Metal Gear Solid

Neste último domingo (3), Metal Gear Solid celebrou 25 anos desde o seu lançamento no Japão para PlayStation.

Por conta disso, Hideo Kojima compartilhou algumas curiosidades. Confira a seguir.

“MGS1 foi um grande ponto de viragem para mim. Não só foi o primeiro grande jogo de PlayStation a ser lançado mundialmente, mas também foi uma grande mudança em termos de produção. Embora eu já tivesse planejado, escrito, desenhado e dirigido o jogo, meus superiores foram responsáveis pela produção. Eu não tinha autoridade para tomar decisões sobre plataformas, orçamentos, datas de lançamento, promoções, contratação de pessoal, participação de criadores externos e assim por diante. Quando é eficaz vender? Quanto seria o suficiente para obter lucro? Como venderíamos? Nem nos disseram como vender o produto. Se você tiver uma caixa preta, não poderá se mover com flexibilidade.
Para “SNATCHER”, houve anúncios que revelaram a identidade de Lisa como ladra antes do lançamento do produto. Não tínhamos permissão para escolher nossa equipe ou em qual plataforma de jogos criaríamos jogos, e não tínhamos permissão para colaborar com criadores externos. Assim, em 1996, quando abriram uma subsidiária de produção em Ebisu, participei da gestão da empresa. MGS1 foi o primeiro trabalho que produzi sozinho. Para reduzir a conta mensal de luz, pedi à empresa que parasse de trabalhar à noite. Também lancei uma série dramática em paralelo para obter lucro o mais rápido possível, e portei Bemani para estabilizar o lucro do ano fiscal.

Em 1994, fui chamado de volta do Instituto de Pesquisa Técnica para Port Island, em Kobe. Lá, fui encarregado de um pequeno departamento mais tarde chamado de “Kojima-gumi”. Eu tinha 30 anos na época. Lá, estive envolvido simultaneamente no desenvolvimento local e na gestão organizacional, mas as decisões de negócios eram tomadas pelo meu superiores na sede em Tóquio. Não pude me envolver em nenhum orçamento ou contrato com animação terceirizada ou criadores externos. Nem o valor do relacionamento com as donas de consoles. A frustração e o feedback dessa experiência neste momento me ajudaram em MGS1.

Como era o 25º aniversário, tirei o livro MGS1 “Complete Documentation of Scenarios and Settings”. Pedi ao editor (Sr. Tamari) e aos cinegrafistas que me acompanhassem para relembrar o período Kobe. Na verdade, eu estava doente desde a primavera de 1998 e tinha sido submetido a repetidos exames médicos. Normalmente eu me recuperaria após o término do trabalho de desenvolvimento, mas naquela época não me recuperei mesmo após o lançamento do produto. Eu também estava com a saúde debilitada no momento da entrevista com Kobe e bastante exausto. Lembro-me de me forçar a comer pãezinhos chineses cozidos no vapor para tirar fotos em Chinatown.

A “mariachi” original foi encontrada. Ela foi criada como uma personagem que nos contaria os detalhes dos chefes inimigos pelo rádio. Ela canta e nos conta como derrotar o chefe todas as vezes. Como as especificações das batalhas contra chefes mudavam diariamente, decidiu-se abandonar a música porque seria muito difícil gravá-la.

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