Lance McDonald, modder conhecido principalmente pela comunidade da série Souls, revelou que o PlayStation 5 foi desbloqueado.
De forma similar ao que acontece com o desbloqueio do PS4, é preciso estar em um firmware mais antigo – no caso, o de versão 4.03. Como o PS5 adota um novo tipo de numeração para as atualizações (22.02-06.00.00 sendo a última), não sabemos exatamente qual firmware é esse. Firmwares mais recentes não funcionarão com esse desbloqueio, pois ele acontece via um exploit Webkit.
Além disso, apesar do desbloqueio, ele é bastante instável. Segundo a fonte postada por Lance McDonald, cerca de 70% do tempo há problemas. Também é muito importante ressaltar que não é possível executar códigos, sendo que o desbloqueio no momento permite apenas ler e escrever.
De qualquer forma, esta notícia serve como curiosidade e informação. Não recomendamos que modifique o seu PS5 ou instale softwares que não sejam os oficiais disponibilizados pela Sony.
Atualização: há informações de que esse exploit foi encontrado há um tempo e divulgado para a própria Sony pelos hackers para obter alguma forma de recompensa. Por conta disso, os firmwares mais recentes do console não possuem essa brecha. Ou seja, o desbloqueio funciona nos firmwares antigos, mas você não precisa se preocupar com PS5 rodando jogos piratas ou servidores multiplayer com cheaters.
It's… beautiful.
The PlayStation 5 has been jailbroken. pic.twitter.com/54fvBGoQGw
— Lance McDonald (@manfightdragon) October 3, 2022