Final Fantasy VII Remake foi finalmente lançado na última sexta-feira, dia 10, e tem surpreendido até os maiores fãs da franquia, como você pode ver em nossa análise, contando com uma campanha relativamente linear, mas reimaginando maravilhosamente a história do original e com gameplay bastante divertido.

É claro, como todo Final Fantasy, sempre há formas de otimizar a build do seu personagem para facilitar a sua vida, algo ainda mais notório aqui dada a baixa quantidade de armas disponíveis e o sistema de evolução focando em melhorá-las, ao invés de simplesmente substituí-las pela próxima. Neste guia você encontrará algumas dicas de como aproveitar melhor a sua vida em Midgar para concluir o jogo e ir em busca da platina. Boa sorte!

Final Fantasy VII Remake

Dicas Gerais (sem spoilers)

  • Explore os mapas! Final Fantasy VII Remake é uma experiência relativamente linear e você só poderá voltar em determinadas áreas através da seleção de capítulos que é desbloqueada com a conclusão do jogo, então aproveite o seu tempo e explore os mapas, quase todas as Matérias e Armas estão em baús de fácil acesso fora do caminho principal e você também encontrará importantes itens de cura, evitando assim gastar Gil com eles.
  • Destrua as caixas da Shinra. Essa é uma extensão do ponto anterior. Ao longo do jogo, você encontrará várias caixas de metal gravadas com o símbolo da Shinra. Destrua-as. Não só essa é a forma mais fácil e eficiente de recuperar PM (e a única possível no modo Difícil), mas você também encontrará itens de cura nela.
  • Analise os inimigos! Logo no começo do jogo, Cloud receberá uma Matéria chamada “análise”, que te permite analisar os inimigos e descobrir os seus pontos fracos, resistências e ataques. Isso não só facilita a sua vida em combate, como lhe permitirá concluir com maior facilidade os “Informes de Combate”, missões dadas pelo mesmo NPC que dará essa Matéria e, ao concluir todos os Informes, um troféu será conquistado.
  • Use e abuse dos ataques especiais. Os ataques básicos em FF7R são com quadrado e todos os personagens possuem uma habilidade exclusiva única com triângulo que pode acabar ficando esquecida. Independente de qual personagem o jogador estiver controlando, sempre use essas técnicas. O modo Justiceiro do Cloud causa mais dano e habilita um contra-ataque fulminante, a Sobrecarga do Barret é bem poderoso contra inimigos distantes, o Gancho Turbilhão (e suas versões melhoradas com Poder Imensurável, Onipotência e Ascensão e Queda) da Tifa causam muito dano de uma vez só e se encaixam perfeitamente nos combos e a Tempestade da Aerith demora um pouco para explodir, mas é o ataque mais forte e eficiente dela.
  • Não tenha pena de gastar suas barras de BTA/ATB e de usar magia em combate. Pode parecer prudente guardar as cargas para usar quando for necessário utilizar itens de cura, mas as habilidades ofensivas e magias são a forma mais fácil de acabar com os combates sem sofrer muito dano e subir a barra de atordoamento dos inimigos. Além disso, você sempre será capaz de recuperar PM através das caixas da Shinra ou em bancos situados antes de batalhas contra chefes.
  • Não tenha medo de defender e esquivar dos inimigos. Essa dica é especialmente para fãs que não estão acostumados à RPGs de Ação. Defender com R1 e esquivar com círculo são ferramentas úteis e vão te fazer economizar bastante em poções e tufos de fênix, especialmente contra inimigos mais fortes, então sempre tenha um dedo perto desses botões e dê preferência a eles.
  • Aprenda as habilidades específicas das armas. Cada arma do jogo possui uma nova habilidade ligada a ela e que precisa ser aprendida com o constante uso em batalha e mesmo as técnicas das armas que você não usará constantemente são úteis contra determinados inimigos, então é importante dedicar um tempinho para elas (e é preciso aprender todas para conquistar um troféu). Toda habilidade possui um bônus de proficiência que acelera bastante processo (sem elas, cada técnica precisa ser usada 10 vezes antes de ser aprendida e o jogador poder usá-las sem a arma estar equipada), então sempre preste atenção nisso.
