Especiais

Melhores de 2012 – PS3 Brasil

2012 poderia ser o fim da humanidade, mas não foi. Ainda bem, pois 2013 promete ser um dos melhores anos para o PlayStation 3. Enquanto o ano está apenas começando, vamos rever os melhores games que jogamos em 2012?

Ao invés de apenas fazermos uma média com as votações de todos os membros de nossa equipe, neste ano foi feito algo diferente. Abaixo você vai conferir um "TOP 10" melhores jogos de PS3 (incluindo PSN), um outro "TOP 10" com os melhores de Vita (se a pessoa tem o portátil), a sua maior surpresa, sua maior decepção e o game que mais espera para 2013. Também é mencionado o(s) gênero(s) favorito(s) da pessoa, para que você possa entender melhor a escolha dela. Portanto, se um jogo listado não é do gênero, pode acreditar: é bom mesmo. Você também verá o que os nossos leitores escolheram. Vamos lá?
 



 

Gêneros Favoritos: Ação, Aventura, Luta.

PlayStation 3

  1. Assassin's Creed III
  2. Resident Evil 6
  3. Borderlands 2
  4. Tekken Tag Tournament 2
  5. Sleeping Dogs
  6. Max Payne 3
  7. Dishonored
  8. Dead or Alive 5
  9. Journey
  10. Dragon's Dogma

O PlayStation 3 teve um ano saudável, isso é indiscutível. São tantos jogos que eu não pude acompanhá-los. Eu ainda tenho que jogar a trilogia Mass Effect, assim como não pude jogar Far Cry 3. Mas pude acompanhar os jogos acima e esta é a minha lista. Assassin's Creed III, para mim, foi o melhor jogo de 2012. Há defeitos, mas eu relevo eles pelo conjunto da obra. Logo em seguida vem outro jogo que 90% da população da Terra está odiando: Resident Evil 6. Apenas digo que você deve viver com isso. Gostei bastante do título – sim, só comecei a gostar da série pós-RE4, detestava a jogabilidade dos antigos – e foi a melhor experiência cooperativa que tive no ano. Borderlands 2 também foi um excelente título, mas que não me surpreendeu, foi basicamente uma continuação do que eu já esperava – de qualquer forma, entrou no meu TOP 3. O restante não há o que discutir, pois é puro gosto.

PlayStation Vita

  1. Gravity Rush
  2. Mortal Kombat
  3. Uncharted: Golden Abyss
  4. Sound Shapes
  5. Sonic & All-Stars Racing Transformed
  6. Assassin's Creed III: Liberation
  7. DJ Max Technika Tune
  8. Need for Speed: Most Wanted
  9. BlazBlue: Continuum Shift Extend
  10. Street Fighter x Tekken

Admito: joguei mais Vita em 2012 do que PlayStation 3. O portátil me conquistou. Ele é simplesmente perfeito em questão de funcionalidade – e o lançamento simultâneo na Store de seus games só me conquistou ainda mais. É óbvio que possui defeitos, como a ausência de jogos exclusivos e obrigatórios (todos existentes estão na lista acima), mas para mim, o Vita foi um ótimo console e não me arrependo de sua compra. Gravity Rush foi um excelente título e bastante único, apenas pecando por seus inimigos repetitivos, enquanto que Mortal Kombat simplesmente me deixou impressionado com a sua fidelidade com a versão de PS3. Se você pensa em ter um Vita, MK é obrigatório. Há certos jogos mencionados na lista que não possuem análise em nosso site – isso será consertado ainda em janeiro. "E cadê Persona 4 Golden?", você pergunta. Pois é, eu comprei, mas ainda não joguei. Para você ver que o portátil ainda me aguarda por muitas horas de jogatina.

Maior Decepção

  • 007 Legends, de longe. Não sei o motivo de eu ter criado expectativas, mas criei e me f***. Fora isso, talvez possa incluir o balanceamento de Street Fighter x Tekken que até hoje não agrada ninguém.

Maior Surpresa

  • PlayStation Vita. O portátil me agradou de diversas formas com suas funcionalidades e jogos e se a Sony manter um apoio forte a ele, espero que agrade gregos e troianos.

