PlayStation Portal

Um grupo de engenheiros do Google descobriu como hackear o PlayStation Portal para fazê-lo rodar jogos localmente – no caso, via emulador de PSP.

O PlayStation Portal é um dispositivo usado somente por streaming para permitir que os jogadores transmitam seu PS5 para o portátil via Remote Play e, assim, jogar longe da TV. Como tal, o hardware não oferece opções para salvar jogos ‘offline’, oferecendo funcionalidade de streaming e nada mais.

No entanto, o pesquisador de vulnerabilidades na nuvem do Google, Andy Nguyen, revelou agora que ele e uma pequena equipe de outros engenheiros do Google conseguiram hackear o dispositivo para jogar localmente. Especificamente, a equipe conseguiu fazer com que o PlayStation Portal instalasse o emulador PPSSPP, que roda jogos PSP, e execute-o nativamente, sem uma conexão online.

De acordo com Nguyen, o hack foi feito a nível de software, o que significa que o hardware não foi adulterado de forma alguma e não há planos para liberar o hack. Ele também observa que o PlayStation Portal, que roda em um sistema operacional de Android, tem cerca de 6 GB de armazenamento interno – visto que foi projetado como um dispositivo de streaming, provavelmente será usado principalmente para o sistema operacional e quaisquer atualizações futuras do sistema.

O PlayStation Portal já está disponível. No entanto, o dispositivo não foi lançado de forma oficial no Brasil, portanto só é possível encontrá-lo através de importadoras.