Square Enix Yosuke Matsuda

O presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, publicou uma nova mensagem de Ano Novo no site oficial da companhia.

Nela, da mesma forma que no ano passado, Matsuda fala sobre blockchain games, NFT (Non-Fungible Tokens) e outros planos da companhia no geral.

Leia a mensagem na íntegra a seguir.


Gostaria de começar desejando a todos um Feliz Ano Novo.

Países ao redor do mundo experimentaram inflação crescente em 2022. O Fed dos EUA acelerou o ritmo de seu esforço de redução no início do ano, e a subsequente invasão da Ucrânia pela Rússia resultou em maior risco geopolítico que elevou os preços dos recursos e causou interrupções na cadeia de suprimentos. O Fed e outros bancos centrais embarcaram em uma rodada de aumentos rápidos das taxas de juros que estimularam um aumento substancial nas taxas de juros de longo prazo. Os preços das ações despencaram, especialmente no setor de tecnologia, e os IPOs pararam. Esta cadeia de eventos continua a lançar uma grande sombra sobre os mercados de capitais globais. O impacto em nossas vidas no Japão também aumenta a cada dia que passa, pois a dramática depreciação do iene aumentou os preços das matérias-primas importadas, provocando mais inflação.

Surgindo no momento em que víamos sinais promissores de que o mundo está se movendo além dos três anos da pandemia do COVID-19, essas tremendas mudanças no ambiente macroeconômico também representam uma variedade de riscos para a indústria de entretenimento digital. Em particular, a escassez de semicondutores restringiu os suprimentos de hardware, o que teve um impacto mais do que insignificante na operação dos negócios do nosso Grupo. Dirigir nossos negócios em meio a essa incerteza continua sendo um desafio. No entanto, esperamos que essas condições melhorem no início da primavera, o que esperamos seja um vento favorável para a realização do plano de negócios de médio prazo do nosso Grupo, que pode ser encontrado aqui.

Com base nessa compreensão de nosso ambiente, atribuímos dois propósitos ao ano de 2022. O primeiro foi estabelecer as bases para nosso ano fiscal de abril de 2023 a março de 2024, que é o último ano de nosso atual plano de negócios de médio prazo. A segunda era implementar reformas estruturais que pareciam ainda mais distantes. Por esses motivos, realizamos uma grande revisão em nossas organizações de desenvolvimento e publicação, com foco em nosso principal negócio de entretenimento digital existente.

Do lado do desenvolvimento, vendemos três estúdios – Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal – bem como propriedade intelectual associada ao Embracer Group em agosto do ano passado. O objetivo desse desinvestimento era concentrar ainda mais nossos recursos, já que a crescente sofisticação e complexidade do desenvolvimento de jogos tornou esses empreendimentos mais caros. Este desinvestimento representa parte das reformas estruturais acima mencionadas e foi concebido para efetuar mudanças fundamentais em nosso portfólio de estúdios.

Também começaremos a reconfigurar o portfólio de títulos do nosso Grupo para médio e longo prazo. Para isso, vamos acelerar nossos esforços para fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento interno, expandindo ainda mais nosso pool de talentos internos, ao mesmo tempo em que concentramos mais rapidamente nossos recursos no desenvolvimento de títulos competitivos globalmente. O notável crescimento na escala do desenvolvimento de jogos modernos tornou mais importante do que nunca elevar os conjuntos de habilidades e concentrar os esforços de nossas equipes de desenvolvimento.

O desinvestimento de estúdios e o fortalecimento de nossas capacidades internas de desenvolvimento podem, à primeira vista, parecer movimentos conflitantes entre si. No entanto, devemos revisitar de forma flexível e constante nosso portfólio de títulos de médio/longo prazo e os estúdios de desenvolvimento que o criam à luz do ambiente em que nos encontramos. Como tal, ambos os movimentos são essenciais para que nosso Grupo continue a oferecer entretenimento que atenda às necessidades de um mundo em evolução. Continuaremos a revisar nossa organização de desenvolvimento e usar fusões e aquisições e outros métodos para otimizar nosso portfólio de estúdio por meios orgânicos e inorgânicos, garantindo assim que continuemos a fortalecer nossas capacidades de desenvolvimento interno.

No lado editorial, estamos nos afastando do modelo anterior baseado em geografia e função, no qual nossas organizações editoriais japonesas e ocidentais operavam independentemente umas das outras. Em vez disso, estamos criando uma organização editorial global de ponta a ponta baseada no conceito de “One Square Enix”. Lançamos essa nova estrutura no final do ano passado em estreita cooperação entre nossos dois Chief Publishing Officers (CPOs), uma função recém-criada. Empreendemos mudanças especialmente profundas na estrutura organizacional de nossas operações ocidentais, adotando uma estrutura de vendas e marketing otimizada para corresponder ao novo portfólio de estúdios criado pelo desinvestimento de nossos três estúdios no exterior. Estamos expandindo nossas funções para que possamos capturar o máximo possível das vantagens da mudança digital que vem ganhando força desde o início da pandemia.

