Square Enix

A Square Enix tem o costume de divulgar uma mensagem de Ano Novo de seu presidente. Em 2022 e 2023, a empresa tinha um desejo de ir atrás da tecnologia de blockchain e NFT. Agora, em 2024, com o seu novo presidente Takashi Kiryu, a inteligência artificial (IA) é destacada na mensagem.

Leia a mensagem de Ano Novo da Square Enix na íntegra a seguir (via site oficial):

Gostaria de começar desejando a todos um feliz ano novo.

A vida das pessoas melhorou em 2023, graças ao abrandamento da pandemia da COVID-19, depois de ter durado tanto tempo, e ao levantamento das restrições que desencadeou. Ao mesmo tempo, 2023 foi também um ano de tumulto exemplificado por uma intensificação dos riscos geopolíticos e por uma inflação acentuada resultante, em parte, das medidas de política monetária tomadas pelos bancos centrais que lutam contra a pandemia. Regiões, países e até nós, como indivíduos, encontrámo-nos num momento de transição, enquanto o mundo lutava para estabelecer como seria o “novo normal” após a pandemia.

Com o aumento da incerteza na sociedade como um todo, a mudança também estava em curso no domínio do entretenimento digital, onde posicionamos o nosso negócio principal. Em 2023, assistimos ao lançamento de produtos e serviços atrativos em múltiplos domínios onde a comercialização e a adoção de tecnologias emergentes pareciam uma eventualidade mais distante. O potencial dessas ofertas também atraiu maior atenção do que nunca.

Por exemplo, embora o domínio da realidade ampliada (XR) se tivesse desenvolvido anteriormente principalmente em torno de aplicações empresariais para o metaverso e outros espaços virtuais, 2023 viu o surgimento de muitos novos serviços que fundem espaços virtuais com o mundo real. Um exemplo disso é a forma como o setor de arquitetura, que antes tinha integração limitada de XR em seus negócios, passou a adotar cada vez mais essas tecnologias porque elas permitem a conversão de estruturas arquitetônicas do mundo real em dados, um processo também facilitado pelo uso generalizado de drones comerciais. No domínio do entretenimento digital, onde o foco tem sido o pioneirismo no desenvolvimento de novos conteúdos, o valor experiencial do próprio conteúdo digital aumentou dramaticamente à medida que chegaram ao mercado dispositivos capazes de oferecer experiências ainda mais imersivas e realistas usando realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). O próximo passo será aplicar estas tecnologias a novas formas de conteúdo que fundam os mundos real e virtual.

A inteligência artificial (IA) e as suas potenciais implicações têm sido, durante algum tempo, em grande parte temas de debate académico. No entanto, a introdução do ChatGPT, que permite a qualquer pessoa produzir facilmente textos ou traduções ou envolver-se em diálogos baseados em texto, desencadeou a rápida disseminação de IAs generativas. O seu lançamento tornou evidente que a aplicabilidade da IA generativa não se limitava de forma alguma ao texto, e os meses subsequentes assistiram a uma rápida sucessão de lançamentos de novos serviços e conteúdos que expandiram a IA generativa para uma variedade de domínios com laços estreitos com o entretenimento digital, incluindo imagens, vídeo e música. Acredito que a IA generativa tem o potencial não só de remodelar o que criamos, mas também de mudar fundamentalmente os processos pelos quais criamos, incluindo a programação.

Como tal, 2023 foi um ano de inúmeras inovações no domínio do entretenimento digital. Foi também um ano marcante para o GRUPO SQUARE ENIX, pois ambos comemoramos nosso 20º aniversário e também iniciamos um novo caminho sob a equipe de gestão que chefio.

Desde que assumi as funções de presidente e diretor representante da SQUARE ENIX HOLDINGS em junho de 2023, tenho trabalhado para reavaliar todo o nosso Grupo. Clientes, acionistas, investidores, funcionários e outras partes interessadas compartilharam generosamente seu tempo e suas percepções em diversas ocasiões para me ajudar a fazer isso. Estas percepções ajudaram-me a identificar a direção que deveríamos tomar para alcançar um maior crescimento e a começar a estabelecer as bases para tornar isso uma realidade.

Em nosso negócio de Entretenimento Digital, estamos trabalhando para fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento e publicação de conteúdo.

No que diz respeito ao desenvolvimento de conteúdos, estamos trabalhando não só para examinar a nossa linha existente de títulos em desenvolvimento, mas também para implementar as capacidades para garantir que os esforços de desenvolvimento que ainda não começaram resultam em produtos e serviços que satisfaçam as expectativas dos nossos clientes mais do que nunca. Especificamente, começamos a otimizar os nossos recursos em toda a nossa cadeia de desenvolvimento, a fim de acelerar um esforço que já estava em curso para reforçar as nossas capacidades de desenvolvimento interno. Também estamos ampliando o compartilhamento de conhecimento com o objetivo de padronizar nossos processos e aumentar nossa eficiência.

