PS Vita

A Ratalaika, publisher conhecida por ainda lançar diversos jogos no PS4 e PS Vita (com cross-buy), anunciou que talvez isso seja encerrado em breve.

O motivo disso é que o órgão PEGI, responsável em classificar os games em faixas etárias na Europa, realizou uma alteração em suas taxas. A partir de agosto, o PS4 fará parte do chamado sistema “IARC” e a categoria “jogo casual” será removida. Na prática, o custo de pedir a classificação de um jogo de PS Vita subirá de 250 euros para 1.450 euros, pois o Vita não fará parte do IARC.

Anteriormente, com o custo de 250 euros por 1 jogo, a venda da edição física cobria facilmente esse gasto. Porém, com a alteração, todos os jogos de PS Vita significarão perda de dinheiro.

A Ratalaika nos respondeu dizendo que, apesar de ser algo exclusivo da Europa, ela não deseja que um jogo seja lançado nas Américas e o mesmo não aconteça na Europa.

Uma decisão final ainda não aconteceu, portanto o futuro é incerto. Muitas pessoas nos comentários sugeriram da publisher abrir uma campanha de arrecadação para cada jogo a fim de cobrir os gastos, mas não receberam uma resposta da Ratalaika.

Considerando que a Ratalaika é uma companhia que está acostumada a lançar jogos de PS Vita (e outras plataformas), fica evidente que outras publishers e desenvolvedores independentes terão a mesma dificuldade.

Winz.io