  • Algumas habilidades são especialmente úteis no começo do jogo. O Poder Imensurável da Tifa, como já mencionado, Golpe Triplo do Cloud (aprendida com a Lâmina de Ferro), Mártir do Barret (aprendida com a segunda arma dele, a Metralhadora Leve) e Proteção Arcana da Aerith (aprendida com o Bastão Protetor, a arma inicial dela). Além disso, todas as habilidades com o nome “Focado” aumentam bastante a barra de atordoamento dos inimigos (o Tiro Focado do Barret e o Golpe Focado da Tifa em especial), sendo bastante eficientes.
  • Complete os minigames assim que for possível. Como mencionado, você poderá voltar aos capítulos após concluir o jogo, mas é sempre recomendado finalizar os minigames (e conquistar os seus respectivos troféus) o quanto antes, uma vez que os itens conquistados com eles são bem úteis ao longo do jogo.
  • Dê atenção as missões secundárias. Elas ficam marcadas no mapa com marcadores verdes e, apesar de FF7R não possuir muitas missões secundárias, elas são divertidas de fazer. O jogo possui um total de 26 delas, mas só 24 podem ser realizadas em cada campanha. Essas missões estão espalhadas pelos Capítulos 3, 8, 9 e 14, com as missões que podem ser perdidas ocorrendo no Capítulo 9. Para o troféu correspondente, você pode fazer qualquer uma das missões e depois retornar via seleção de capítulos e fazer as outras escolhas.
  • Essas missões secundárias do Capítulo 9 dependem da sua resposta ao Chocobo Sam e a Madame M logo no primeiro encontro com ambos. Para o primeiro par de missões, com o Chocobo Sam, quando questionado sobre como a garota que o Cloud e a Aerith estão procurando é, responda que “Ela tem uma ótima forma física” e depois escolha um dos dois serviços mais baratos da Madame M (que custam 100G e 1.000G); Para o segundo grupo, responda “Ela cuida muito bem do bar” e escolha o serviço de luxo da Madame M (que custa 3.000G).
  • Apenas três tipos de colecionáveis estão relacionados a troféus, sendo eles os Discos de Música, as Armas e os Incidentes do Johnny. Abaixo nós explicaremos como realizar todos os Incidentes do Johnny, mas é preciso dar algumas dicas específicas para os Discos e Armas.
  • Os Discos são os mais fáceis de se encontrar. Fique atento a um pop-up azul que sempre aparecerá quando uma nova música começar a tocar, significando que você está próximo de uma de quatro opções: um NPC que lhe dará o disco, uma máquina que vende itens onde o disco poderá ser comprado por 50G, um vendedor que que também lhe venderá o disco pelo mesmo preço ou uma jukebox na qual você poderá pegar o disco (essas últimas aparecem marcadas no mapa com o símbolo de um CD). A exceção fica por conta de um disco que é dado ao completar o tutorial do minigame de dança, que nós explicamos mais abaixo.
  • Já as armas quase sempre aparecem em baús roxos espalhados pelo mapa, vendidas em lojas de armas, serão dadas após um evento da história, completar uma missão secundária ou serão conquistadas derrotando um chefe. 
  • A exceção fica por parte do Bastão de Lâmina da Aerith que precisa ser roubado com a Matéria de Roubo (que é sempre bom ter equipado) no chefe final do Capítulo 11. Se você perder da primeira vez, pode sempre voltar após concluir o jogo.
  • Fique sempre atento aos acessórios equipados. O melhor item para se equipar no Cloud, na Tifa e no Barret, assim que possível, é o Cinturão de Campeão, que você ganha ao completar o minigame de agachamento no Capítulo 9. Para a Aerith é o Colar Terapêutico que pode ser encontrado no Capítulo 13.
  • Por fim, equipe as Matérias de Invocação! Elas não contam para o espaço utilizado por outras Matérias (são espaços dedicados exclusivamente a elas) e elas tornam as lutas contra alguns chefes muito mais fáceis. Como cada personagem pode equipar uma, isso garante acesso a diferentes tipos de habilidades para atacar os pontos fracos dos chefes.

