PS5 Logo

Os escassos componentes aumentaram os custos de fabricação do PlayStation 5 para cerca de 450 dólares por unidade, de acordo com um relatório da Bloomberg (via Gematsu) citando “pessoas com conhecimento do assunto”.

Enquanto a Sony Interactive Entertainment normalmente finaliza o preço de um console em fevereiro do ano de lançamento, seguido pela produção em massa no outono brasileiro, a Bloomberg relata que a empresa está adotando uma abordagem de esperar para ver o que pode ser feito com o PlayStation 5.

Estima-se que o PlayStation 4, lançado em novembro de 2013 por 399 dólares, tenha custado 381 dólares. Se o PlayStation 5 tiver uma margem bruta semelhante, seu preço de varejo deverá ser de pelo menos 470 dólares.

De acordo com o site Bloomberg, a maior luta da Sony Interactive Entertainment é garantir um suprimento confiável de memória flash NAND e DRAM, pois ambos têm alta demanda.

Alguns funcionários da Sony Interactive Entertainment acham que o novo console deve ser vendido com prejuízo, se necessário, para coincidir com o preço do Xbox Series X da Microsoft, já que a plataforma se beneficiaria com a venda de software e serviços online, enquanto outros prefeririam que o hardware obtivesse lucro desde o começo.

Embora a maioria dos componentes da plataforma esteja supostamente definidos, incluindo o sistema de refrigeração “incomumente caro” para “garantir que a dissipação de calor dos poderosos chips alojados no console não seja um problema”, a Bloomberg cita “várias pessoas com conhecimento do assunto” que disseram que alguns recursos planejados anteriormente para uma nova câmera sem espelho foram cancelados devido ao fornecimento restrito de DRAM.

O surto de coronavírus não teve nenhum impacto até agora na preparação para a produção do PlayStation 5, mas a empresa ainda não decidiu quantas unidades fabricará no primeiro ano.

Bloomberg cita “pessoas do ramo PlayStation” que disseram que um fator-chave na determinação do preço do PlayStation 5 será o preço da Microsoft com o Xbox Series X.

O site também informa que muitos dos jogos lançados para o PlayStation 5 também estarão disponíveis para jogar no PlayStation 4.

Além do PlayStation 5, a Bloomberg informa que a Sony Interactive Entertainment também planeja lançar uma nova versão do PlayStation VR algum tempo após o lançamento do PlayStation 5.

Há informações de que há pressão do CFO da Sony Corporation, Hiroki Totoki, para fornecer mais transparência e informações antes do lançamento do PlayStation 5 neste fim de ano, o que causou alguns problemas internos.

Totoki disse que o plano da Sony de fornecer orientação sobre as perspectivas dos negócios de jogos para o novo ano fiscal não é diferente do passado recente, o que significa que deveremos ter novidades no fim de abril.

Winz.io