Jim Ryan diz que a PlayStation trabalha em uma estratégia única para a nuvem

PlayStation Now

O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, disse que a empresa está desenvolvendo uma estratégia de nuvem que será “única e apenas na PlayStation”.

A Sony adquiriu a empresa de jogos em nuvem Gaikai em 2012, antes de usar sua tecnologia e propriedade intelectual para lançar o PlayStation Now, que fornece aos assinantes acesso ilimitado a uma biblioteca de cerca de 700 jogos de PS4, PS3 e PS2.

Mas a empresa tem ambições de nuvem maiores e, em 2019, anunciou uma “parceria estratégica” com a Microsoft, que a verá usando os data centers Azure da firma Xbox para jogos em nuvem e serviços de streaming de conteúdo.

Falando com o Nikkei (via VGC) sobre o acordo com a Microsoft, que esta semana começou a convidar membros do Xbox Game Pass Ultimate para um beta de jogos em nuvem para PCs com Windows 10 e dispositivos Apple, o chefe da PlayStation disse que a Sony ainda não estava pronta para revelar sua estratégia de nuvem para PS5, mas sugeriu que estava planejando uma oferta única.

“Ainda estamos conversando com [a Microsoft] sobre a troca de ideias”, disse ele. “E há algumas coisas muito interessantes, então, quando chegar a hora certa, anunciaremos nossa estratégia de nuvem”. “Podemos concebivelmente usar a nuvem para nossa infraestrutura técnica, mas a experiência de jogo em nuvem que oferecemos será única e apenas na PlayStation”, conclui.

Nessa mesma entrevista, Ryan havia dito que o PS5 provavelmente será o console com mais exclusivos na história da PlayStation.

Coincidentemente, a PlayStation anunciou hoje que o serviço PS Now começará a oferecer 1080p como opção de streaming, porém, obviamente, apenas para locais em que o serviço encontra-se disponível.