Final Fantasy VII Remake

Dicas Específicas: Armas & Armaduras

Identificar quais as melhores armas do jogo não é muito difícil, mas algumas dicas são importantes para o jogador saber como melhor evoluí-las. Como cada arma possui uma série de núcleos de melhorias que podem ser destravadas com Pontos de Habilidade, uma vasta quantidade delas é viável ao longo do jogo, mas isso não significa que algumas não são melhores e mais eficientes.

Como mencionado antes, você deve dar prioridade a testar todas as armas do jogo para ao menos aprender as suas habilidades. No entanto, cada personagem possui uma arma mais eficiente para a forma como o jogador decidir jogar. 

Mas uma dica importante: Guarde seus PHs quando estiver próximo de destravar um novo núcleo(o que ocorre a cada cinco níveis de personagem). Você vai querer ter o máximo de PHs possíveis para destravar novos espaços de Matéria assim que possível. Fora isso, tente sempre destravar as melhorias que melhor se encaixam ao seu personagem (Ataque Físico +X para o Cloud, Tifa e Aerith, Ataque Mágico +X para a Aerith) e melhorias de Velocidade (que influenciam o carregamento da barra de BTA/ATB).

Já as armaduras, como elas não tem uma árvore de habilidades a ser aprendida, é sempre bom ficar de olho nos seus respectivos pontos de Defesa e Defesa Mágica em conjunto com a quantidade de espaços de Matéria que o item possui. Por regra, os Braceletes de Ferro e o de Titânio são os mais equilibrados para o começo e meio do jogo e o Bracelete Gótico e Bracelete Reforçado para o final dele.

Final Fantasy VII Remake

Mas vamos a algumas dicas sobre as armas de cada personagem:

  • Cloud: Por mais tentador que seja jogar com a Espada Destruidora (a famosa Buster Sword), a melhor arma no começo do jogo é a Lâmina de Ferro (comprada no Capítulo 3) que possui uma das habilidades mais úteis do jogo, o Golpe Triplo (Triple Slash). Após o Capítulo 9 e até Capítulo 17, a melhor opção é a Cortesseco (Hadedge) comprada em um mercador no Mercado Murado, podendo ser substituída pelo Sabre de Mithril (Mythril Saber) no capítulo 14, caso o jogador queira priorizar o Cloud como usuário de Magia. A última arma do jogo é a Ferrão Gêmeo no Capítulo 17 e deverá te levar bem até o final do jogo e no Hard mode.
  • Tifa: Aqui é tudo sobre a Soqueiras de Aço (Metal Knucles) do Capítulo 5 ao Capítulo 13 quando o jogador quiser focar em dano físico. Uma das melhores habilidades da Tifa, o Golpe Focado, está em uma arma mais fraca que são os Socos Sônicos (Sonic Strikers). Para um pouco mais de equilíbrio, o jogador pode dar preferência as Luvas Emplumadas (Feathered Gloves) do Capítulo 11 que trocam um pouco da força física por magia e trazem a fantástica Combo Crescente como habilidade. A arma final da Tifa é a Dor Púrpura (Purple Pain) adquirida no Capítulo 16.
  • Barret: A maior parte das armas do Barret são destravadas no final do jogo, sendo bem tranquilo utilizar a Metralhadora (Gatling Gun) até o Capítulo 6 e então trocar para a Metralhadora Leve (Light Machine Gun) assim que ela for adquirida. A partir do Capítulo 13, dê prioridade a trocar para as novas armas assim que elas forem adquiridas para aprender as habilidades até parar no Canhão EKG conquistado no Capítulo 16.
  • Aerith: A Aerith é parecida com o Barret, com a diferença que a maior parte das armas dela são conquistadas no meio do jogo e seguem um arco de melhoria bem previsível. Aprenda o quanto antes a Poteção Arcana do Bastão Protetor (Guard Stick) que te permite lançar magias ofensivas duas vezes com o gasto de só um segmento de BTA/ATB e Raio Luminoso do Bastão de Mithril (Mythril Rod), a melhor arma da Aerith até o Bastão Reforçado no Capítulo 17.

Final Fantasy VII Remake

Dicas Específicas: Matérias

Equipar Matérias é a única forma que o jogador poderá usar magias em Final Fantasy VII Remake, mas não é só para isso que elas são úteis! Além do acesso a magias ofensivas, defensivas e de cura, Matérias podem liberar novas habilidades, técnicas de combate, bônus de atributos ou influenciar o ritmo da sua barra de BTA.