Jogo Mais Aguardado para 2013

  • Fiz um pequeno TOP 5 para a ocasião:

    1. The Last of Us
    2. Metal Gear Solid: Ground Zeroes
    3. Metal Gear Rising: Revengenace
    4. BioShock Infinite
    5. Injustice: Gods Among Us



 

Gêneros Favoritos: Tiro em primeira e terceira pessoa, Plataforma, RPG.

PlayStation 3

  1. Far Cry 3
  2. Borderlands 2
  3. Journey
  4. Kingdoms of Amalur: Reckoning
  5. Mass Effect 3
  6. Need for Speed: Most Wanted
  7. Jet Set Radio HD
  8. Call of Duty: Black Ops II
  9. Joe Danger 2: The Movie
  10. SSX

Eu não esperava nada de Far Cry 3. Na verdade, eu mal tinha ouvido falar do jogo, assim como a maioria das pessoas. Ele causou um certo furor na E3, mas depois disso o jogo foi praticamente esquecido pela Ubisoft e pelo restante da mídia. No final de Novembro começaram a surgir mais notícias, vídeos e os primeiros reviews internacionais do jogo, e todo mundo era só elogios. O hype começou a crescer. Comprei-o na PSN e comecei a jogar no dia do lançamento, e para a minha alegria o jogo era ainda melhor do que eu esperava. Tudo no jogo é maravilhoso: os personagens, a história, o gameplay, os gráficos… Far Cry 3 me empolgou mais do que qualquer outro jogo em 2012, e por isso ele é o meu jogo do ano.

PlayStation Vita

  • Infelizmente eu ainda não pude pegar um Vita e também não joguei nada do portátil, falhas que pretendo corrigir em 2013 adquirindo um.

Maior Decepção

  • Tony Hawk's Pro Skater HD, sem dúvidas. Tony Hawk's Pro Skater 2 é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, e quando anunciaram o remake HD eu mal pude acreditar. Infelizmente o jogo me decepcionou amargamente. Com poucas fases, poucas músicas, ausência de modos importantes e presença de um número grande de bugs, THPSHD não merecia nem ter sido lançado.

Maior Surpresa

  • Far Cry 3, de longe. Um jogo que praticamente saiu do nada e apareceu para arrebatar a primeira posição na minha lista de melhores jogos do ano com certeza foi uma grande surpresa. O jogo é tão bom que depois que eu o platinei, tratei de comprar Far Cry 2 e pretendo começá-lo em breve. E que venha Far Cry 4!

Jogo Mais Aguardado para 2013

  • BioShock Infinite



 

Gêneros Favoritos: RPGs, Ação e Stealth.

PlayStation 3

  1. Dishonored
  2. Mass Effect 3
  3. Assassin's Creed III
  4. Hitman: Absolution
  5. Sleeping Dogs
  6. The Walking Dead
  7. Borderlands 2
  8. Max Payne 3
  9. Darksiders II
  10. Call of Duty: Black Ops II

Estou até agora pasmo com como Dishonored apareceu do nada e me arrebatou de forma tão intensa. A cidade magnífica de Dunwall é sua, para você explorar como quiser, usando as habilidades sobrenaturais de Corvo Attano para passar sorrateiramente pelos inimigos ou trucidá-los das formas mais sangrentas que conseguir. A briga no quesito PS3 foi dura para mim, mas vamos colocar da seguinte forma: eu terminei (e adorei) Mass Effect 3. Eu terminei (e adorei) Assassin's Creed III. E eu terminei (e adorei) Dishonored. Mas só Dishonored me fez querer voltar e experimentar o jogo todo de novo.

PlayStation Vita

  1. Persona 4 Golden
  2. Zero Escape Vol.2: Virtue's Last Reward
  3. Gravity Rush
  4. Metal Gear Solid HD Collection
  5. Plants Vs Zombies
  6. Assassin's Creed III: Liberation
  7. Sound Shapes
  8. Escape Plan
  9. Super Stardust Delta
  10. Unit 13

De fato, não poderia ser nenhum outro para mim. Virtue's Last Reward e Gravity Rush são jogos excelentes, mas Persona 4 Golden existe em uma categoria acima destes. Vamos resumir assim: considero Persona 4 o melhor RPG do PS2, sem nenhum outro jogo do gênero do PS3 que chegue sequer à metade de sua grandeza. P4G pega Persona 4, melhora tudo e acrescenta MAIS conteúdo em um jogo que já passava facilmente das 100 horas. Alie isso ao fato de você poder jogá-lo em qualquer lugar com o Vita e pronto. Como disse em minha análise, em minha humilde opinião é o melhor jogo do Vita até o momento.

