PlayStation Home

Se você teve um PS3 mais próximo do seu início de vida deve ter conhecido a PlayStation Home. Uma espécie de espaço social online onde cada jogador tinha um avatar e locais para interagir com outras pessoas pelo mundo.

Acontece que a Sony encerrou o serviço em 2015 e, desde então, fãs da proposta não tiveram algo similar vindo direto da PlayStation. Com diversas histórias de encontros online que se tornaram amizades ou relacionamentos através da PlayStation Home, fãs se dedicaram em recriar o espaço novamente.

Em 2021, o site IGN publicou uma matéria sobre o início desse processo de recriação, quando entusiastas decidiram trazer de volta o espaço virtual do PS3. Nagato, um desses fãs e também desenvolvedor de conteúdo profissional, encabeçou o projeto Destination Home. Sem ter qualquer base de dados do conteúdo original ou algo que pudesse ser útil, Nagato criou umas versão inicial que servia mais como um gigante espaço, mas que servia apenas para um jogador e não uma experiência online.

Após 2 anos de trabalho, Nagato e uma equipe dedicada criaram uma experiência online bem acima do primeiro protótipo em 2021. Com isso, o site IGN voltou a conversar com a equipe para saber o progresso do projeto e a experiência até então.

Nagato disse que uma primeira versão beta com funcionalidade online foi disponibilizada em outubro de 2022 para os maiores colaboradores e investidores do projeto. Ao ver as primeiras interações sociais após tanto tempo foi um marco no projeto de acordo com Nagato.

“O que é funcional agora para o beta fechado é nossa capacidade de ter compatibilidade entre regiões. Encontramos uma maneira de pegar os espaços europeus, americanos ou japoneses e colocá-los em um servidor enorme.”

“Habilitamos recursos de compra, mas não está realmente comprando o conteúdo da loja, isso ainda está por vir. Estamos investigando como as pessoas podem comprar roupas e outras coisas de graça por meio de RPCS3 e PS3, mas se você tiver roupas originais e coisas do tipo, nós podemos inserimos isso.”

Nagato explica que o processo de “compra” dentro do projeto é apenas o ato de adquirir itens ingame, mas sem custo real. Todo o projeto tem como objeto não ser lucrativo e sim uma experiência social. A ideia é de que jogadores que possuíam uma conta na PS Home original poderão recuperar seus itens e aquisições daquela época na Destination Home.

A maior intenção da equipe é recriar toda a experiência original e recriação total da versão original. Como não existe uma base de dados para reaproveitamento do conteúdo anterior, muito foi criado a partir de dados dos usuários e, com isso, uma segunda fase beta ficará disponível em breve.

Nagato comenta que isso é algo totalmente diferente de um metaverso, NFT ou criptomoedas. É um universo online exclusivamente para experiências online entre os diversos tipos de pessoas e sem qualquer custo ou foco em monetização. É mais sobre a nostalgia para os participantes originais da PS Home e para os curiosos de uma nova geração de interações online.

Sobre o que pode acontecer no futuro, Nagato diz que o projeto ainda deve crescer e perdurar mais um tempo, até ser a experiência definitiva que eles procuram. Além disso, a questão de segurança é um tópico recorrente na equipe. Moderadores, segurança de dados, correções, ajustes e muito mais, mas tudo isso mantendo a essência original do que era a PS Home antes de ser fechada.

Winz.io