É importante sempre ter Matérias equipadas, mesmo que você não vá usar aquela habilidade específica, não só pelos bônus de atributo que simplesmente tê-las equipadas trazem, mas porque como elas dependem de Pontos de Atributo para subirem de nível e isso só vem quando elas estão equipadas em um personagem que está em combate.

Matérias são divididas essencialmente em cinco tipos: Verde, Azul, Amarelo, Roxo e Vermelho. Matérias Verdes adicionam novas magias ao seu arsenal; Matérias Azul afetam o funcionamento das Verdes e precisam estar vinculadas a elas; Matérias Amarelas adicionam novas habilidades; Matérias Roxas tem efeitos variados, entre aumentar atributos, afetar o funcionamento da barra de BTA/ATB e outros; e Matérias Vermelhas são Matérias de Invocação que permitem trazer para o combate seres mitológicos como o Ifrit, Shiva e Leviathan.

Final Fantasy VII Remake Ifrit

Naturalmente, o jogo limita a quantidade de Matérias que cada personagem pode equipar para manter os combates desafiadores e testar a capacidade estratégica dos jogadores. Assim, nessa parte nós vamos mencionar algumas das melhores Matérias para o jogador enfrentar a sua primeira campanha e, como existem algumas combinações de Matéria mais recomendadas para o jogador enfrentar o modo Difícil, dadas as limitações daquele modo, como a impossibilidade de usar itens, vamos finalizar com algumas sugestões de builds para a sua segunda campanha.

Dicas Matérias:

  • Uma das suas grandes prioridades com Matérias é sempre garantir que os seus personagens tenham pelo menos três elementais (Fogo, Gelo e Eletricidade) e uma Matéria de Cura equipadas. Essas são as magias mais básicas e importantes para garantir que o jogador não passe por apuros em combate.
  • As Matérias ganhas ao cumprir os Informes de Combate do Chadley são muito úteis e influenciam bastante o seu ganho de BTA em diferentes situações, além de ser através delas que você tem acesso a algumas das melhores Matérias do jogo. Se foque em cumprí-las. 
  • Os destaques entre as Matérias do Chadley vão para: Autocura (equipe na Aerith e ela sempre vai curar seus personagens quando chegarem a níveis baixos. Ela não tem efeito se o jogador estiver controlando o personagem equipado com ela); Primeiro Ataque (aumenta a quantidade de BTA que o personagem começa o combate. A partir do segundo nível já se tem pelo menos um segmento); Roubo (usada para roubar itens de inimigos); e Extensão, que permite que a magia vinculada a ela seja usada em mais de um alvo.
  • Alguns dos Informes de Batalha envolvem as Missões em VR do Chadley (é um simulador de realidade virtual que o Cloud usa no jogo, você não vai precisar de um PS VR para fazê-las) e é através dela que você irá desbloquear novas Matérias de Invocação. Shiva, Chocobo Gordo, Leviathan e Bahamut podem ser destravados assim (a exceção fica para a Matéria do Chocobo & Moogle que pode ser encontrada no final do Capítulo 6). Como essas Matérias possuem um espaço dedicado nas armas, garanta que todo membro da equipe sempre tenha uma Invocação à disposição, já que elas são bem poderosas e essa variedade permite ao jogador explorar melhor os pontos fracos dos chefes.
  • Sempre que possível, equipe as Matérias de Atributo+ (representados na versão em PT-BR por uma seta para cima). Esses bônus de Pontos de Vida, Pontos de Magia e Magia em especial são bem úteis ao longo do jogo e serão fundamentais na sua campanha no Difícil.
  • Equipe a Matéria Elemental assim que possível. Ela transforma todos os seus ataques simples em ataques elementais da Matéria vinculada (esse segundo espaço ligado precisa ser ocupado por uma matéria de Fogo, Gelo, Eletricidade ou Vento). Caso sejam equipados em armaduras, ela reduz o dano causado por aquele elemento (no nível máximo o jogador absorve o dano daquele elemento).

