Órgão PEGI fornece alternativa para seu problema com as taxas do PS Vita

PS Vita

Há algumas semanas, noticiamos que órgão PEGI, responsável em classificar os games em faixas etárias na Europa, realizou uma alteração em suas taxas. A partir de agosto, o PS4 fará parte do chamado sistema “IARC” e a categoria “jogo casual” será removida. Na prática, o custo de pedir a classificação de um jogo de PS Vita subirá de 250 euros para 1.450 euros, pois o Vita não fará parte do IARC.

Para dar suporte aos desenvolvedores que ainda querem lançar jogos na plataforma, o órgão PEGI ofereceu uma alternativa. Agora, aqueles que pedirem a classificação via online, podem fazê-la pelo custo de 450 euros – os outros 1.000 serão descontados. A informação foi dada pelo desenvolvedor Fabrice Breton, da COWCAT Games.

No entanto, apesar dessa boa notícia, a Ratalaika Games – empresa que divulgou originalmente o problema com o PEGI – comentou que, na prática, pouca coisa mudará.

O motivo disso é que o sistema de controle de qualidade (que aprova o lançamento de novos jogos) do PS Vita ainda encontra-se fechado (provavelmente devido à pandemia do coronavírus). Isso somado ao fato de que o PlayStation 5 está a caminho, a companhia conclui que o melhor a ser feito é transferir os recursos para desenvolver títulos para o novo console.