O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
Quando o Dead Space original invadiu os pesadelos das pessoas que jogam no mundo inteiro, o título se tornou um clássico instantâneo. E um dos grandes motivos para isso são os monstros extremamente memoráveis. A crítica especializada elogiou os necromorfos por serem incansavelmente aterrorizantes, além de citar a capacidade de desmembrar os oponentes como uma mecânica de jogabilidade inovadora e de enorme potencial.
Com o remake do Dead Space, da Motive, rastejando cada vez mais perto do lançamento, conversamos com o pessoal da nossa equipe de desenvolvimento para saber como a nova versão deixa os necromorfos ainda mais (sim, mais) aterrorizantes.
O PAVOR FAMILIAR
Mas antes, precisamos perguntar o que faz dos necromorfos criaturas tão memoráveis. “Acho que o que destaca os necromorfos dos outros inimigos de jogos de terror”, diz Nate Burnett, diretor técnico de animação, “é que há uma natureza estranhamente realista neles. Eles têm partes mutiladas da anatomia humana reorganizadas sob outras formas, então são relativamente plausíveis.”
“Certo, eles eram humanos originalmente,” afirma Sam Compain-Eglin, líder de arte de personagens. “E ainda dá para ver as partes humanas neles, algumas só estão levemente distorcidas, como o Talhador: os membros crescem rapidamente, mas ainda são humanos. Acho que isso é muito diferente.”
“A aparência deles nos lembra o gênero de terror biológico”, concorda Mike Yazijian, diretor de arte. “Há uma familiaridade perturbadora neles.”
O design geral destes horrores também será perturbadoramente familiar a quem é fã do original. “Foi importante manter a silhueta icônica e feições reconhecíveis de cada necromorfo”, disse Yazijian. “Nossa meta era reter o visual geral e o design icônico de personagens, ao mesmo tempo em que melhoramos a fidelidade visual.”
O NOVO E ASSUSTADOR
Mas trata-se de um remake, lembre-se. Não é apenas uma remasterização. Então você também encontrará muitas novas qualidades aterrorizantes para assombrar os seus sonhos. A principal é o que a equipe chama de sistema de “descascar”: Em poucas palavras, estas criaturas foram criadas com camadas de carne, músculo e osso, que são reveladas à medida que sofrem dano.
“Nós modelamos cada necromorfo desde a estaca zero”, diz Yazijian, “a partir do sistema do esqueleto. Nós modelamos os órgãos internos, carne, tendões, camadas de gordura subcutânea e pele. Todos estes elementos podem ser ‘descascados’ em pedaços durante o combate.”
“Normalmente, os jogos passam uma quantidade limitada de informação quando você atira em um inimigo”, explica Pierre-Vincent Belisle, líder de tecnologia de jogabilidade. “O que nós queríamos era que os próprios necromorfos mostrassem, sem uma barra ou número de pontos de vida, quanto de dano eles sofreram. Assim você pode averiguar visualmente o personagem e concluir, ‘é melhor mirar nesta área, porque está enfraquecida'”.
E o resultado é incrivelmente horripilante, mostrando detalhes notáveis. A carne pode ser esfolada e os ossos quebrados, às vezes deixando um membro balançando por um fio. É um efeito visual impressionante, mas o sistema de descascar não é apenas para a ambientação.
“Está lá para dar mais profundidade ao sistema de desmembramento”, diz Burnett, “mas também é complementar. Isso possibilita que outras armas no jogo, que não cortam diretamente, possam ter um grande impacto e ser tão divertidas quando a cortadora de plasma. Então eu acho que isso contribui muito para elevar a qualidade de vários elementos do jogo.”
É claro, para chegar a esse ponto, é preciso ter muito conhecimento de anatomia… e realizar pesquisas perturbadoras. “Nós reunimos e analisamos um número enorme de fotografias e vídeos de cenas de crimes e acidentes”, conta Yazijian. “Nós vimos uma quantidade nauseante de conteúdos terríveis.”
Mas a capacidade de remover camadas de carne de necromorfos não é a única novidade dos nossos amigos grotescos. O sistema de desmembramento, por exemplo, ganhou sua própria melhoria. “A gente queria definir um novo padrão para desmembramento em jogos”, afirma Belisle. “Então, quando Isaac corta um inimigo em pedaços, esse modelo de personagem realmente é cortado em pedaços. Não é um truque.” Isso exigiu uma tecnologia que, em sua essência, faz com que os necromorfos sempre estejam interagindo com a gravidade, com o ambiente e sua própria musculatura. “Eles têm um esqueleto com músculos que se deformam em resposta a qualquer objeto com o qual interagem”, diz ele. “Então, quando você vê um necromorfo andando pelo corredor e ele se aproxima da parede, não é uma animação que puxa o braço para o corpo, é a física da parede que age contra o personagem.”
E enquanto a equipe garante que os necromorfos se comportem de forma autêntica ao jogo original, quem já jogou o Dead Space também encontrará algumas surpresas aqui. “Coisas vão acontecer na nave, encontros, sustos ou apenas efeitos sonoros, que vão mudar de jogo para jogo ou da visita de um compartimento para outro”, explica Belisle.
“O objetivo era ter a capacidade de criar uma experiência fiel à memória de quem jogou o original”, complementa Joel MacMillan, diretor de execução, “ao mesmo tempo em que mantemos o seu nível de ansiedade”.
MANTENHA A CALMA E CONTINUE A LUTAR
Você pode achar que isso fará os encontros com os necromorfos ainda mais angustiantes do que no original. E você estaria certo. Até a equipe que criou as criaturas morre de medo de encontrar os monstros nos corredores sombrios da Ishimura.
“Provavelmente o que eu mais odiaria encontrar é o Saltador”, diz Burnett. “É muito fácil perder a noção de onde eles estão, ainda mais se tiver mais que um inimigo no compartimento. E eles são muito vigorosos: podem escalar o teto e descer pela parede ao seu lado… é aí que eu uso as armas mais potentes. Tipo, atirar em volta de você tudo que tiver de explosivo.”
Mas se isso servir de alívio, lembre-se que, ainda que a tecnologia atual tenha dado uma vida ainda mais horrível a estes horrores, também forneceu mais ferramentas para derrotar os monstros.
“O ambiente tem ferramentas que você pode usar para causar dano nos necromorfos”, Belisle afirma, “para ajudar a economizar as balas. E até alguns dos necromorfos vão fornecer armas a você. Se cortar a garra de um Talhador, é só pegar do chão e usar, até mesmo contra o mesmo necromorfo. O mostro pode sofrer dano causado por sua própria arma!”
“Até mesmo pegar qualquer objeto… uma caixa, um caixote, qualquer coisa… e arremessar na direção de uma criatura pode dar um momento para você respirar ou recarregar sua arma”, complementa Burnett. “Misturar essa utilização de objetos com as armas normais é de grande ajuda.”
“Mas sempre se certifique de ter combustível em seu lança-chamas”, destaca MacMillan. “Ele pode ser o seu melhor amigo se você se deparar com alguns Enxameados… ou se precisar esquentar as coisas em um compartimento!”
Pronto, já não se sente melhor?
Você terá a chance de sujar as mãos na carne de necromorfos depois do lançamento do Dead Space, em 27 de janeiro de 2023, no PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Até lá, fique de olho para ver mais detalhes diretamente da equipe de desenvolvimento!