O CEO da Grasshopper Manufacture, Goichi Suda (também conhecido como Suda51), disse que há muita atenção no Metacritic atualmente e que isso tem um impacto negativo na originalidade.
Em uma entrevista com o site GamesIndustry.biz (via VGC), Suda e o cocriador de Shadows of the Damned, Shinji Mikami, estavam discutindo por que não houve tantos jogos tão únicos quanto os deles nos últimos anos.
Suda sugeriu que um dos motivos é que as publishers e desenvolvedoras estão se concentrando muito nas pontuações do Metacritic e decidindo jogar pelo seguro e se ater ao que é convencionalmente conhecido por “funcionar” em vez de correr riscos com novas ideias.
“Todo mundo presta muita atenção e se importa muito com as pontuações do Metacritic”, disse ele. “Chegou ao ponto em que há quase uma fórmula definida – se você quer obter uma pontuação alta no Metacritic, é assim que você faz o jogo”.
“Se você tem um jogo que não se encaixa nessa fórmula, nesse escopo de comercialização, ele perde pontos no Metacritic. As empresas maiores podem não querer lidar com esse tipo de coisa. Essa pode não ser a razão principal, mas certamente é uma das razões. Todo mundo se importa muito com os números”, continua Suda. “Pessoalmente, não me importo muito com os números do Metacritic. Não estou realmente consciente deles. O que é importante para nós é lançar os jogos que queremos lançar e ter pessoas jogando os jogos que queremos que elas possam jogar”.
Mikami continuou apontando que, na verdade, há muitos jogos exclusivos que não se encaixam na fórmula típica a que Suda estava se referindo, mas que eles receberam menos atenção porque os jogos de grande orçamento dominam com grandes orçamentos de marketing. “O tipo de jogo que obtém mais suporte de marketing é aquele que precisa atrair o maior público possível”, disse Mikami. “Jogos mais exclusivos não têm realmente a mesma comercialização.”