Ancestors: The Humankind Odyssey recebeu críticas mistas, mas vendeu o suficiente para a Panache Digital considerar uma sequência (ou sequências).
Em entrevista à Official Xbox Magazine (edição de maio de 2020), o criador Patrice Desilets disse que há material suficiente para o estúdio trabalhar em sequências no futuro, e que pelo menos uma sequência já foi feita no papel e no painel de design. É apenas uma questão de “quando”:
“Nós não passamos por toda a evolução humana, então ainda há alguns anos para enfrentarmos as sequências no futuro, porque o jogo termina há cerca de dois milhões de anos atrás, então ainda temos dois milhões de anos para cobrir… então vamos ver. Vamos ver se fazemos [uma sequência] no futuro. No papel, no quadro de design, está feito. Agora é só uma questão de ver quando vamos fazer isso”.
Desilets também falou sobre os desafios envolvidos em enfrentar um mundo antigo em um videogame.
“A dificuldade de recriar a África há dez milhões de anos é o fato de ser orgânico, não há arquitetura. Um computador prefere ângulos de 90 graus e, como jogador, também é mais difícil ler um espaço realmente orgânico. Esse foi o principal desafio: como tornamos o espaço do jogo legível para os jogadores, para que eles possam eventualmente fazer escolhas. Quanto aos animais, como não tenho uma equipe de 800 pessoas, tivemos que criar situações e soluções inteligentes para dar a impressão de comportamentos complexos de animais”.