Yuji Naka, co-criador de Sonic the Hedgehog e cujo trabalho mais recente foi Balan Wonderworld com a Square Enix, criticou a empresa em suas redes sociais.

Como sabemos, Balan Wonderworld foi um fracasso em vendas, a ponto da demo ser removida da PS Store.

Segundo Naka, ele foi removido do cargo de diretor cerca de seis meses antes do lançamento do game e processou a Square Enix por isso. Além disso, ele criticou a empresa e a Arzest (co-desenvolvedora) por continuarem o projeto sem ele. ‘Acho que a Square Enix e a Arzest são companhias que não se importam com jogos e fãs de jogos’, disse Naka.

Veja abaixo a thread (traduzida pelo Google) com o que Naka disse:

Aproximadamente meio ano antes do lançamento de Balan Wonderworld, uma ordem comercial foi emitida para ser removido do diretor de Balan Wonderworld, então eu abri uma ação contra a Square Enix no tribunal. Eu gostaria de falar sobre o fato de que o julgamento terminou e a ordem comercial não está mais em vigor neste momento. #BalanWonderworld

Eu não acho que a Square Enix, que não se importa com jogos e fãs de jogos, seja ruim. De acordo com os documentos do tribunal, fui afastado do diretor de Balan Wonderworld em dois pontos. Realizado por Produtor, Promoção, Som, Diretor e Recursos Humanos.

Uma é que o YouTuber vai tocar a música do jogo na promoção e lançar a partitura, então pensei que seria estranho para o escritor fantasma escrever a partitura arranjada para lançar o jogo original, então a música original me deu problemas porque eu insisti que queria lançar a partitura.

A outra é, de acordo com os documentos do tribunal, o que eu disse sobre Arzest lançar sem corrigir mesmo que houvesse um problema durante o desenvolvimento, é para melhorar o jogo. Está escrito que o relacionamento com Arzest entrou em colapso devido ao comentário feito por Arzest , e diz-se que Oshima conversou com o produtor Fujimoto sobre isso.

Outro ponto, em um e-mail endereçado a Fujimoto por Oshima, “eu falei sobre a questão de reunir a equipe e mudar a versão de teste”. A equipe aplaudiu e aplaudiu. Fiquei impressionado porque foi inesperado. Recentemente, os funcionários que tendiam a afundar reviveram. Muito obrigado. Todos os funcionários farão o seu melhor”.

No entanto, não importa porque o cronograma é decidido pelo produtor, não eu, e o cronograma apertado é decidido pelo produtor. Algo está errado, não é? Não acho bom que apenas a partitura da música arranjada seja lançada para lançar o jogo original. Acho que tem música de jogo que todo mundo conhece, mas acho que é a música original do jogo.

Eu acho que o jogo é feito lutando para torná-lo um bom jogo até o fim, e querendo que os fãs do jogo gostem quando o comprarem. Não tenho tempo suficiente para o diretor comentar, então acho estranho dizer que não me envolveria de jeito nenhum sem consultar.

Como retuítes e curtidas no SNS etc. também foram proibidos, acho que a Square Enix não pode cuidar bem dos fãs de jogos. Houve muitos comentários e ilustrações muito legais de Balan Wonderworld, mas sinto muito por não poder fazer nada. Sinto muito pelos clientes que compraram o Balan Wonderworld inacabado.

No futuro, acho que se você apenas me mencionar ou me marcar no SNS etc., você poderá reagir. Como estou fazendo um jogo, acho natural fazer um pedido de correção para fazer um bom, e se isso não for possível, acho que é só uma questão de discutir, mas é isso. isto. Eu não acho que o jogo foi cuidado.

Sonic the Hedgehog foi alterado duas semanas antes da versão final para uma especificação que você não morre se você tiver um anel. Para chegar a essa especificação, que todo mundo sabe, eu estava tentando melhorar o jogo até o último minuto, então acho que todos no mundo ainda estão gostando.

São os criadores do jogo que melhoram o jogo até o último minuto, e acho estranho dizer que isso não pode ser feito. Pedi a um advogado que negociasse para apenas comentar sobre o desenvolvimento até o final, mas não ouvi nada, então entrei com um processo na Justiça.

Acho que esse assunto tem muito a ver com os resultados e avaliações que todos conhecem sobre Balan Wonderworld. É realmente uma pena que o trabalho que criei desde o início tenha tal resultado.

Pessoalmente, sinto muito por ter lançado o trabalho inacabado “Balan Wonderworld” para o mundo. Eu queria pensar em várias coisas e colocá-lo em uma forma adequada como um jogo de ação. Acho que Square Enix e Arzest são empresas que não se importam com jogos e fãs de jogos.