Hoje, 6 de junho, é celebrado o aniversário de Tetris. O jogo criado por Alexey Pajinov foi lançado pela primeira vez em 1984. Para comemorar a data, os desenvolvedores de Tetris Effect divulgaram uma fase secreta que, a princípio, ainda não tinha sido descoberta pelos jogadores.

Tetris Effect possui duas fases secretas. A primeira, chamada de 1989, foi descoberta bem rápida pelos jogadores. Com visuais que remetem ao Game Boy da Nintendo, a fase é destravada ao participar do Weekend Ritual – se o objetivo é alcançado, a fase fica disponível por 24 horas. Para aqueles que querem destravá-la de forma permanente, é preciso chegar ao nível 50 de jogador.

Já a segunda fase secreta é a 1984. É um tributo ao Tetris original no Electronika 60, PC soviético antigo que Alexey Pajinov usou para criar o game.

Para acessá-la, você precisa usar um teclado USB. Primeiro, coloque o seguinte código na tela de título: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, O e X (basicamente o Konami Code). Ao fazer isso, coloque 06061984 (data de nascimento de Tetris) no teclado e aperte Enter. Uma mensagem avisará que você destravou a fase 1984.

A princípio, essa fase (1984) era destravada automaticamente após 6 de junho de 2019 (Tetris Effect chegou em novembro de 2018), porém os desenvolvedores atualizaram o jogo e isso não acontece mais. Pelo que consta, usando o teclado USB é a única forma de acessar a fase atualmente.