Final Fantasy VII Remake

Sugestões de Builds de Matéria para o Difícil:

Cloud

  • Arma: Elemental – (Matéria de Fogo/Eletricidade/Gelo/Vento a sua escolha), Primeiro Ataque, Matéria de Aumento de PV, Matéria de Aumento de PM, (espaço a sua escolha);
  • Armadura: Extensão – Cura, Sobrevida, Bloqueio Eficiente

Tifa

  • Arma: Elemental – (Matéria de Fogo/Eletricidade/Gelo/Vento a sua escolha), Primeiro Ataque, Matéria de Aumento de PV, Matéria de Aumento de PM, (espaço a sua escolha);
  • Armadura: Cura, Sobrevida, Materia de Aumento de Magia (ou outra a sua escolha);

Barret

  • Arma: Elemental – (Matéria de Fogo/Eletricidade/Gelo/Vento a sua escolha), Primeiro Ataque, Matéria de Aumento de PV, Matéria de Aumento de PM, (espaço a sua escolha);
  • Armadura: Cura. Sobrevida, Matéria de Aumento de Velocidade (ou outra a sua escolha);

Aerith

  • Arma: Aumento de Magia x2, Aumento de PV x2, Aumento de PM x2;
  • Armadura: Extensão – Cura, Sobrevida.

Final Fantasy VII Remake

Incidentes do Johnny

Final Fantasy VII Remake

Os Incidentes com o Johnny são uma série de encontros com um personagem chamado Johnny que é visto pela primeira vez no Capítulo 3 e gera um pequeno problema para a Tifa e o Cloud resolverem. O primeiro encontro é parte da história principal, já os demais podem ser “perdidos”. Após realizar todos os 5 encontros, o jogador conquistará um troféu.

É importante dizer que mesmo que você não consiga completar todos os 5 encontros logo de primeira, você poderá realizá-los depois através da seleção de capítulos disponível com a conclusão do jogo. Sem maiores delongas, vamos lá:

Primeiro Encontro: Capítulo 3 – Objetivo: Um Trabalho Bem Feito – O primeiro encontro vem durante a missão principal “Um Trabalho Bem Feito” no Capítulo 3, depois que você concluir as missões secundárias. Cloud e Tifa estão retornando para o Bar Sétimo Paraíso e encontram uma comoção enorme. Durante a cutscene, você conhecerá o Johnny, marcando o primeiro incidente com ele. Simplesmente complete a missão.

Segundo Encontro: Capítulo 9 – Objetivo: Para a Mansão Corneo – Logo na avenida principal do Mercado Murado, próximo ao local onde o Chadley está, você verá o Johnny fugindo de você, marcado com um indicador roxo das missões de Descoberta. Simplesmente o siga, fale com ele e responda “Sim” quando dado a oportunidade.

Terceiro Encontro: Capítulo 9 – Missão Secundária: Inspiração Misteriosa – Para completar essa missão secundária, você precisará rodar por todo o Mercado Murado com o Johnny. Simplesmente complete a missão e esse encontro será concluído.

Quarto Encontro: Capítulo 14 – Missão Secundária: Ladrão Moleque – Simplesmente aceite e complete essa missão do próprio Johnny, a qual começa na estação de trem do Setor 5.

Quinto Encontro: Capítulo 14 – Missão Secundária: Ladrão Moleque – Depois de completar essa missão, traga a bolsa de volta para o Johnny. Complete esse último encontro e o troféu deverá aparecer.

Final Fantasy VII Remake

Minigames:

FF7R tem uma vasta quantidade de minigames a serem completados, todos com troféus vinculados ao seu sucesso. O primeiro deles aparece no Capítulo 3 na forma de um jogo de dardos no Sétimo Paraíso e os demais são bem fáceis de observar, sendo sempre vinculados a uma missão principal ou secundária.

Jogo de Dardos (Capítulo 3)

Final Fantasy VII Remake

É o primeiro minigame do jogo e ficará disponível logo após resgatar o Johnny da Shinra. Quando você voltar para o Sétimo Paraíso, a Tifa irá participar de uma reunião da Avalanche e Cloud precisa passar o tempo até ela retornar. Para isso, você precisará jogar uma partida de dardos. Essa é a única oportunidade que você terá para conquistar o troféu relacionado.