Ao fortalecer simultaneamente nossas organizações de desenvolvimento e publicação, iremos aprimorar ainda mais a presença de nosso grupo como uma editora global e obter um novo crescimento para nosso principal negócio de entretenimento digital existente.

Em termos de novos domínios de negócios, nomeamos três campos de investimento de foco em nosso plano de negócios de médio prazo. Entre eles, estamos mais focados no entretenimento blockchain, ao qual dedicamos investimentos agressivos e esforços de desenvolvimento de negócios. Olhando externamente, acho que é justo dizer que blockchain ganhou reconhecimento significativo como um campo em 2022, como evidenciado por “Web 3.0” se tornar uma palavra da moda firmemente estabelecida entre os empresários. No entanto, o ano também viu volatilidade nos mercados de criptomoeda e NFT (token não fungível) que acompanharam as mudanças dramáticas na macroeconomia descritas acima. A segunda metade do ano, em particular, produziu uma série sombria de notícias com conexões blockchain, incluindo o escandaloso pedido de falência da FTX em novembro.

Na esteira desses desenvolvimentos, ouvimos rumores de alguns países sobre as primeiras medidas para regulamentar esses negócios com mais rigor. No Japão, por sua vez, o impulso para incentivar esses negócios ganhou força, liderado pelo governo. Em junho de 2022, o gabinete japonês assinou um plano chamado “Programa de Política Prioritária para a Realização de uma Sociedade Digital”, que inclui redação sobre a criação de um ambiente para promover o conceito da Web 3.0, incluindo o uso de NFTs baseados na tecnologia blockchain. A Agência Digital do Japão também lançou um grupo de estudo da Web 3.0.

Novas tecnologias e estruturas levam à inovação, mas também criam confusão considerável. Tendo superado essas marés sociais, algumas dessas tecnologias e estruturas gradualmente se tornam parte da vida das pessoas, dando origem a novos negócios e crescimento. Após a empolgação e a alegria que cercaram os NFTs e o metaverso em 2021, 2022 foi um ano de grande volatilidade no espaço relacionado ao blockchain. No entanto, se isso se revelar uma etapa de um processo que leva à criação de regras e a um ambiente de negócios mais transparente, certamente terá sido para o bem do crescimento do entretenimento blockchain.

Manter um olhar atento sobre essas mudanças ambientais enquanto considera de uma perspectiva de nível superior o que a Web 3.0 e o entretenimento blockchain realmente representam apresenta uma visão diferente do que se nos concentrarmos neles apenas em termos de investimento tecnológico ou especulativo. Como eu disse na carta de Ano Novo do ano passado, se considerarmos que os jogos tradicionais foram centralizados, os jogos em blockchain devem operar com base em um modelo descentralizado autossustentável. É esse conceito, essa filosofia que considero fundamental.

Isso quer dizer que tipo de novas experiências e novas emoções nosso negócio de entretenimento digital pode oferecer aos nossos clientes por meio de seus esforços de desenvolvimento de jogos e outros empreendimentos sob o conceito autossustentável e descentralizado é extremamente importante.

Vários eventos de jogos de blockchain realizados no exterior produziram recentemente uma discussão mais ativa do que nunca sobre o que torna os jogos emocionantes e como é a comunidade de usuários. O mercado foi impulsionado mais por investidores especulativos do que por gamers até 2021. Ou seja, o conteúdo que estava na vanguarda foi criado com base na premissa de que blockchain e NFTs deveriam resultar em monetização. No entanto, após a turbulência acima mencionada no setor de criptomoedas, agora há uma tendência de ver a tecnologia blockchain como um mero meio para um fim e discutir o que precisa acontecer para atingir o objetivo de oferecer novas experiências e entusiasmo aos clientes. Eu vejo isso como um desenvolvimento muito benéfico para o crescimento futuro da indústria.

Nosso grupo tem vários jogos de blockchain baseados em IPs originais em desenvolvimento, alguns dos quais anunciamos no ano passado, e estamos realizando preparativos que nos permitirão revelar ainda mais títulos este ano. Também estamos envolvidos no fornecimento global de uma perspectiva de investimento e continuaremos a ter participações em negócios promissores, quer os encontremos no Japão ou no exterior. Blockchain tem sido um objeto de alegria e uma fonte de turbulência, mas com isso no espelho retrovisor, esperamos que os jogos blockchain façam a transição para um novo estágio de crescimento em 2023.

Por fim, gostaria de observar que 2023 é um ano marcante para nós, pois marca o 20º aniversário da fusão da Enix e da Square. Em um cenário de mudanças vertiginosas em nosso ambiente de negócios, alcançamos um crescimento significativo impulsionado pelas inúmeras oportunidades que surgiram nas últimas duas décadas. Nosso Grupo pretende alcançar um maior crescimento continuando nossa evolução e transformação autossustentáveis enquanto permanecemos atentos às mudanças que ocorrerão na próxima década e além. Iremos impulsionar nossos negócios com o objetivo de fazer de 2023 um ano de grande evolução e transformação.

Desejo-lhe tudo de bom para o novo ano.

Yosuke Matsuda

Presidente e Diretor Representante,

SQUARE ENIX HOLDINGS CO., LTD.