As redes sociais são algo que fazem parte de nossas vidas: Facebook, Twitter, Instagram… qualquer que seja a sua escolhida, você se informa, se diverte e compartilha tudo que possa imaginar nelas. Mas e quando você deseja falar apenas de games? Existem grupos e páginas no Facebook, contas no Twitter e perfis no Instagram sobre isso, mas quando se trata de algo especializado e pensado para nós, jogadores, é difícil de encontrar.

Fundada em junho de 2019, a Pyre chegou para suprir essa demanda: é uma nova rede social para gamers.

Pyre

O que é a Pyre, exatamente?

A Pyre é uma rede social completamente focada no público que gosta de videogames: você encontra nela não apenas outros jogadores que podem gostar das mesmas coisas que você, mas principalmente comunidades que os une pelo gosto semelhante.

Após realizar seu cadastro, você tem acesso a um feed que puxa conteúdo baseado no que você curtiu ou seguiu (seja perfis de outras pessoas, jogos específicos ou comunidades).

Como crio meu cadastro?

Para realizar seu cadastro na Pyre é simples: basta conectar com o seu e-mail do Google, conta do Facebook ou do Twitter. Em seguida, alguns questionamentos serão feitos para definir o seu perfil:

  • Quais jogos você possui? Vale ressaltar que a lista conta com lançamentos futuros, portanto marque aqueles que farão parte da sua coleção também. O banco de dados da Pyre conta com mais de 70 mil jogos!

Pyre

  • Escolha comunidades para seguir e que você acredita que se encaixe no seu perfil;
  • Feito isso, abrirá o seu feed!

Pyre

Jogos

Como dito, a Pyre possui em seu banco de dados mais de 70 mil jogos. Você pode marcá-los de diferentes maneiras: “Tenho”, “Jogando”, “Finalizado”, “Joguei” e “Não Joguei”.

A marcação, ao menos por enquanto, serve apenas para você controlar melhor a sua biblioteca de jogos. Por exemplo, apesar do remake de Resident Evil 3 ainda não ter saído, você pode marcá-lo em qualquer das categorias acima. Dessa forma, se você não quer mentir, é melhor colocar na “Não Joguei” por enquanto, certo?

Ao marcar um jogo de qualquer forma, as postagens de todos os usuários relacionadas a ele aparecerão no seu feed. Portanto, pode ficar um pouco tumultuado se você marcar muitos jogos, mas jamais deixará de ter publicações para ler!

Na página do jogo em si, você pode selecionar qual a sua opinião a seu respeito: “Obra Prima”, “Recomendado”, “Mediano” ou “Ruim”. Um número de votos para cada opção é mostrado na página.

Pyre

Comunidades

As comunidades são o coração da Pyre. Você pode seguir qualquer uma que foi criada por outro usuário ou criar a sua própria.

Ao fazer uma postagem em sua comunidade, você pode marcar o jogo relacionado a essa postagem, dessa forma sua comunidade chama a atenção do usuário que possui aquele título em sua biblioteca.

Você pode criar postagens em uma comunidade que não seja a sua também! Aliás, caso queira postar algo que não seja atrelado às comunidades, também é possível – basta selecionar o seu perfil como o local que você quer que a postagem apareça, ao invés de alguma comunidade.

Criar uma postagem é simples. A maneira mais fácil e direta é escrever um título, inserir um vídeo (caso tenha) e escrever o post em si.

Não deixe de seguir a comunidade do PSX Brasil na Pyre!

Ganhar dinheiro com as comunidades?

Pyre

O grande diferencial da Pyre de outras redes sociais é que você pode ganhar dinheiro com a sua comunidade. É simples: todas as visitas e cliques feitos nas propagandas que estão na página de sua comunidade são convertidos em lucro para você.

Os ganhos podem ser vistos na opção “Carteira” no gerenciamento da comunidade. Porém, para que isso aconteça (e a opção apareça), você precisa ser um parceiro da Pyre (ou seja, sua comunidade precisa ser aprovada pela administração).

Pyre

Pyre

Futuro

A Pyre possui um potencial imenso, porém nota-se que algumas funções não estão disponíveis. Conversando com os desenvolvedores, tivemos as seguintes informações:

  • O principal foco é criar chats, principalmente para as comunidades. Atualmente já é possível marcar uma pessoa ou mesmo participar de uma comunidade, mas a equipe deseja que os usuários tenham mais formas de interagir entre eles;
  • Lançamento de um app para iOS (Android já se encontra disponível);
  • Sobre review de jogos pelos usuários: diversas postagens são reviews e há um desejo de diferenciá-las para que, ao entrar na página de um game, você consiga facilmente encontrar a opinião de outras pessoas, principalmente de quem você está seguindo. No momento, como dito mais acima, você possui acesso a uma votação que diz se o jogo é bom ou não. Isso ajuda, mas não é exatamente um review como a equipe deseja que seja destacado no futuro;
  • No momento, o foco é melhorar as comunidades e, além disso, ajudar os donos das comunidades a conseguirem se manter. A Pyre sente que poucas plataformas dão realmente importância para os criadores de conteúdo e suas comunidades, para isso eles desejam ser uma terceira via focado exatamente em quem ama games.

Curioso quanto a Pyre? Acesse agora mesmo e aproveite as comunidades!