Para isso, você precisa completar 301 pontos em, no máximo, sete arremessos, quebrando o recorde do Wedge de 8 (empatar não vai destravar o troféu). O mínimo possível para essa pontuação são seis arremessos.

A forma mais simples é balancear o cursor para a mira ficar o mais próxima possível do seu alvo e esperar o tempo correndo para ela chegar ao seu ponto mais preciso e arremessar. A forma mais fácil de conquistar os 301 pontos é mirando cinco arremessos no centro do alvo, cada um dando 50 pontos (o arremesso não precisa ser 100% preciso, uma vez que acertar a parte verde do centro do alvo também dá 50 pontos) e um último arremesso no anel verde de 17 pontos que, ao ser triplicado, dá os 51 pontos necessários. 

Se você se focar no centro do alvo nos primeiros cinco arremessos, o próprio tabuleiro brilha indicando onde você precisa acertar o próximo dardo. Talvez demore algumas tentativas, mas você logo conseguirá.

Minigame da Motocicleta (Capítulo 4)

Final Fantasy VII Remake

Esse talvez seja o minigame mais chato do jogo. Há um trecho logo no começo do 4° Capítulo no qual Cloud precisa levar a Jessie na moto até um determinado ponto de Midgar. Para conquistar esse troféu você precisa ser elogiado pela Jessie ao final da missão pelo quão bom piloto o Cloud é.

Essa sequência dura cerca de 10 minutos e para concluí-la com sucesso o jogador precisa chegar ao final com mais de 80% da sua vida intacta e não ser atingido por mais do que 2 ataques que fazem com que a moto perca velocidade (as bombas dos soldados e os ataques elétricos dos Drones e do Roche).

Para concluir esse minigame e desbloquear o troféu, você talvez queira fazê-lo no Easy. A primeira parte é bem simples, com o jogador devendo se focar em atacar os inimigos mais próximos com quadrado e destruir os drones com o ataque à distância (L1 + triângulo).

Depois que você sair do túnel, Roche, o SOLDIER mini-chefe desse minigame, irá aparecer. Se foque mais em evitar os ataques dele, bloqueando os ataques de longa distância com L1, saindo do caminho dos ataques pesados e fazendo zigue-zague a menor velocidade para escapar dos ataques elétricos. Há uma janela após os ataques à distância dele em que é possível atacar livremente ele, foque os seus ataques nessa parte. Depois, volte a evitar os ataques.

É recomendado que você ou crie um save logo no começo do capítulo ou volte depois de completar o jogo via seleção de capítulos já que a primeira tentativa será mais para aprender os padrões dos inimigos.

Quebra-Caixa (Capítulos 8 e 14)

Final Fantasy VII Remake

Esse minigame se apresenta em duas etapas distintas. A primeira é no Capítulo 8 durante a missão secundária “Permissão Para Jogar” e a segunda quando você retornar ao Setor 5 durante o Capítulo 14. No Capítulo 8 o jogador poderá encarar os desafios de nível Normal e no Capítulo 14 precisará vencer os desafios de nível Difícil

O desafio consiste em destruir o maior número de caixas e conquistar o maior número de pontos possível dentro das limitações de tempo impostas pelo jogo. Para vencer o desafio e conquistar o troféu, o jogador precisa bater a marca de 30.000 pontos, sendo possível conquistar todos os prêmios de uma vez só.

Para ganhar pontos, o jogador precisa destruir caixas de três cores. Amarelas, que dão apenas pontos; Azuis que dão pontos e enchem a barra de BTA; e Vermelhas que dão bônus de tempo. 

A forma mais fácil de vencer esse desafio é destruindo o máximo de caixas vermelhas possível e não ficar preso tentando destruir todas as caixas de uma área. Como o jogo te força a só usar a habilidade da arma equipada, é recomendado que o jogador use a Lâmina de Ferro, uma vez que o Golpe Triplo é extremamente útil aqui, se valendo dessa habilidade nas caixas maiores de 1500 pontos (dois usos, no máximo, as destroem) e do corte horizontal segurando quadrado como as primeiras habilidades para destruir caixas normais (com esse ataque, as caixas são destruídas em, no máximo, dois golpes).

