Far Cry 5 veio como um dos melhores jogos da franquia após o lançamento de Far Cry 3. Uma vasta liberdade de ações em um mundo aberto bem aproveitado e com antagonistas excepcionais. Apesar da história do jogo base ter um final surpreendente e talvez até carecer de alguma expansão para melhor aproveitar esse final, desde o princípio já havia sido anunciado que as expansões pós-lançamento não teriam envolvimento com a história do jogo e seriam mais experiências isolodas.
Nessa linha, Horas de escuridão é a primeira expansão para Far Cry 5 e se passa durante a guerra do Vietnan. Durante o conflito, o jogador vivencia a história de Wendell Redler, morador de Hope County que sofre um acidente de helicóptero e cai nas selvas vietnamitas. Sendo aprisionado junto com seus outros companheiros de esquadrão, Redler se liberta e tem como missão resgatar os demais soldados e ir para o ponto de extração para fugir de todo o inferno da guerra.
Se a premissa da história é simples, a execução é ainda mais. Não existe narrativa e sequer outro objetivo nessa expansão. O jogador só deve avançar pelo mapa, resgatar seus amigos e extrair do local. Tal simplicidade é o maior defeito da expansão, criando um ambiente onde só se usa a jogabilidade já apresentada anteriormente em uma ambientação, sem narrativa, sem cinemáticas, nem nada que poderia aproveitar melhor um conflito tão histórico.
De certa forma, mesmo sem foco algum na narrativa, a ambientação é excelente. O vale vietnamita é muito bem feito e com semelhanças reais visíveis, mesmo que seja bem pequeno comparado a qualquer região do mapa do jogo base. As armas também seguem um padrão mais histórico e algumas adições importantes são feitas na jogabilidade.
Como a expansão é focada no resgate e extração em território inimigo, o foco fica muito mais na furtividade. Agora é possível ganhar benefícios a medida que elimina inimigos de forma sorrateira, como andar mais rápido quando agachado ou mostrar a localização dos mesmos quando estão próximos. Ser descoberto elimina os benefícios e é necessário recomeçar as eliminações furtivas para ganhar novamente essas habilidades.
Ao utilizar o binóculo para fazer reconhecimento do local, agora é possível chamar um ataque aéreo para eliminar os inimigos no chão, desde que não haja nenhuma arma antiaérea na região, caso contrário é necessário procurar e destruir tais armas para liberar o ataque aéreo. Essas adições favorecem ainda mais a excelente ambientação que a expansão propõe.
Há ainda alguns colecionáveis para ir atrás no mapa, mas nada que realmente faça diferença. Mesmo explorando todo o mapa e vasculhando cada canto por algum item, a duração dessa expansão não deve passar de 4 horas no total. Essa duração pode ser ainda menor, se o jogador decidir ir atrás somente do objetivo sem se importar com nada. Atropelando tudo pelo caminho, a dlc pode ser terminada em 30 minutos ou menos.
Veredito
Pela expansão em si, não há muito que vale a pena a aquisição fora do pacote de temporada. Há um sentimento de que o mapa e seu conteúdo poderiam até ser feito dentro do modo Arcade e mesmo a excelente ambientação do Vietnam não vale o valor cobrado.
DLC analisado com código fornecido pela Ubisoft.