Earth Defense Force: World Brothers – Review

Earth Defense Force é uma série sobre derrotar insetos gigantes, alienígenas, robôs gigantes e uma enorme variedade de inimigos insanos com um arsenal igualmente criativo. É uma série cujo desempenho técnico é, usualmente, terrível e a parte gráfica pode ser considerada péssima nos seus melhores momentos. Mas também é uma das séries que, francamente, mais me diverte desde o PS3 quando a conheci.

World Brothers é o mais novo spin-off da série e, à primeira vista, a novidade fica pelos gráficos coloridos e quadrados, de certa forma, imitando um estilo popularizado por Lego e Minecraft. No entanto, as mudanças e adições à jogabilidade tornam World Brothers não só como um dos melhores títulos EDF como também um dos mais receptivos para novatos.

No mundo de World Brothers, a Terra é em formato cúbico (e não plana) e foi atacada por seis naves mãe dos invasores que conseguiram quebrar o planeta. O comandante da EDF começa a recrutar pessoas, irmãos e irmãs da causa, para lutar contra a força alienígena e restaurar a Terra ao seu formato natural. Temos o irmão mexicano que ataca com sua tequila, irmão caipira americano com seu rancho e pistola, irmã chinesa que luta kung fu e muito mais. Há também representantes brasileiros que deixarei para os jogadores descobrirem. É um grupo bastante variado, divertido e um clichê tão grande que não vejo desde Street Fighter II.

Como mencionei anteriormente, as principais mudanças de World Brothers estão na jogabilidade que, nesse caso, faz duas importantes mudanças à fórmula normal da série. A primeira é que o título opta por estágios consideravelmente menores do que os usuais da série que podem cobrir vários km² em uma única fase. Os estágios menores funcionam bem com a jogabilidade da série, tornando cada missão mais curta e mais fácil de ser aproveitada.

A segunda mudança é que o jogador agora pode criar um esquadrão com até 4 irmãos e irmãs ao invés de um único personagem. É possível trocar rapidamente os personagens durante a missão com os botões direcionais fazendo com que suas características e habilidades estejam prontamente disponíveis para o jogador. Essa mudança torna a composição dos times mais importante, pois idealmente você irá querer um time bem balanceado e que seja capaz de lidar com qualquer situação. É extremamente útil ter uma personagem que seja rápida para se mover, um personagem capaz de lidar com hordas enormes de inimigos, um personagem para lidar com inimigos com armadura e um último capaz de lidar com inimigos longe e que voam.

Cada irmão/irmã tem sua habilidade própria e também pode equipar diferentes armas dentro de uma categoria. Conforme se utiliza os personagens seus pontos de vida aumentam e diferentes categorias de arma passam a ser utilizáveis para aquele personagem. É algo que auxilia no crescimento dos seus favoritos, mas que não afeta tanto o balanceamento próprio do jogo, deixando bastante espaço para experimentar com os diferentes irmãos e irmãs e compor vários diferentes times.

De resto, é a clássica jogabilidade EDF. Hordas enormes de formigas, aranhas, abelhas, naves espaciais, robôs gigantes e muito mais indo atrás do jogador e você tendo que se virar em meio a todo esse caos para sair vivo. Existem as armas clássicas como rifle e lança foguetes, mas World Brothers também tem suas armas criativas como tequila que funciona como uma granada inflamatória, luvas de boxe para quando você quer pessoalmente bater em seus inimigos, raios laser de destruição em massa, armadilhas e muito mais. Destruir as hordas por si só já é divertido e as missões forçam o jogador a variar suas estratégias de maneira bastante gradual e natural. É possível também aproveitar as missões no online ou até mesmo em coop local, uma raridade hoje em dia.

Jogo analisado no PS4 padrão e com código fornecido pela D3 Publisher.

cassino online Netbet

Veredito

Earth Defense Force: World Brothers traz pequenas mudanças à fórmula EDF, mas que a tornam mais divertida e mais receptiva para novatos. É um título que concentra a experiência de um EDF para um novo público. 

80

Earth Defense Force: World Brothers

Fabricante: Yuke's

Plataforma: PS4

Gênero: Tiro

Distribuidora: D3 Publisher

Lançamento: 27/05/2021

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Earth Defense Force: World Brothers brings minor changes to the EDF formula, but that makes it more fun and more welcoming to newcomers. It is a title that perfectly shows the experience of an EDF for a new audience.