O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse que a empresa está desenvolvendo uma estratégia de nuvem que será “única e apenas na PlayStation”.
A Sony adquiriu a empresa de jogos em nuvem Gaikai em 2012, antes de usar sua tecnologia e propriedade intelectual para lançar o PlayStation Now, que fornece aos assinantes acesso ilimitado a uma biblioteca de cerca de 700 jogos de PS4, PS3 e PS2.
Mas a empresa tem ambições de nuvem maiores e, em 2019, anunciou uma “parceria estratégica” com a Microsoft, que a verá usando os data centers Azure da firma Xbox para jogos em nuvem e serviços de streaming de conteúdo.
Falando com o Nikkei (via VGC) sobre o acordo com a Microsoft, que esta semana começou a convidar membros do Xbox Game Pass Ultimate para um beta de jogos em nuvem para PCs com Windows 10 e dispositivos Apple, o chefe da PlayStation disse que a Sony ainda não estava pronta para revelar sua estratégia de nuvem para PS5, mas sugeriu que estava planejando uma oferta única.
“Ainda estamos conversando com [a Microsoft] sobre a troca de ideias”, disse ele. “E há algumas coisas muito interessantes, então, quando chegar a hora certa, anunciaremos nossa estratégia de nuvem”. “Podemos concebivelmente usar a nuvem para nossa infraestrutura técnica, mas a experiência de jogo em nuvem que oferecemos será única e apenas na PlayStation”, conclui.
Nessa mesma entrevista, Ryan havia dito que o PS5 provavelmente será o console com mais exclusivos na história da PlayStation.
Coincidentemente, a PlayStation anunciou hoje que o serviço PS Now começará a oferecer 1080p como opção de streaming, porém, obviamente, apenas para locais em que o serviço encontra-se disponível.
PlayStation Now will begin rolling out support for streaming 1080p capable games this week.
The rollout will occur over the next several weeks across Europe, US, Canada, and Japan, where PlayStation Now is available. pic.twitter.com/OEHWHtMTw8
— PlayStation (@PlayStation) April 22, 2021