Metal Gear Solid 2

Em uma entrevista recente, o diretor Hideo Kojima falou sobre a natureza complicada de lançar Metal Gear Solid 2 após o 11 de setembro – um evento que mudou o mundo e como isso quase o levou a sair da Konami.

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty foi lançado em novembro de 2001 com muita expectativa. Como uma série focada em “Ação de Espionagem Tática”, os jogos nunca fugiram de temas políticos, sejam eles parte da história fictícia ou comentários sobre eventos e história mundiais.

Embora já se saiba há algum tempo que os elementos do jogo foram alterados no último minuto devido aos ataques de 11 de setembro, comentários recentes revelam que o estresse e o desafio de lidar com tal lançamento foram suficientes para levar Hideo Kojima a considerar sua saída da Konami na época. Uma conversa com o presidente da Konami, Kagemasa Kozuki, foi o que convenceu Kojima a ficar.

Falando com Shuka Yamada para IGN (via Kotaku), Hideo Kojima descreveu uma situação estranha e difícil depois que Metal Gear Solid 2, com lançamento previsto para o fim de 2001, continha imagens do World Trade Center e outros locais que foram atacados em 11 de setembro.

Kojima disse o seguinte:

“O 11 de setembro ocorreu em 2001, pouco antes do lançamento de Metal Gear Solid 2. Tínhamos acabado de despachar a versão final, mas o jogo apresentava o World Trade Center e o Pentágono. Parecia impossível lançar o jogo. Fui chamado para a diretoria e todos ficaram pálidos quando expliquei a situação. Ninguém quis me dizer o que fazer, com exceção do Sr. Kozuki, que tratou do assunto.

Enquanto pensava no que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de sair da empresa. Foi quando ele me disse: ‘quando esse jogo sair e a sociedade opinar sobre ele, vão falar de você, seu criador, e de mim, a pessoa que o vendeu. Duvido que eles digam algo sobre qualquer outra pessoa. O que você vai fazer? Estou pronto para o que acontecer’.

Quando soube até onde ele estava disposto a ir, tomei a firme decisão de lançar o jogo com ele. O resto é história”.

Depois que MGS2 foi lançado, Kojima se viu em extrema necessidade de recuperação. “Fiquei completamente exausto e sempre acabo em um estado terrível quando termino de fazer um jogo”, disse ele. “Depois do primeiro Metal Gear Solid, mesmo depois de pronto eu não estava me recuperando nada e acabei passando de um hospital para outro.”