A FIFA reagiu ao anúncio de EA Sports FC com promessas de que já está trabalhando em vários novos projetos interessantes com outros parceiros de publicação.

“Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “O nome FIFA é o único título global original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante – a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor”.

Certamente parece que, além de outros projetos licenciados, a FIFA pretende continuar lançando um jogo chamado FIFA, com ou sem a ajuda da EA.

Veja o comunicado na íntegra:

O setor de jogos interativos e eSports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações membros e parceiros.

Juntamente com os novos jogos, a FIFA concedeu uma nova extensão de curto prazo à editora EA SPORTS para lançar um novo título do FIFA 23 ainda este ano, que apresentará as competições masculina e feminina da Copa do Mundo da FIFA em uma edição pela primeira vez.

A extensão recentemente confirmada com a EA SPORTS é um novo acordo que concede direitos apenas para a categoria de simulação de futebol, liberando direitos de jogos mais amplos para a FIFA e diferentes editores de jogos para lançar novos títulos e experiências mais imersivas para fãs e interessados ​​no futebol.

Este novo modelo de licenciamento não exclusivo vem após um longo período de discussões entre as partes relacionadas à visão de jogo futura da FIFA. Conforme anunciado em outubro de 2021, a FIFA pretende trabalhar com vários parceiros, em vez de bloquear todos os direitos de jogos e eSports exclusivamente com uma editora a longo prazo.

Além de lançar um portfólio de novos jogos em 2022 e 2023, a FIFA está atualmente se envolvendo com as principais editoras de jogos, empresas de mídia e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo e importante título de jogo de simulação de futebol da FIFA para 2024.