Já não é a primeira vez que o reputado Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais, também conhecido como UFMG, avança com dados e estatísticas acerca dos times com maiores chances de rebaixamento, mas também de conquistarem o título do Brasileirão Série A. Dessa forma, estando a chegar bem próximo da fase de todas as decisões do Campeonato brasileiro, fará sentido analisar essas mesmas estatísticas. Será que ainda vamos ter uma enorme surpresa?

Estando o time do Botafogo com uma clara vantagem na frente, apostando no Brasileirão Série A, nesse momento, irá oferecer uma odd bastante baixa ao time. Porém, com odds muito mais significativos, atente no que a UFMG avançou no que toca a times que realmente ainda podem surpreende. Ainda que, com mais de 90% de chances de ser campeão, não parece ser provável que algum de outros times, abaixo mencionados, poderão efetuar uma última surpresa. 

Bragantino parece ser o único time capaz de tal surpresa

Ora, se o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais avança com um porcentual acima de 90% para o time do Botafogo conquista o Brasileirão 2023, a realidade é que, destacado, surge o time do Bragantino no segundo posto. Contudo, esse time da Red Bull apenas conta com um porcentual de 5%. Ou seja, em 20 vezes, apenas uma vez o time do Bragantino seria esperado em vencer essa mesma competição.

Especialmente após a derrota surpreendente contra o Atlético Mineiro em casa, se verificou uma queda abrupta dessa probabilidade de ser campeão. Ainda que, sendo essa somente a terceira temporada de retorno ao Brasileirão Série A, o céu parece ser mesmo o limite para esse “novo rico” do futebol brasileiro. Porém, as estatísticas demonstram que será pouco provável que o time, mesmo com um forte investimento em todas as janelas de transferências, possa chegar perto do Botafogo. 

Time do Palmeiras ainda poderá lutar pelo título da Série A?

Se existe um time que demonstrou um enorme poder e qualidade para jogar um futebol entusiasmante, esse sempre foi o Palmeiras de Abel Ferreira. Contudo, de forma destacada, essa tem sido a pior temporada desde que o premiado jovem técnico português chegou a São Paulo. Com uma derrota nas meias da Copa Libertadores, também seu fosso grande para o Botafogo demonstra que será quase impossível que o time campeão nacional possa estar lutando pela renovação desse mesmo time.

Tudo isso tendo em consideração que muitos especialistas e casas de apostas avançavam com esse time do Palmeiras como o claro destacado e favorito a renovar esse título. Porém, se no início da temporada o Palmeiras tinha um porcentual de vitória acima de 60%, atualmente, perante os cálculos de números do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais, esse porcentual desceu para nem sequer 2% de chance. Ainda que, como comprovado nas últimas duas temporadas, não será fácil descartar por completo o time do Palmeiras. Visto que Abel Ferreira já provou saber como vencer jogos e grandes competições, mesmo quando as odds estão contra seu time.

Torcida do Flamengo ainda poderá sonhar com um milagre?

Tendo sido essa uma temporada de altos e baixos, a realidade é que o time do Flamengo, após a demissão polêmica de Sampaoli, parece ter finalmente encontrado seu melhor futebol. O resultado é que rapidamente o time histórico do Rio de Janeiro conseguiu subir vários lugares na tabela classificativa. No entanto, não terá essa melhoria de forma de seus jogadores acontecido tarde demais? Ao ponto de já ser praticamente impossível alcançar o top 3, quanto mais o líder Botafogo?

De novo, o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Minas Gerais faz questão de avançar com uma probabilidade próxima de 2%. Porém, além do Botafogo, ter que se preocupar ainda com Bragantino e Palmeiras, deverá tornar essa missão apenas uma esperança para os torcedores mais otimistas do Fla. Contudo, é importante não esquecer que o Brasileirão Série A continua sendo um dos principais Campeonato com maior competitividade e imprevisibilidade. Logo, será que ainda teremos uma enorme recuperação, tal como aconteceu há poucas temporadas com o time do Flamengo? Também por esses fatores que a Série A é um dos preferidos para os apostadores online.