No lado editorial, que consiste nas nossas funções de vendas e marketing, estamos trabalhando para permitir uma maior colaboração global e para promover a mudança para o digital. Ao partilhar informações dentro do nosso Grupo sobre as características únicas dos diferentes mercados geográficos e sobre as melhores práticas para as abordar, estamos a reforçar as nossas capacidades editoriais a nível global. Vemos isto como um meio eficaz não só para maximizar as nossas vendas de novos títulos, mas também para entregar o nosso rico catálogo a mais clientes e, por sua vez, expandir a base de fãs para o intelecto do nosso Grupo.

No lado editorial, que consiste nas nossas funções de vendas e marketing, estamos trabalhando para permitir uma maior colaboração global e para promover a mudança para o digital. Ao partilhar informações dentro do nosso Grupo sobre as características únicas dos diferentes mercados geográficos e sobre as melhores práticas para as abordar, estamos a reforçar as nossas capacidades editoriais a nível global. Vemos isto como um meio eficaz não só para maximizar as nossas vendas de novos títulos, mas também para entregar o nosso rico catálogo a mais clientes e, por sua vez, expandir a base de fãs das propriedades intelectuais (IP) do nosso Grupo.

Também estamos trabalhando para implementar estruturas organizacionais que permitirão uma colaboração mais estreita entre nossas funções de desenvolvimento de conteúdo e publicação. Nosso objetivo é encontrar um equilíbrio entre uma abordagem orientada para o produto e uma abordagem orientada para o mercado, para que possamos compartilhar as opiniões dos clientes com nossa equipe de desenvolvimento de conteúdo e, assim, criar conteúdo que deixe nossos clientes ainda mais felizes do que nunca.

Também pretendemos ser agressivos na aplicação de IA e outras tecnologias de ponta tanto no nosso desenvolvimento de conteúdo como nas nossas funções de publicação. No curto prazo, o nosso objectivo será aumentar a nossa produtividade de desenvolvimento e alcançar maior sofisticação nos nossos esforços de marketing. A longo prazo, esperamos aproveitar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo para os consumidores, pois acreditamos que a inovação tecnológica representa oportunidades de negócios.

Com foco em quadrinhos, nosso negócio de Publicação oferece conteúdo que abrange uma ampla variedade de gêneros, tanto em formato digital quanto impresso. Enquanto isso, nosso negócio de diversão oferece entretenimento do mundo real, principalmente por meio de suas instalações de diversão TAITO STATION. Ambos os negócios permitem-nos alcançar amplos segmentos de clientes, além daqueles que se envolvem com o nosso negócio de Entretenimento Digital, reforçando assim a notoriedade do nosso Grupo. Ajudam-nos a transmitir o apelo do nosso conteúdo de uma forma mais multidimensional, o que considero vital. Estas empresas têm naturalmente sinergias potenciais com o nosso entretenimento digital e outras empresas, e também desempenham um papel na nossa abordagem multifacetada para alavancar a nossa propriedade intelectual, inclusive através de adaptações de filmes e animações. Como tal, vejo-os como capazes de contribuir para o crescimento do nosso Grupo e pretendo continuar a apostar neles.

Em termos de novos domínios de negócios, identificamos anteriormente três campos de investimento focados, nomeadamente entretenimento blockchain/Web 3.0, IA e nuvem. No ano passado, redefinimos a nossa missão e objetivos abrangentes para estes três campos. Estamos actualmente a trabalhar para modificar a nossa estrutura organizacional e optimizar a alocação de recursos para apoiar estes esforços.

Além dos nossos campos de investimento focados, também nos esforçaremos para criar mecanismos que nos permitam diversificar as nossas fontes de rendimentos. Estas iniciativas serão os determinantes mais importantes da capacidade do nosso Grupo de se adaptar de forma flexível a um ambiente de negócios em mudança e de continuar a criar conteúdos de alta qualidade. Eles também nos ajudarão a criar um ambiente que permita que cada um de nossos funcionários demonstre toda a sua individualidade e criatividade.

Muitas das iniciativas que foram realizadas em 2023 foram concebidas para reunir todo o nosso Grupo para criar conteúdos que satisfaçam verdadeiramente os nossos clientes e para estabelecer as capacidades para entregar esse conteúdo ao maior número possível de clientes.

2024 marcará o ponto de partida para o nosso Grupo alcançar avanços adicionais e maior crescimento. Articularemos nossa nova estratégia corporativa na forma de um Grande Projeto e nos dedicaremos à execução de cada uma de nossas iniciativas. Nunca temendo a mudança e sempre mantendo uma mentalidade desafiadora, trabalharemos juntos para impulsionar nossos negócios.

Desejo a você tudo de melhor para o novo ano.

Takashi Kiryu
Presidente e Diretor Representante
SQUARE ENIX HOLDINGS CO., LTD.