

Em seus resultados financeiros mais recentes (via VGC), a publisher de Final Fantasy conseguiu explicar melhor seu raciocínio por trás das vendas. Além dos investimentos acima citados, a empresa disse que pretendia reformular seu portfólio de entretenimento digital em parte através da criação de novas IPs, acelerando a tomada de decisões por meio de um gerenciamento de grupo integrado e “aumentando os recursos de desenvolvimento de jogos estabelecendo novos estúdios, fusões e aquisições etc”.

Embora possa parecer surpreendente que a Square Enix já esteja procurando estabelecer estúdios tão cedo depois de vender desenvolvedores estabelecidos, é provável que a empresa pretenda seguir uma direção diferente mais alinhada com seus objetivos mais recentes da empresa. Além disso, é bastante provável que tais estúdios provavelmente serão localizados no Japão.