Final Fantasy XIV está tendo um momento de destaque, graças à expansão Endwalker que chega em novembro e uma onda de streamers de grandes nomes jogando o MMO. Isso está ocasionando os servidores a ficarem lotados. O produtor e diretor Naoki Yoshida publicou hoje uma nota sobre o congestionamento do servidor, junto com soluções como um cronômetro que tira jogadores AFK (inativos, ou seja, que estão no jogo mas sem se mexer) do jogo após 30 minutos (via Polygon).

“Recentemente, tivemos um número recorde de usuários em todas as regiões, com uma grande quantidade de novos jogadores começando suas aventuras”, disse Yoshida. “Em particular, o aumento de jogadores nas regiões da América do Norte e Europa nas últimas duas semanas foi tão impressionante e inesperado que muitos jogadores estão tendo dificuldade para fazer login ou criar novos personagens devido ao congestionamento do servidor, e por isso pedimos desculpas profundas”.

Os data centers norte-americanos que suportam o jogo foram atualizados recentemente, o que permitiu à Square Enix aumentar o número máximo de logins simultâneos para 18.000 ou 750 por servidor mundial. Uma atualização semelhante está planejada para os data centers europeus “no futuro imediato” e a Square Enix está trabalhando para otimizar os servidores existentes da melhor forma possível, disse Yoshida.

Mesmo com essas melhorias, os servidores mundiais da América do Norte “experimentaram períodos de seis a sete horas na capacidade máxima de login” no fim de semana passado, disse Yoshida. “Como resultado, a criação de personagens ficava indisponível por longos períodos de tempo e os jogadores enfrentavam tempos médios de espera de login de 10-20 minutos. Para jogadores que residem em Worlds no data center europeu, os tempos de espera de login no fim de semana chegavam a 40 minutos”.

Em um esforço para aliviar as filas, Yoshida educadamente pediu aos jogadores que se desconectassem se pretendessem ficar inativos, para que novos jogadores pudessem entrar e fazer seus novos personagens. Além disso, o recurso de logout automático após um longo período de inatividade está voltando. Geralmente aparece quando uma nova expansão é lançada, mas a demanda é tão alta agora que a Square Enix está lançando-a mais cedo.