Um novo relatório do site IGN revela que a PlayStation tem trabalhado em uma série de iniciativas para melhorar suas relações com estúdios menores, incluindo um compromisso contínuo para “reduzir a complexidade” quando se trata de comunicação, um sistema de tíquetes de suporte mais modernizado e melhores análises de dados para ajudar a informar as equipes sobre o desempenho de seus títulos na PS Store.
Em julho de 2021, foi reportado que vários estúdios indie enfrentavam problemas ao tentar publicar nas plataformas da Sony, o que estava afastando muitos do ecossistema. Mas, desde então, as coisas têm melhorado: “eles estavam obviamente arrasados com a notícia, e estava claro que os gerentes de conta da Sony trabalharam por muito tempo para levar adiante muitas das ideias que os desenvolvedores independentes sinalizaram nessas discussões iniciais”, disse David Logan da Akupara Games ao site IGN.
Os tempos de resposta caíram desde então, com a Sony planejando cinco dias, mas em média retornando às equipes dentro de 24 a 48 horas. Considerando que alguns estúdios reclamaram que estavam esperando até nove meses por uma resposta, isso é uma melhoria significativa. Da mesma forma, o fabricante está em processo de transição para um novo sistema que deverá, com sorte, tornar o processo de envio de informações do jogo significativamente mais simplificado.
Também se falou da PlayStation desconsiderar algumas equipes quando se trata de descontos e promoções, mas de acordo com o site IGN mais estão tendo a oportunidade de participar agora, o que talvez se tenha refletido nas vendas maiores da PS Store nos últimos tempos. Vale a pena mencionar que as equipes ainda não têm a capacidade de descontar títulos em seus próprios termos, no entanto, o que significa que ainda estão em dívida com o fabricante em termos de prazos de quaisquer negócios.
E apesar dos desenvolvedores estarem satisfeitos com a adição de novas guias de descoberta na PS Store, como a lista de novos jogos do PS5, muitos ainda acham que a Sony tem muito a ser feito para se igualar a lojas rivais como a Steam.