Os mercados de ações americanos estão borbulhando. Supostamente, os pequenos investidores estão criando fundos de bilhões de dólares. O Reddit, redes sociais e até o Elon Musk estão envolvidos. E de alguma forma, isso tudo gira em torno da GameStop (GME), a varejista de videogames bastante conhecida nos EUA.

A coisa mais importante a entender sobre essa história da GameStop é que agora esta é uma mesa de jogos de apostas muito altas com perdas teoricamente infinitas que, para alguns grandes jogadores, estão se tornando muito reais.

Tão real, na verdade, que a equipe econômica do presidente Biden e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, estão “monitorando a situação“, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, na quarta-feira.

O preço da ação da GameStop, que fechou na terça-feira em US$ 147,98 (chegou a ultrapassar os US$ 300), não é um reflexo de sua saúde ou valor como empresa. É um reflexo de uma guerra entre “investidores de varejo” (day traders individuais ou pessoas comuns) e investidores institucionais (grandes empresas de Wall Street).

Existe um mecanismo na bolsa de valores que permite que investidores operem comprados (long) ou vendidos em certa ação (short), segundo a CNN. Isso quer dizer, na prática, que se pode ter certo investimento na carteira e ganhar com a sua valorização (comprado) ou apostar que aquela empresa vai se desvalorizar e lucrar com sua queda (vendido).

Neste caso específico, alguns fundos americanos especializados em operações do gênero, como o Melvin Capital, estavam operando vendidos em GameStop, ou seja, esperavam que as ações da companhia perdessem força.

Os day traders, organizados sob o subreddit r/WallStreetBets, estão segurando as ações da GameStop que possuem – apesar dos valores disparados que renderam milhões de dólares no papel a alguns deles – para mantê-los nos fundos de cobertura.

A batalha começou para valer na semana passada, quando o r/WallStreetBets percebeu que seus usuários, que haviam comprado as ações quando o suposto dinheiro inteligente as estava vendendo, controlavam efetivamente o fornecimento de ações da GameStop em circulação. Agora os bancos precisam comprar essas ações para cobrir as obrigações da aposta de venda a descoberto que fizeram. Os Redditors se recusam a vender. O maior problema disso tudo ainda está para ocorrer: o que acontece quando, eventualmente, esses investidores tirarem seus recursos dali.

Primeiramente, alguns vão vender suas ações antes dos outros e, consequentemente, faturar uma grana artificialmente construída. Naturalmente, quem ficar para trás vai ter um prejuízo dos grandes no processo. Por fim, mas não menos importante, a GameStop pode ser deixada com uma desvalorização brutal quando tudo acabar.

Sobre isso tudo ser ilegal ou não, em um boletim informativo do site Bloomberg na terça-feira, Matt Levine escreveu: “pode ser ilegal em todos os tipos de formas, mas não é obviamente ilegal, e se a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA fosse atrás do WallStreetBets por causa disso, eles estariam andando em território inexplorado e indo além de seus casos anteriores”.