Maior Decepção:

  • O preço dos jogos digitais no PS3. Se o jogo não é vendido no retail, não tem gasto com nossas adoradas capas e manuais, então POR QUE eles são vendidos na Store aos mesmos 60 dólares? Pior ainda, por que no Vita existe esse desconto (ainda que pequeno) e no PS3 ele inexiste ou fica exclusivo da Plus? PSN EUA e EUR estão ótimas e a PLUS está excelente, mas cobrar 60 dólares em um download é de de doer a alma.

Maior Surpresa

  1. Dishonored. Surgindo do nada para ser o meu jogo do ano. Sem mais.
  2. Silent Hill: Downpour. Não é perfeito nem espetacular, mas achei que este seria o jogo a enterrar definitivamente Silent Hill. Pelo contrário, é um passo na direção certa para reerguer a série. Espero boas coisas no futuro.

Jogo Mais Aguardado para 2013

  • BioShock Infinite



 

Gêneros Favoritos: RPG, Aventura e Esportes.

PlayStation 3

  1. The Walking Dead
  2. Max Payne 3
  3. Far Cry 3
  4. Resident Evil 6
  5. FIFA 13
  6. NBA 2K13
  7. Need for Speed: Most Wanted
  8. Mass Effect 3
  9. Hitman Absolution
  10. Twisted Metal

Inegável que a narrativa tem sido abordada de forma intensa nessa geração. E não se trata somente dos avanços em termos visuais, sonoros e afins tecnológicos, até mesmo porque, uma história bem tramada só usará isto como acessório, tendo como alicerce a sua construção de enredo e se diferenciando de outras mídias devido à sua ampla interatividade. A Telltale Games é uma empresa até recente no mercado, se compararmos com grandes como Capcom ou a EA, contudo, a ambição em sempre trazer experiências point-and-click com uma carga narrativa robusta vem colecionando diversos ótimos títulos como os da série Tales of Monkey Island e Back to the Future. Já experimentei alguns títulos da Telltale, porém, neste ano, creio que a experiência máxima foi conseguida por meio de The Walking Dead, série episódica baseada na homônima série em quadrinhos. Um apocalipse zumbi retratado de forma diferenciada, com sobreviventes colecionando êxitos e fracassos em sua busca pela manutenção de suas vidas a cada decisões sendo tomadas estando na pele de Lee Everett. Evidentemente existe uma pitada bem dosada de ação, mas o foco no point-and-click e no sistema de escolhas, algumas exigindo decisões rápidas nos questionamentos feitos por outros personagens. Devo dizer que, com pesar, me arrependi de algumas decisões tomadas, entretanto, outras destas serviram para que os laços de união entre os personagens fossem cada vez mais fortalecidos. Pela forma como fora distribuído digitalmente, até se assemelha aos antigos folhetins. Folhetim gamístico? Por que não?

PlayStation Vita

  • 404, mas pretendo pegar um neste ano também.

Maior Decepção

  • Servidores da Eletronic Arts em FIFA 13: o suporte online da EA geralmente contém ideias de integração excelentes, porém execuções, por vezes, porcas. E FIFA 13 sofreu com isto. E muito! Problemas foram vários: bolas invisíveis, tela estática antes de iniciar uma partida online, sendo que ficamos privados de sair dela via menu, apelando para o reinício total do jogo, alguns travamentos e problemas diversos no modo Ultimate Team. Aliás, este modo ainda carece de cuidados por parte da empresa, apesar do mesmo ser viciante e ser o que podemos dizer de "um jogo dentro de outro jogo" de tão formidável que é. Diria que FIFA 13 é o Skyrim dos jogos esportivos. Tão fantástico, porém com problemas técnicos sérios, alguns já corrigidos (os mais graves) e outros ainda persistem. Abre o olho, EA!