Se focando nas caixas vermelhas para ganhar mais tempo e destruindo o máximo de caixas possíveis de uma vez só sem perder tempo focando em pequenos grupos de caixas deverá ser o suficiente para superar os 30.000 pontos em ambos os desafios e conquistar os troféus relacionados.

Agachamento (Capítulo 9)

Final Fantasy VII Remake

Esse minigame fica disponível após completar a missão secundária “Coxas Para Que Te Quero”. Existe uma academia no Mercado Murado onde Cloud precisará vencer três desafios de agachamento (Novato, Amador e Profissional), com o primeiro deles estando ligado a missão. 

Depois que você completar a missão, você pode falar com Jay para completar o desafio Amador e depois enfrentará Jules no nível Profissional. Depois que completar esses três, o minigame estará completo, o jogador ganhará o Cinturão de Campeão e desbloqueará o troféu.

Esse talvez seja o minigame mais simples do jogo, especialmente depois que você pegar o ritmo dele. Basta apertar os botões Triângulo, Círculo, X e Quadrado nessa ordem, no ritmo em que eles aparecem na tela. Após um determinado número de acertos, o guia some e será preciso observar os movimentos do Cloud para acertar, mas é tudo bem intuitivo. Caso o jogador aperte o botão fora de hora, Cloud cairá e é preciso começar tudo de novo. Além disso, em alguns pontos, Cloud ficará cansado e será preciso apertar X múltiplas vezes quando o prompt aparecer. Para vencer, basta fazer mais agachamentos do que o seu adversário.

Dança (Capítulo 9)

Final Fantasy VII Remake

Se após esse minigame você não ficar ansioso por um jogo de ritmo de Final Fantasy aos moldes de um Persona Dancing (e não, eu não tô pensando em algo orquestral como os Theatrhythm Final Fantasy), eu não sei o que dizer. 

Durante o seu encontro com o Andrea, Cloud precisará dançar para convencê-lo a ajudar no seu plano. Há um tutorial explicando como esse minigame de ritmo funciona (não é obrigatório, mas caso você faça 10 “Ótimos” durante ele, conquistará um novo CD). Para conseguir um Ótimo, basta esperar o cursor entrar em contato com o botão mostrado na tela, quando o hexágono fechar, aperte e você terá sucesso.

Para conquistar esse troféu, é recomendado que você fala o máximo de “Ótimo” possível (e pode parecer que não, mas é bem simples e divertido), mas enquanto a Aerith estiver celebrando e aplaudindo, você estará no ritmo certo para conquistá-lo. De qualquer forma, faça um save manual antes de começar esse minigame, pois essa será a sua única oportunidade de conquistá-lo.

Coliseu (Capítulo 9)

Final Fantasy VII Remake

Você irá participar do Coliseu do Don Corneo durante a missão principal do Capítulo 9. Após concluir essa missão, Cloud pode retornar ao Coliseu e participar de novas lutas (inclusive, você acabará retornando se fizer a missão secundária “Presença Bombástica”). Vencendo uma delas, você destrava o troféu. No entanto, é altamente recomendado que você faça todas as lutas do Coliseu, já que é a forma mais fácil de ganhar experiência e pontos de atributo, tornando a sua vida mais fácil no Difícil e ajudando na conquista do troféu de conquistar nível 50 com um personagem.

Flexões (Capítulo 14)

Final Fantasy VII Remake

Esse minigame funciona de forma bem similar ao de agachamentos, inclusive se passa na mesma academia. Assim que você puder caminhar livremente pelo Mercado Murado no Capítulo 14, vá até a academia e lá você receberá uma missão secundária através da qual completará o primeiro minigame de flexões. Da mesma forma, após completar a missão, você pode falar com Jay para completar o desafio Amador e depois enfrentará Jules no nível Profissional, concluindo o minigame (e conquistando o troféu) após vencê-lo.

O funcionamento do minigame também é igual ao dos agachamentos, sendo necessário apertar uma sequência de botões específica para completar o exercício. Quanto mais do exercício você fizer sem cair (seu adversário sempre vai cair), melhor, sendo necessário fazer mais do que o seu adversário para vencer. A grande diferença aqui é que a ordem dos botões a ser apertado varia a cada rodada, então é preciso ficar atento a isso. Também há um prompt de fadiga, então tenha cuidado.