Em 2013, a Vanillaware e a Atlus lançaram Dragon's Crown para o PS3 e Vita. Foi um título bem avaliado na ocasião, mesclando elementos de RPG e beat'em up na medida certa. Confira a nossa análise a seguir:
Agora, Dragon's Crown Pro chega ao PS4. O que isso significa?
Bom, primeiramente é bom esclarecer que Dragon's Crown Pro é basicamente um remaster e deve ser tratado como tal. Ou seja, o jogo não apresenta nenhuma novidade em seu conteúdo: não há uma dungeon nova, uma classe inédita ou até mesmo uma missão adicional.
As principais novidades do título são os gráficos em uma definição ainda maior (1080p no PS4 e 4K no PS4 Pro), o que, considerando a bela arte do jogo, é algo que faz diferença; além de uma trilha sonora totalmente refeita (orquestrada).
No entanto, os desenvolvedores foram atenciosos à base de fãs: há cross-play e cross-save com o PS3 e Vita. Isso significa que se você jogou as versões anteriores, pode simplesmente passar o seu save para o novo jogo. E se seu amigo tem o jogo em um dos consoles citados, pode jogar online com você no PS4.
Obviamente, não é um título cross-buy; você ainda precisa adquiri-lo de forma separada. E aí que surge um problema temporário: o preço do jogo é um tanto caro demais em seu lançamento (50 dólares ou 192 reais). Como dito, precisamos tratá-lo como um remaster e esse preço está fora da realidade para um jogo de 2013 adaptado ao hardware atual.
Dragon's Crown Pro, portanto, é recomendado para os jogadores que nunca aproveitaram o título no PS3 e Vita. Recomendamos que leia a nossa análise do jogo original para saber mais sobre as características específicas do game (suas mecânicas, comandos, gameplay, etc).
Uma vantagem para os que vão conferir Dragon's Crown Pro pela primeira vez é que essas pessoas terão acesso a todas atualizações que ofereceram melhorias ao jogo base desde o lançamento. Várias delas são na interface e outras coisas pequenas. Mas há também significativas: uma, por exemplo, aumentou o limite de nível de 99 para 255 e adicionou a área Sky Tower of Dreams (após finalizar o piso 9 no Labyrinth of Chaos), que consiste de dungeons aleatórias.
Por fim, Dragon's Crown Pro é altamente recomendado, seja para o jogador solitário ou que tenha amigos – inclusive na vida real. Porém, como ressaltamos, o preço está um pouco elevado para um remaster e quem espera novidades se decepcionará.
Veredito
Dragon's Crown Pro deve ser considerado como um remaster. Ou seja, ele apresenta como principais novidades gráficos em 4K para os donos de PS4 Pro e uma trilha sonora refeita. De resto, é o mesmo título que vimos em 2013 para o PS3 e PS Vita. Como todo remaster, vale se você ainda não o conferiu, ainda mais neste caso que é um jogo que dificilmente envelhecerá mal com esse estilo artístico único e belo.
Jogo analisado com cópia digital fornecida pela Atlus.
Veredito
Veredict
Dragon’s Crown Pro should be considered as a remaster. However, it features 4K graphics for PS4 Pro owners and a new soundtrack. Otherwise, it’s the same title we saw in 2013 for PS3 and PS Vita. Like any remaster, it’s worth if you have not played it until now. In this case it’s even worthier because it will hardly age badly with this unique and beautiful artistic style.