Maior Surpresa:

  • Resident Evil 6: a surpresa com o título da Capcom foi tanto quanto à sua receptividade quanto ao seu conteúdo. Fiquei surpreendido com a segunda parte da campanha do Chris e o final dela, por ser tão bom. As campanhas de Jake e Sherry e Leon e Helena trouxeram diferenciais que definitivamente devem ser ajustados, porém longe de sofrerem de um abandono. A campanha da Ada foi sublime, totalmente oposta às demais e mesmo assim as complementando. Quando fui analisar, tive o maior cuidado de evidenciar isto e evidenciar os defeitos também. Não esperava tantos QTEs, por vezes com uma carga punitiva alta e aparecendo não mais que de repente e algumas escolhas que definitivamente devem ser abandonadas, como marcação de metros e exposição de objetivos na tela para caminhos tão lineares. A surpresa se fundamentou na repercussão dúbia, uns criticando de forma intensa, outros elogiando-o, portanto, era um jogo difícil para que o site analisasse. No fim, na minha opinião, por mais chororô que tenha, este é um título que esteve longe de ser GotY (eis outra surpresa, devido à instabilidade do mesmo), porém melhor que Resident Evil 5 no seu geral.

Jogo Mais Aguardado para 2013

  • God of War: Ascension


Gêneros Favoritos: RPG, Simulador, Aventura e Visual Novel.

PlayStation 3

  1. Need for Speed: Most Wanted
  2. Final Fantasy XIII-2
  3. Tekken Tag Tournament 2
  4. The Walking Dead
  5. Binary Domain
  6. Dishonored
  7. SSX
  8. Gotham City Impostors
  9. Borderlands 2
  10. Twisted Metal

Ninguém faz jogos de corrida como a Criterion Games. Em termos de manuseio dos veículos, de inteligência de interface e de integração de funções online, o estúdio britânico é inigualável. Antes de 2012, meus dois jogos de corrida favoritos da geração eram Burnout Paradise e Need for Speed: Hot Pursuit. E Most Wanted é, em essência, uma síntese de ambos em um único pacote – uma mistura perfeita e balanceada entre estruturas de mundo aberto e "missões".

PlayStation Vita

  1. Zero Escape: Virtue's Last Reward
  2. Persona 4: Golden
  3. Hatsune Miku -Project DIVA- f
  4. Gravity Rush
  5. WipEout 2048
  6. Assassin's Creed III: Liberation
  7. Uncharted: Golden Abyss
  8. Tales from Space: Mutant Blobs Attack
  9. Motorstorm RC
  10. Super Stardust Delta

Mais do que um jogo, Virtue's Last Reward é uma experiência. Sua trama envolvente e seus personagens carismáticos puxam os jogadores para dentro de seu mundo, tornando-os dependentes de sua narrativa viciante. Os quebra-cabeças intrigantes e desafiadores? Excelentes bônus.

Maior Decepção:

  • Depois do excelente GoldenEye 007, a promessa de 007 Legends era a de um jogo fantástico – uma verdadeira homenagem à clássica franquia que em 2012 completou meio século de existência. O resultado, porém, foi um shooter genérico de qualidade extremamente questionável que conseguiu fechar as portas da Eurocom, um estúdio com décadas de história na indústria.

Maior Surpresa:

  • Gotham City Impostors me surpreendeu por aproveitar-se da batida fórmula de Call of Duty para fazer algo diferente. O jogo não inova em nenhum aspecto, mas diverte principalmente por seu humor e por suas mecânicas diversas de travessia das arenas. Dar tiros no PS3 é divertido – mas fazê-lo correndo risco constante de ser esmagado por um Batman falsificado obeso voador é ainda mais.

Jogo Mais Aguardado para 2013

  • Phantasy Star Online 2

Leitores

E com isso, encerramos as nossas listas de melhores de 2012. Como foi o ano para você em relação ao mundo PlayStation? Acha que 2013 será melhor ainda? Compartilhe!

E é claro: feliz 2013 para todos os nossos leitores. Esperamos que todos vocês tenham muita paz, saúde e sucesso.