PS5 Logo

O surto de coronavírus de Wuhan na China pode afetar a fabricação e o envio do PlayStation 5 e Xbox Series X ao redor do mundo, que estão com lançamento previsto para o final deste ano. O surto viral impactou amplamente a China continental e seu setor manufatureiro. Se o atraso não acontecer, a quantidade de consoles à venda pode ser baixa.

Uma observação da empresa de serviços financeiros do Jeffries Group explicou o possível atraso:

Atualmente, o setor de videogames está fabricando, ou começando a fabricar, uma mudança de geração de produto que acontece “uma vez em vários anos” para a temporada de férias de 2020. Se os fechamentos [das empresas] excederem um mês ou mais, a programação do videogame ficará atrasada. Os novos consoles também podem sofrer problemas de fornecimento devido a uma interrupção prolongada, antes dos lançamentos planejados para o outono (primavera brasileira) de 2020.

Muito antes do lançamento, é difícil dizer exatamente como o surto atual afetará a produção de consoles de última geração. A China é o principal fabricante da grande maioria dos produtos eletrônicos, incluindo os componentes internos, como o SSD que o PS5 usará. Já foi relatado que o surto de coronavírus provavelmente afetará o cronograma de produção do próximo iPhone, já que a Foxconn (o principal fabricante do iPhone) começa a colocar em quarentena seus trabalhadores.

Embora não seja esperado que os consoles de última geração estejam nas linhas de montagem ainda, o desligamento da empresa devido ao surto de vírus pode criar um efeito cascata que passa para o planejamento e produção futuros. Essa ondulação pode se estender para suprir a falta de consoles de última geração.

O Grupo Jeffries afirmou que “cerca de 30 a 50% da criação de arte nos jogos ocidentais é feita na China” e cerca de 100% da produção de hardware ocorre no país. Isso significa que não apenas os consoles podem demorar, mas também os jogos que serão lançados com os consoles.

A Nintendo já anunciou atrasos no envio do Switch devido ao coronavírus, bem como um atraso no port de The Outer Worlds para a plataforma.

Atualmente, existem mais de 600 mortes confirmadas de coronavírus, a grande maioria localizada na China continental. Mais de 31.000 pessoas foram relatadas como infectadas. A China ainda está lutando para conter o surto dentro do país, embora apenas cerca de 200 casos tenham sido relatados fora do país asiático.

Winz.io